Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como estudar atualidades para concursos públicos?

Como estudar atualidades para concursos públicos?

Olá,

Essa talvez seja uma das perguntas mais recorrentes entre os concurseiros. Estudar atualidades para concursos é um item essencial dentro de inúmeros concursos, para os mais variados cargos. Não é um conteúdo considerado difícil por si só, mas o desafio está na quantidade imensa de possibilidades.

A matéria de atualidades para concursos deixa diversos concurseiros inseguros pelo fato de que não há propriamente um programa específico e determinado para essa disciplina. Por conta disso, o candidato fica em dúvida sobre o que deve estudar, quais assuntos podem cair na prova, entre tantas outras coisas.

Orientações para saber como estudar atualidades para concursos públicos

Cada vez mais as instituições que promovem a realização de concursos públicos têm aplicado a disciplina de atualidades em seu conteúdo programático. Independente de qual seja a área do concurso a ser realizado, demandar conhecimentos de atualidade é um dos quesitos mais importantes e estratégicos de avaliação.

Tendo em consideração a importância de estudar atualidades para concursos, veja como direcionar seus estudos em atualidades de forma inteligente.

  • Busque referências

Sabemos que a vida cotidiana é bem corrida, repleta de afazeres, sobretudo para quem trabalha. Visto que é necessário manter uma rotina constante e intensa de estudos, é preciso otimizar o tempo.

Sendo assim, quando for estudar atualidades para concursos, sempre vá atrás de algum especialista, como jornalistas, blogueiros, professores, entre outros. Eles saberão dizer o que é essencial você saber dentro de cada assunto e quais assuntos tem mais chances de cair.

  • Estude pontos de vista diferentes

Costumamos ter a tendência de ler somente aquilo que se coaduna com nossas visões, pontos de vistas, opiniões, etc. No entanto, nos estudos de atualidades, é essencial que você estude e conheça pontos de vista diferentes sobre os assuntos.

Isso vai permitir ver o assunto sob ângulos diversos, enxergando coisas que não seriam possíveis vendo tudo de forma unilateral, ampliando seu entendimento e compreensão.

Além disso, conhecer diferentes pontos de vista dá a você um arsenal maior de argumentos e você será capaz de fazer a prova com muito mais propriedade e segurança.

  • Treine sua redação sobre os assuntos

É muito importante para quem vai prestar algum concurso que possua uma prova discursiva. Há concursos que possuem duas modalidades de provas: questões de múltiplas respostas e as questões dissertativas, que é onde muitos candidatos acabam perdendo.

Sendo assim, procure treinar seu poder de escrita escrevendo sobre os assuntos de atualidades, aprendendo a argumentar de uma forma melhor e construir uma redação bem-feita e coerente.

  • Saiba quais são os temas recorrentes

É fundamental que você tenha consciência de que não caem todos os assuntos na prova de atualidades. Isso é impossível, pois a prova não teria como abordar todos os temas e nem os candidatos teriam tempo hábil em responder.

Outro aspecto é que a prova de atualidades não é uma compilação das últimas notícias. Sendo assim, é importante que você saiba quais são os assuntos mais frequentes, que mais aparecem nas provas dos concursos, para centralizar seus esforços neles.

É claro que algumas das últimas notícias podem cair, mas o mais importante é saber as razões daqueles fatos, as suas consequências, seus impactos, etc.

  • Verifique sempre a veracidade e qualidade das fontes

Podemos entender como fonte qualquer material que forneça os conteúdos e informações necessárias sobre um determinado tema. Em outras palavras, é um material a partir do qual obtemos as informações e conhecimentos.

Não há limites para a quantidade e tipologia das fontes, podendo ser de variados tipos e lugares. No entanto, é essencial que você averigue a confiabilidade e veracidade das informações apresentadas, antes de tomá-las como base de estudos.

Dicas de como estudar atualidades para concursos

atualidades-concurso-publico

Uma das melhores dicas que podemos dar a respeito de como estudar atualidades para concursos é que você busque conhecimento nas mais variadas fontes. Assim como é importante conhecer diferentes pontos de vista sobre os assuntos, é crucial também que você varie os lugares onde vai buscar informações.

Vivemos em uma época que o acesso à informação é extremamente fácil e abundante. Temos disponíveis toda uma gama de materiais, dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo, cada qual com sua respectiva língua.

É claro que nem todas as fontes de informação são boas. Quando nos lançamos a essa verdadeira caça ao conhecimento, estamos sujeitos a encontrar informações de boa e de má qualidade. Cabe a nós então sabermos filtrar aquelas que possam ser realmente úteis e capazes de fornecer conteúdo relevante para os nossos estudos.

Selecionamos abaixo diversos locais nos quais você pode procurar materiais para seus estudos de atualidades para concursos.

  • Assista telejornais

Os telejornais são ainda uma relevante fonte de informações. Os canais de televisão possuem telejornais que tem a participação de profissionais preparados para dar as notícias de forma trabalhada, sintética, “mastigada”.

Além disso, ao assistir os telejornais, você pode conhecer qual a visão daquele canal a respeito dos acontecimentos e assim começar a formar sua própria opinião.

  • Faça a leitura de jornais impressos

Ler jornais impressos ainda é uma das melhores maneiras de se inteirar de variadas temáticas. A difusão de notícias na forma escrita instiga os leitores a refletir melhor e de maneira mais cuidadosa e profunda, podendo fazer tudo a seu tempo e também pausar para consultar outros materiais naquele momento.

  • Seja um devorador de livros

Os livros estão entre os mais indicados para procurar conhecimentos, se não os mais indicados. Eles permitem um aprofundamento maior nas informações e reflexões e possuem uma riqueza de detalhes muito mais ampla. Além disso, eles contribuem para o enriquecimento do vocabulário.

  • Saboreie algumas revistas

As revistas, assim como os jornais, também apresentam um panorama geral dos assuntos. A diferença básica delas para os jornais é que, a grosso modo, alguns conteúdos podem ser mais aprofundados, enquanto que boa parte recebe apenas um breve resumo ou uma matéria mais curta.

  • Vasculhe na Internet

Um dos maiores trunfos da Internet é que ela proporciona a facilidade de acesso a uma infinidade de conteúdos disponíveis nas mais diversas plataformas. E o melhor: a velocidade e o fluxo de informações consegue ser ainda maior do que nas mídias convencionais. A atualização das notícias funciona minuto a minuto!

Você pode procurar em portais de notícias, sites de conteúdos gerais e diversos, jornais e revistas digitais, blogs, canais do YouTube, páginas do Facebook, Twitter, entre inúmeras outras possibilidades.

Indicações de materiais e locais para estar por dentro das atualidades para concursos

Para te auxiliar a se manter atualizado e devidamente informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, vamos dar algumas indicações de materiais e locais para estudar atualidades para concursos.

Querendo ou não, a Globo ainda é um dos maiores e principais canais informativos para a população. Eles contam com uma estrutura enorme e muitas notícias do Brasil e no mundo são veiculadas nessa página.

A Rádio CBN pertence também a Globo, constituindo-se nesse caso em uma estação de rádio, que pode ser escutada de forma convencional ou através da Internet. Quem quiser ouvir pela rádio convencional, a sintonia é na faixa 90,5 FM.

A Folha de São Paulo tem posicionamentos controversos, porém ela é um dos jornais mais tradicionais do país, portanto é importante lê-lo. Existe na versão impressa e na digital.

O Estado de São Paulo, também conhecido como Estadão, é outro jornal que está entre os mais tradicionais do país. Existe na versão impressa e digital.

O portal Tempos Modernos foi criado por alguns professores, com o intuito de manter os jovens informados sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo.  Ele é pautado em livros, revistas, jornais e matérias de imprensa pela Internet. Ele também é super útil para estudar atualidades para concursos.

Apesar desse site ser direcionado sobretudo para os jovens que prestarão vestibular, o conteúdo de atualidades dele é bastante extenso e diversificado, abordando temas importantes, desde os mais recorrentes até aqueles que estão “bombando” na mídia em geral. Existe também alguns guias de atualidades em versão impressa.

A Carta Capital é um interessante e relevante portal de notícias, que além de apresentar uma variedade imensa de temas, sempre atualizados, possui uma boa dose de criticidade, o que é importante para manter-se lúcido quanto ao que está acontecendo.

A Caros Amigos é uma revista de excelente qualidade, que possui uma versão impressa e também um portal na Internet. O principal diferencial dessa revista é que, muito além de informar em si, ela possui um caráter majoritariamente dissertativo, argumentativo e não tanto informativo ou descritivo.

Isso é excelente para ajudar você a refletir e argumentar sobre os assuntos.

Temas recorrentes e recentes em atualidades para concursos

atualidade-blog

Como dissemos anteriormente, não basta apenas estar por dentro das últimas notícias. É preciso igualmente estar a mais dos temas mais recorrentes nas provas dos concursos.

Daremos adiante algumas dicas dos temas mais recorrentes e também os mais recentes no quesito atualidades para concursos.

  • Sustentabilidade;
  • Doenças e suas respectivas formas de prevenção e tratamento. Destaque para as doenças epidêmicas, como dengue, zika, entre outras;
  • Energia. Nesse caso, entre os assuntos mais falados dentro dessa temática estão as fontes alternativas de energia e os impactos ocasionados pelas energias não renováveis.
  • Problemas ambientais. Uma dica “quente” é o desastre ambiental ocorrido em Mariana, no Estado de Minas Gerais.
  • Mobilidade urbana;
  • Violência urbana;
  • Crises econômicas;
  • Aborto;
  • Combate à homofobia;
  • Estado Islâmico;
  • Eleição de Donald Trump nos EUA e seus significados, impactos e consequências;
  • Conflito na Síria;
  • Primavera Árabe;
  • Boko Haram;
  • Impeachment de Dilma Roussef;
  • Crise política no Brasil;
  • Ditadura Militar;
  • Liberdade de expressão. Caso da revista Charlie Hebdo, na França;
  • Redução da maioridade penal;
  • Igualdade de gênero;
  • Imigração na Europa;
  • Relações entre Cuba e Estados Unidos;
  • Drogas. Caso da Cracolândia em São Paulo;
  • Violência escolar;
  • Redes sociais e suas influências na sociedade. Privacidade na Internet.

Preparando-se para se dar bem nas provas de atualidades para concursos públicos

De modo geral, podemos afirmar que para estudar atualidades para concursos públicos de forma eficiente e qualitativa, é preciso se munir de uma boa e diversificada dose de informações, mas também saber selecionar essas informações, refletir e argumentar sobre elas.

Se você vai estudar para algum concurso, recomendamos ficar atento nas dicas dadas nesse artigo, pois elas te dão diretrizes certeiras para que você possa se dar bem nas provas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo