Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como estudar de acordo com o seu perfil

Como estudar de acordo com o seu perfil

Olá, leitor!

Há muitos estudantes focados em cada matéria estudada, e cada aluno tem um tipo de perfil diferente. Por isso é importante que cada um possa reconhecer esse perfil para que possa estudar da forma mais correta possível e, assim, aumentar a sua eficiência na hora de aprender.

O que é um perfil de estudo?

Cada estudante tem um perfil de estudo diferente, isso quer dizer que cada um aprender melhor de uma forma específica, seja sozinho, com grupos de estudo, na escola, em cursinhos próprios. Essa especificação na hora de estudar pode ser chamada de perfil de estudo, e é extremamente importante identificá-lo, principalmente quem tem pretensão de passar em concursos ou então tirar aquela nota boa no Enem,

Como identificar o meu perfil de estudo?

estudante-lendo

Não há maneira mais fácil de identificar o seu perfil do que tentar diferentes maneiras de estudo. Está tentando aprender algo e não sente que está tendo progresso real com os estudos? Talvez a sua forma de tentar aprender está prejudicada, tente novos estilos.

Há alguns perfis já conhecidos, cada um com suas vantagens e desvantagens, entre eles estão:

Estudantes que aprender melhor quando estudando por si só e sem orientação. A vantagem desse tipo de estudo é que a pessoa pode definir o que ele quer aprender e assim focar nas matérias que tem mais afinidade e facilidade, tornando o estudo mais fácil e melhor, sem exigir muito do estudante. A desvantagem desse modelo de estudo é que, nesse caso, a pessoa irá precisar de muito autocontrole para evitar que a atenção seja tomada por outras atividades supérfluas.

Há também estudantes que aprendem se dedicando apenas a escola e as matérias que eles aprendem ali. É uma boa estratégia, já que dessa forma terá mais tempo livre para resolver as lições de casa e assim aprender melhor as lições básicas. O ponto negativo desse perfil é que a escola não volta no ano anterior, ou seja, alunos que precisam estudar matérias dos anos passados não poderão fazer isso na escola, e terão que estudar por conta própria fora do período escolar.

Alguns estudantes preferem fazer cursinhos para aprender. Esses estudantes saem na frente dos demais por terem um acompanhamento maior pelos professores, dessa forma eles podem revisar assuntos do ensino médio e ter o dobro de estudo. A grande desvantagem é o cansaço que essa rotina pode causar, tanto para quem estuda e faz cursinho quanto para quem trabalha e faz curso.

Segundo os especialistas todos os perfis estão suscetíveis ao cansaço e ao esgotamento, por isso é importante saber como estudar.

Outras maneiras de potencializar os seus estudos é, após identificar o seu perfil, saber como criar uma rotina de estudos e também saber como aumentar a concentração.

E então estudante, qual é o seu perfil? E como estão indo os estudos para você?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo