Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como estudar e aprender italiano com os nativos

Como estudar e aprender italiano com os nativos

Olá, leitor!

Italiano é um dos idiomas mais falados depois do Inglês e do Espanhol. É ainda um dos 7 mais procurados para aprender. São inúmeras as razões para se aprender italiano, dentre elas estão, a riqueza cultural do país e a necessidade crescente em saber uma terceira língua.

Se você escolheu o italiano para ser sua terceira língua, ou mesmo a segunda, aprenda neste artigo como aprender italiano com nativos, pois facilitará muito sua vida. Quer saber mais? Confira!

Por que aprender com nativos?

aprender italiano com nativos

Fonte: Canal do Ensino

A Itália, como outros países do mundo, possui dialetos diversos que mudam assim, o modo de falar de uma cidade para outra. Por isso é importante que se pratique a língua italiana com nativos de cidades diferentes, identificando o que muda na forma de falar e até mesmo no conceito.

O idioma italiano ensinado nos livros é o da região de Toscana. Todos os italianos nativos entendem.

No entanto, se em uma viagem, ou conversando com algum nativo de outra área da Itália, ele acaba usando o dialeto que conversa em sua região, provavelmente terá dificuldades em entendê-lo.

Então, por uma melhor comunicação, comece a praticar desde o início conversando com os nativos italianos.

Como estudar com nativos?

Indo à Itália certamente seria a melhor forma, mas não sendo possível no momento, a internet está aí para isso. Existe uma grande variedade de plataformas e aplicativos que oferecem o curso de italiano com professores direto da Itália, ou páginas de conversação, onde poderá praticar com nativos de diferentes regiões do país.

Existem também canais no YouTube além de cursos presenciais. Para orientação segue sugestões:

1 – Escolha a ferramenta

Se pretende estudar em sua casa ou em qualquer outro lugar quando tiver disponível, pode preferir estudar pelo computador, se inscrevendo em páginas especializadas na internet ou em dispositivos móveis como Smartphone e Tablet por meio de aplicativos.

Se você trabalha ou estuda, ou os dois, e quer usar um tempo livre na agenda para estudar, esses recursos são os mais indicados pelo principal motivo: você escolhe qual seu horário de estudo e terá acesso ao material, que estará disponível para você enquanto estiver estudando.

Poderá entrar em salas de bate-papo online e conversar com alguém que também esteja conectado.

Conheça algumas opções de sites que oferecem interatividade com nativos do idioma!

Preply

Aula de italiano com professor nativo por Skype. Essa página dá acesso a professores particulares para ensinar italiano direto de seus países, você escolhe o professor que tem um perfil onde informa o valor a ser cobrado pelas aulas.

Por meio de filtros você seleciona a origem do professor e obtém a informação se são nativos ou fluentes na língua. A página dá espaço para quem quer dar aulas particulares também. Basta se cadastrar.

Tandem

Pratique falar italiano. Página própria pra quem quer praticar um idioma com falantes nativos gratuitamente. Você pode estudar italiano e treinar com nativos através do aplicativo disponível na App Store e Google Play.

Pode também encontrar parceiros de intercâmbio para treinar, em sua própria localidade informada no site.

Busuu

Aplicativo que interage com falantes nativos diretamente em um celular, pode ser usado mesmo sem conexão com a internet. Tem exercícios, desafios de pronúncia, jogos de linguagem e lições interativas.

É possível mandar exercícios escritos a oradores fluentes que ajudarão a treinar suas habilidades. Tem definição de metas e realização de testes divertidos. Muito bem recomendado por usuários.

Speaky

Encontre os melhores parceiros de idiomas com mesmos interesses e gostos nessa rede social que envolve pessoas do mundo todo.

Pode bater papo ou fazer chamadas direto de seu computador ou por meio do aplicativo em seu Android ou iOS.

WeSpeke

Aprenda o idioma online gratuitamente. É uma rede social que incentiva o aprendizado de uma língua treinando a conversação com nativos italianos, utilizando textos, áudios ou vídeos praticando em italiano. Voltado para quem é aluno e para viajantes.

Vou aprender italiano

Esse canal foi criado por um nativo para ajudar brasileiros a falarem italiano. Possui vídeos ensinando o idioma, mas também falando sobre a cultura do país.

Os vídeos são todos em italiano. Além deste canal, possui um site: Vou aprender italiano onde disponibiliza mais conteúdo gratuito com textos e tradução para auxiliar.

Italki e Hello Talk

Chat com parceiros linguísticos: indicados principalmente para quem quer treinar, mas se sente inibido com as Webcams. Aqui é promovido o bate-papo sem ter que ligar a webcam, por meio de celulares.

Seja por meio de um computador, tablet ou celular, utilizando videochamadas ou através de áudios ou chats escritos, você estará interagindo com pessoas que não só falam italiano, mas vivenciam o idioma e toda a cultura italiana.

Com esse intercâmbio terá muito o que aprender sem poder reclamar de tempo ou falta de dinheiro, pois existem opções gratuitas, descontos e bolsas de estudo.

Professores nativos em sua localidade

Você pode ter a sorte de morar próximo de uma instituição cujos professores sejam naturais da Itália, além de ser de qualidade e ser por um preço que caiba em seu orçamento. Alguns exemplos:

  • Instituto cultural ítalo-brasileiro: São Paulo. Cursos de língua, de cultura, aulas particulares ou para empresas, possui acervo de livros e dvds para empréstimo;
  • Vapensiero: Curitiba. Aulas particulares individuais ou em pequenos grupos, pode ser online via Skype para outras regiões do Brasil.
  • Centro Cultural Brasil Itália: São Paulo. Oferece cursos na modalidade presencial, online ou no exterior.

Mas não sendo o caso existe uma possibilidade de encontrar um professor particular, italiano, que possa dar aula presencial, perto de onde você mora.

No site Superprof há 648 professores de italiano cadastrados, geralmente nativos. Você encontra essa e outras informações no site. A primeira aula costuma ser gratuita.

 2 – Crie hábito de treinar

Assim como qualquer método precisa de hábito de estudo,  conversação, o desenvolvimento de diálogos com seus parceiros de intercâmbio, os nativos da língua, também precisa.

Você tem que se organizar, dedicar um tempo de preferência diário para conversar. Anote as dúvidas que surgirem durante os dias em relação ao idioma, procure esclarecer com o companheiro de treino.

Dialogar no idioma fixa vocábulos e pronúncia, traz fluência, facilita no aprendizado real da língua. Converse com colegas que estejam estudando também, mas sempre lembrando de anotar as dúvidas que possam surgir em relação aos significados e pronúncia.

Se possível, tente ter parceiros de dialetos diferentes para poder observar as diferenças e não cometer erros futuros. Veja filmes na língua italiana, ouça músicas italianas, assista jornais e ouça rádios.

Dessa forma, terá habilidade para identificar alguns dialetos e entender um pouco mais da cultura dos habitantes de cada região. Como por exemplo:

  • Rádio Online: Itália.FM
  • Treine conversação na plataforma Loecsen
  • Entre em grupos de estudo e conversação em redes sociais.

Essas orientações são as mais indicadas para você que está começando a estudar italiano ou que já estuda há algum tempo, mas não tem fluência em conversação.

Lembre-se que é muito importante praticar diálogos, principalmente com pessoas que nasceram na Itália, pois esse é o objetivo de aprender uma língua no final das contas: conseguir se comunicar muito bem com alguém de outro país e aprender da melhor maneira sobre a cultura desse país.

Mais dicas

Treine bastante conversação mas não se esqueça de estudar a gramática, treinar a escrita, aprender sobre a história do país, se você quiser mesmo ter um domínio perfeito do idioma.

Se você se interessa mesmo pela língua e pela cultura italiana quanto mais conhecer e aprender sobre o país melhor. Se possível, tente uma bolsa de estudos para estudar na Itália ou uma viagem de férias.

Certamente não é barato, mas se planejar bem com antecedência e estipular metas não é impossível. Estude a possibilidade.

Por fim, aprender uma língua e não praticar não faz sentido. Ter mais um idioma, mais do que impressionar em entrevistas de emprego ou enriquecer seu currículo, é ampliar seu conhecimento e sua bagagem cultural, ter certa segurança ao fazer viagens internacionais e conquistar seu espaço no mundo.

Agora que está consciente disso não perca mais tempo. Pratique!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo