Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Química » Como estudar alquimia online grátis?

Como estudar alquimia online grátis?

Olá, leitores!

A alquimia é considerada a antiga química praticada na era medieval, que utilizava noções de química, física, astrologia, artes, misticismo e medicina para seu exercício. Os alquimistas, naquela época, acreditavam que poderiam criar a pedra filosofal, e que, essa além de transformar tudo em ouro, lhes dariam a vida eterna e a cura para todas as doenças.

Apesar da alquimia não ser considerada uma ciência nos dias de hoje, ela é considerada a base da química moderna e até mesmo da medicina, afinal foi a partir das descobertas realizadas pelos alquimistas, que essas outras ciências foram desenvolvidas e novas descobertas foram realizadas.

Hoje em dia, a alquimia é estudada pela antroposofia, uma corrente espiritualista que compara os conceitos da alquimia com forças ativas da alma.

Porque entender a alquimia?

Apesar de não ser mais praticada, a alquimia sempre será considerada a “mãe” das outras ciências, e, por esse motivo, é tão importante compreender essa ciência.

Foi a partir da alquimia que a sociedade começou seu desenvolvimento, pois a partir dela, surgiram as ciências modernas, como a física, a química e a astrologia, proporcionando dessa forma diversos benefícios para a humanidade.

Dentre as inúmeras descobertas realizadas pelos alquimistas, estão o uso de minerais no solo para aumentar sua fertilidade; produção de ligas metálicas e de sabões; a descoberta e o preparo de medicamentos; o estudo e descoberta da cura de diversas doenças.

Como estudar alquimia?

elementos-de-alquimia

A alquimia é uma prática de difícil compreensão, pois seus conceitos estão relacionados ao mesmo tempo com às atividades realizadas em laboratório e ao caminho da evolução psíquica e espiritual.

Por esse motivos, os alquimistas sugerem que o estudante realize seus estudos em local isolado, e que não divulgue suas intenções. Para ser um alquimista é preciso buscar o melhor caminho para conseguir recursos e poder se dedicar integralmente a essa prática.

Um estudante de alquimia também deve ser perseverante, dedicado, calmo, paciente, honesto e caridoso.

Há sites especializados em alquimia que você poderá consultar durante seus estudos, como é o caso do A alquimia e os verdadeiros alquimistas.

Além disso, existem diversos livros também online, disponíveis gratuitamente para consulta e estudos, como por exemplo:

Essa são apenas três, dentre tantas outras obras sobre alquimia.

Caso não queira baixar livros, você poderá estudar alquimia através de aplicativos, para Android ou IOS, veja alguns que selecionamos para você:

  • Alquimia
  • Alquimia Clássica
  • Alquimia Guerra

Relação entre alquimia e filosofia

A alquimia tem suas características filosóficas e um lado místico. O estudante de alquimia precisa desenvolver a paciência, manter-se sempre em orações, manter sigilo absoluto, ter conhecimentos de astrologia.

Os alquimistas acreditam que seus objetivos possuem um valor simbólico, ou seja, o objetivo de seus praticantes é a transmutação espiritual.

Dessa forma, o tão procurado elixir da vida, seria um recurso do organismo humano, capaz de conceder àqueles que o processo de purificação espiritual uma vida ampla e infinita.

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo