Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como estudar em casa: passo a passo completo para você seguir

Como estudar em casa: passo a passo completo para você seguir

Olá,

Estudar sozinho tem lá suas vantagens, porém também traz algumas desvantagens como falta de produtividade, preguiça e desenvolver todo um longo processo. Então, como estudar em casa de maneira prática? É o que a maioria dos estudantes querem saber.

Seja estudar para um vestibular ou até mesmo para provas da faculdade, manter uma rotina de estudos em casa é a melhor forma de dominar todo o conteúdo e obter excelentes resultados nas provas, já que não existe aquelas distrações de colegas como em sala de aula.

Mas será que existe algum segredo para estudar sozinho em casa? Será que existem algumas ferramentas que auxiliam no aprendizado? É o que veremos a seguir. Se você quer aprender como estudar em casa de maneira eficiente, confira as dicas agora!

Sem tempo de ler? Ouça o artigo, basta clicar no player abaixo!

Como se preparar para estudar em casa?

estudar-em-casa

Estudar em casa pode parecer super simples, mas não é. Tudo acontece quando você tenta começar a estudar. Alguém te chama, o telefone não para de tocar, você se lembra de algo importante que ficou pendente, a coragem vai embora, enfim, é uma série de imprevistos que resolvem aparecer exatamente neste momento.

Mas para evitar que tudo isso te atrapalhe e prejudique o rendimento dos seus estudos, você primeiramente precisa desenvolver os seguintes hábitos:

1 – O hábito de preparar o ambiente

Você precisa determinar um local de estudos que seja amplo suficiente, iluminado suficiente e que seja muito bem organizado. De preferência que tenha uma luz fria (luz branca), pois ajuda na produtividade e não te deixa com preguiça, ao contrário da luz quente (luz amarela).

Outra coisa é que este quarto ou espaço precisa ser silencioso o bastante para que você não tenha nenhuma interrupção. Qualquer distração pode comprometer sua concentração e aí tudo estará perdido.

Como este quarto será reservado único e exclusivamente para os estudos, você precisa desenvolver o hábito de estudar sempre no mesmo horário. Desta maneira, seu corpo e sua mente já estarão preparados para o “horário reservado para os estudos. ”

2 – Torne um hábito e não uma obrigação

Enquanto você não colocar o momento de estudar como uma prioridade em sua lista de tarefas diárias, você não conseguirá ter bons resultados nos estudos.

Estudar precisa se tornar um hábito, você precisa sentir prazer em estudar, senão você não conseguirá reter informações facilmente. Se estudar é um fardo muito pesado para você, você precisa de alguma forma tentar gostar ou se acostumar com os estudos e não pensar neles como uma terrível obrigação.

3 – O hábito de se desconectar

Todos sabemos que na realidade em que vivemos é humanamente impossível se desconectar por muito tempo. Mas o momento dos estudos precisa ser quase que sagrado, portanto nada poderá te distrair.

E quer maior distração do que redes sociais e o celular tocando a todo momento? Seu quarto de estudos precisa ficar longe de TV, internet, música e principalmente celular.

4 – O hábito de aumentar conhecimentos

Que tal desenvolver o hábito de aumentar seus conhecimentos todos os dias? Ter vontade de aprender algo novo todos os dias pode dar aquele impulso que falta pra você tornar o hábito de estudar prazeroso.

Seja curioso, se tem alguma dúvida na matéria, faça uma pesquisa detalhada. Tudo isso irá somar ao seu conhecimento, agregar muito mais valor aos seus estudos, além de te trazer muito mais motivação para aprender.

5 – Determine recompensas

Sempre que você terminar alguma matéria importante, faça algo que você goste ou tenha vontade de fazer. Determinar momentos de descanso entre o seu tempo total para estudar, é uma forma de te incentivar e motivar a estudar mais.

A cada matéria finalizada, faça uma pausa de no máximo 20 minutos. Ouça sua música favorita, cheque as mensagens, veja vídeos engraçados e faça qualquer outra coisa que não tenha relação com os estudos.

Isso fará com que sua mente “descarregue” e retorne com muito mais leveza para aprender mais. Ao contrário de ficar estudando longas horas, onde seu cérebro se cansa e não consegue reter mais informação nenhuma.

6 – Determine metas de estudo

As metas de estudo devem andar juntas com a dica anterior. Definir metas diárias para estudar, faz com que seu cérebro saiba que tem uma tarefa muito importante para cumprir.

Porém, é importante que você crie um plano de estudos que caiba na sua realidade e rotina diária. Não adianta estabelecer metas que você sabe que nunca irá cumpri-las. Isso só te deixará frustrado e desmotivado para continuar os estudos em casa.

Como estudar em casa com a ajuda de 5 ferramentas

estudar-em-casa-sozinho

Além de desenvolver todos estes hábitos preciosos, ter em mãos algumas ferramentas vão te auxiliar ainda mais a ter um bom desempenho nos estudos. Como estudar em casa traz alguns desafios, ter as ferramentas certas pode ser a resposta.

1 – Google Acadêmico

Já ouviu falar no Google Acadêmico? Lá você poderá pesquisar todos os artigos, livros em PDF e outros materiais para auxiliar nos seus estudos. Quando falamos em pesquisa para estudos, quanto mais informações relevantes e de qualidade você encontrar melhor, e o Google Acadêmico pode te ajudar nisso.

2 – XMind

Não há nada mais prático do que estudar e ter ajuda dos mapas mentais do XMind. A cada matéria que você for estudar, você pode elaborar um mapa mental e a qualquer momento você poderá consulta-los facilmente. As informações e notas ficarão totalmente organizadas e você lembrará de todo o conteúdo da matéria assim que visualizar o mapa.

3 – Youtube

Sim. O Youtube também está se transformando em uma plataforma de aprendizado gratuito. Vários professores e escolas estão criando canais para oferecer um vasto conteúdo de qualidade para os alunos aprenderem de uma forma mais interativa e menos cansativa. Basta pesquisar e estudar.

4 – Google Agenda

Quer ser avisado sempre do seu horário escolhido para estudar? Ou então organizar melhor seu cronograma de estudos em uma agenda virtual?

O Google Calendar é uma ferramenta essencial para garantir mais organização em seu plano de estudo, você pode fazer um planejamento semanal ou mensal como você achar melhor e ainda a ferramenta é sincronizada com seu celular, te enviando uma mensagem de aviso. Se você ainda não tem uma conta Google, é rapidinho pra criar uma.

5 – MecFlix

Sabia que o MEC criou uma plataforma online cheia de conteúdo de videoaulas totalmente gratuita? É um acervo de vídeos de todas as matérias para te deixar expert.

Você pode tirar um tempinho e aprender muito mais por lá, pode ser uma ferramenta de grande ajuda para maximizar o seu aprendizado, o que acha? Conteúdo de qualidade e praticidade para reter informações, com o MecFlix você consegue.

6 – Me Salva

Se você procura ferramentas para estudar em casa, o site Me Salva também é uma excelente opção. É uma biblioteca de estudos, vídeos explicativos e exercícios práticos que você pode treinar seus conhecimentos.

A plataforma é paga, você se cadastra, escolhe o pacote de conhecimentos que deseja se aprofundar e recebe conteúdos únicos, elaborados especificamente para você.

Além disso, oferece também treinamento para o ENEM, conteúdo de negócios, saúde e muito mais. Confere lá!

+ Conheça o Guia Prático da Interpretação de Textos

Agora é com você!

Apresentamos para você as melhores práticas de como estudar em casa e ainda várias ferramentas que podem te ajudar no seu desenvolvimento. O único problema de estudar em casa é a distração, deixando as distrações de lado e com muita força de vontade você terá bons resultados e chegará onde quiser.

Ler este artigo foi só o primeiro passo rumo às suas realizações. Agora é com você. Coloque tudo isso em prática o quanto antes e não esqueça de compartilhar estas dicas para ajudar mais pessoas que também tem as mesmas dúvidas que você.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo