Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como estudar e aprender a pronúncia do alemão

Como estudar e aprender a pronúncia do alemão

Olá, leitor!

Quando você começa a aprender sobre a pronúncia do alemão pode se sentir intimidado.

Você já tentou absorver o máximo de conteúdo com livros de gramática, mas sente como se estivesse bloqueado quando chega a hora de colocar seus estudos em prática.

Quando experimenta dizer frases em alemão com a pronúncia correta você fica paralisado e frustrado tentando lembrar como os nativos falam, não sente confiança que a pronúncia do alemão que aprendeu está certa, e acredita que todo o esforço que está fazendo não vale a pena. Conclui que “aprender alemão é difícil” e desiste!

Para te ajudar a sair desse estágio, preparamos esse passo a passo com dicas para você estudar e aprender a pronúncia do alemão. Confira!

Primeiro mude seu pensamento para aprender alemão

pronuncia_do_alemao_ouvir_online_pdf_frases_fonetica_alema_fonologia_alfabeto_alemao_pronuncia_aprender_alemao_com_nativos_sites_para_treinar_alemao_aprender_alemao_conversacao_em_alemao

Embora o alemão seja definitivamente muito diferente do português, não é muito mais difícil. Se coloque no lugar de um nativo da língua germânica fazendo suas primeiras tentativas com o português e verá que os estudantes de idiomas enfrentam as mesmas dificuldades.

Pense em algumas das palavras em português que podem ser difíceis de pronunciar e confundem até mesmos nós nativos do idioma, como:

  • Anticonstitucionalissimamente – advérbio com 29 letras;
  • Aterrissagem – comumente pronunciada de forma errada como “aterrisagem”;
  • Meteorologia – comumente pronunciada de forma errada como “metereologia”;

A única diferença entre essas palavras e as palavras alemãs mais difíceis de pronunciar, é que estamos acostumados! Pronunciamos palavras em português de forma incorreta, que fogem à norma culta, sem percebermos e de forma natural, e não ficamos frustrados com isso, apesar de reconhecer a pronúncia correta de acordo com a gramática normativa.

E esse é o fator mais importante no estudo de idiomas, incluindo o alemão, é necessário um pouco de tempo e prática para se familiarizar com os sons da pronúncia em alemão.

É necessário também que ao estudar e tentar conversar ou dizer frases em alemão você não fique se criticando e colocando mais barreiras. Essas atitudes só contribuirão para diminuir sua motivação para desenvolver e avançar no aprendizado.

Estude os princípios da pronúncia alemã

O alemão pode soar como um idioma difícil de aprender quando você escuta um falante nativo fluente, mas quando você estuda e domina alguns princípios básicos de como pronunciar várias partes da linguagem você será capaz de colocá-lo em prática para pronunciar corretamente o alemão.

Continue lendo e confira quais estruturas da língua você precisa investir seus estudos e algumas referências de materiais e sites para aprender alemão online.

Etapa 1 – Alfabeto Alemão

Quando você sabe como cada letra é pronunciada, o aprendizado fica muito mais fácil. Invista tempo para ouvir cada uma das letras, procure a descrição de como pronuncia em alemão (transcrição fonética) e correlacione palavras em alemão e também em português.

Sites para aprender o alfabeto alemão online

Etapa 2 – Combinações de vogais

Quando certas letras são emparelhadas em alemão, elas sempre produzem o mesmo som. Ao compreender isso você irá aprender a reconhecer e pronunciar essas combinações, o que fará você pronunciar as palavras em alemão com mais facilidade.

Pesquise a estrutura das combinações de vogais e como elas são usadas em palavras comuns em alemão. Mais uma vez, ouça áudios com os exemplos e siga adiante nos seus estudos. À medida que você se familiarizar com a linguagem, descobrirá que a pronúncia do alemão começa a ficar mais fácil.

Sites para aprender combinações de vogais do alemão

Etapa 3 –  Estude as palavras compostas em alemão

Uma das características da língua alemã é a junção de palavras para formar outras. Algumas composições são mais óbvias, outras menos, principalmente quando você se depara com palavras longas.

Mas quando você aprende a pronúncia do alemão de pequenas palavras, qualquer palavra longa se tornará mais fácil.

De acordo com vários professores e brasileiros que já estão fluentes no idioma, ao pronunciar essas palavras compostas em alemão, você precisa pronunciar cada palavra menor como se estivesse separada.

Uma dica é você dividir com linhas cada uma das sílabas da palavra composta em alemão em partes menores e, em seguida, exercitar a pronúncia de cada parte sozinha. Depois você poderá combinar as diferentes sílabas e pronunciar a palavra inteira em conjunto.

Essa dica é interessante e irá contribuir para que você compreenda o significado real da palavra composta, o que irá aumentar seu vocabulário em alemão.

Sites para aprender palavras compostas do alemão

  • Confira o blog “Aprender Alemão” escrito pelo Fábio, que escreve e compartilha explicações gramaticais, dicas de sites, de música alemã, de vídeos para estudantes de alemão. Veja o artigo “Palavras compostas curiosas da língua alemã”e aprenda como pronunciar algumas palavras compostas do alemão que podem gerar confusão.
  • Explore o blog da professora Gabriela Falkenburger que é formada em Letras Alemão na UFSC e dá aulas online de alemão, há várias categorias para aprender com exercícios, gramática, curiosidades, receitas e etc. Leia o artigo “Komposita para aprender como pronunciar em alemão as palavras compostas de dois substantivos, substantivo e adjetivo, ou substantivo e verbo.

Continue praticando a pronúncia do alemão

Durante o primeiro mês dos seus estudos da língua alemã, você aprenderá muito e ficará empolgado! Mas então com o passar do tempo ao encontrar dificuldades você percebe que pode já não estar tão motivado. O mais importante é não desistir e continuar estudando para melhorar sua pronúncia do alemão.

Antes de tentar aprender o que significa palavras em alemão ou como usá-las, você precisa entender os blocos de construção da linguagem – os sons do alfabeto e das vogais. Se for preciso revise os artigos e aulas que compartilhamos e repita letras e sons comuns para si mesmo repetidas vezes.

Uma dica interessante é gravar os áudios com a sua pronúncia e depois de treinar ouvindo os nativos, repita a gravação, isso irá te motivar e você perceberá o quanto evoluiu.

É importante também que você treine alemão com nativos para aperfeiçoar suas habilidades de conversação com eles. Você pode pensar que está pronunciando palavras em alemão corretamente, mas um falante nativo pode ajudá-lo a corrigir até mesmo os menores erros.

Compartilhamos aqui no Canal do Ensino vários sites e opções para aprender alemão com nativos e também um Guia completo para você aprender alemão utilizando a internet. Você vai ter acesso a várias dicas como:

  • Aprender alemão online com YouTube;
  • Aprender alemão online com áudios;
  • Aprender alemão com aplicativos;
  • Aprender alemão com jogos online.

Acesse o Guia completo para aprender alemão sozinho.

Simule um ambiente com o máximo de exposição ao idioma

Depois de ter aprendido o básico do idioma, você precisa ter o máximo de exposição possível aos sons para a pronúncia do alemão.

Crie um ambiente de imersão no idioma mesmo que você ainda esteja no inicio da sua jornada de aprendizado. Pesquise programas de TV alemães, filmes e vídeos do YouTube, ouça músicas e Podcasts em alemão.

Enquanto estiver em contato com a língua assistindo à filmes ou clipes de músicas, leia as legendas e ouça o som da letras para se certificar de que está pronunciando as palavras corretamente da forma como são realmente faladas no dia a dia.

Ao criar um ambiente de imersão você irá desenvolver sua compreensão auditiva, é a etapa de input no aprendizado de idiomas. Essa habilidade é extremamente importante para aprender qualquer idioma, e para aprender o alemão não é diferente.

Mesmo que você não entenda o significado da palavra seu cérebro estará reconhecendo a estrutura para identificar outras palavras que tem os mesmos sons e correlacionando.

Ao treinar seu ouvido para o som, o aprendizado do significado da palavra se tornará mais natural porque você passou bastante tempo se familiarizando com o idioma.

Estudar o alemão pode parecer muito difícil no começo, mas seguindo estas dicas você estará preparado para entender os princípios da pronúncia do alemão.

Conte conosco para te ajudar a avançar nos seus estudos! Compartilhe nos comentários quais sons da pronúncia do alemão você tem mais dificuldade. O que você faz para praticar sua pronúncia do alemão?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo