Você está aqui:Home » Livros Grátis » Audiolivro » Como escutar audiolivros gratuitos no Spotify e melhorar seu inglês?

Como escutar audiolivros gratuitos no Spotify e melhorar seu inglês?

Olá, leitor(a)!  

Em uma das cenas do filme Minhas Tardes com Margueritte (2010), Germain, analfabeto, escuta a narração do livro A Peste (1947), de Albert Camus, feita por Margueritte, uma senhora apaixonada por literatura. Ao ver Germain de olhos fechados, Margueritte pensa que ele está dormindo, mas se surpreende ao escutar o personagem descrever com detalhes a cena que ela acabara de ler. Para ele, essa maneira de acessar a obra tornava possível viver o que estava sendo lido. 

Realizar uma leitura com a imaginação certamente é um dos motivos do sucesso dos audiolivros. Além disso, o formato torna acessível várias obras literárias, tanto para pessoas com deficiência visual quanto para pessoas em processo de alfabetização. Nesse sentido, o Spotify realizou a gravação em áudio de 9 clássicos da literatura, em inglês, que também podem servir para aperfeiçoar o aprendizado do idioma. 

A difusão dos audiolivros e como usá-los para praticar idiomas

Nos últimos anos, como informa pesquisa feita pela Nielsen Book, o interesse por livros no formato digital e transpostos em áudio cresceu substancialmente, apresentando números impressionantes. No período de três anos, o faturamento aumentou 140%, totalizando um valor de R$ 103 milhões de receita. Esses dados indicam que investir na produção de conteúdo nesses formatos pode ser uma ótima estratégia de mercado.  

Uma das razões para que isso aconteça envolve a praticidade que este consumo proporciona, principalmente no que diz respeito aos audiolivros. Além de serem inclusivos, possibilitando que pessoas com deficiência visual tenham acesso a diversas obras, eles podem otimizar o tempo de quem os escuta, afinal, audiolivros podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar.  

Outro benefício que eles trazem é oportunidade de aprender e praticar os conhecimentos adquiridos sobre determinado idioma. Por exemplo, ao ler um livro em inglês é possível conhecer muitas palavras, ao acompanhar a leitura com a obra em formato de áudio esse conhecimento é amplificado, pois além da leitura, é possível praticar a escuta e a pronúncia na língua.  

9 audiolivros originais do Spotify para melhorar o inglês 

Entre os projetos de experimentação e inovação de conteúdo da plataforma de streaming Spotify, encontra-se a exclusiva transposição em áudio de 9 obras literárias de domínio público. As narrações estão em inglês e contam com a voz de diversos(as) profissionais e renomados(as) artistas, como a Hilary Swank, duas vezes ganhadora do Oscar de Melhor Atriz.  

Além disso, o serviço de streaming fornece um conteúdo especial, intitulado Sitting With The Classics (Sentando-se com os clássicos, em português), em que a professora de literatura da Universidade de Harvard Glenda Carpio tece comentários críticos sobre cada um dos livros escolhidos. Vejamos mais sobre os audiolivros a seguir:  

Como escutar audiolivros gratuitos no Spotify e melhorar seu inglês?

Fonte: Reprodução

1. Cane (1923)

Neste material, encontramos um clássico do modernismo literário norte-americano. Cane, escrito pelo poeta e romancista Jean Toomer (1894 – 1967), é um romance experimental sobre a vida afro-americana que mistura recursos literários da prosa e da poesia. A narração é realizada pela atriz e cantora de origem alemã Audra McDonald. Para escutar o audiolivro, clique aqui. 

2. Frankenstein (1818)

Tratando-se de uma das obras de ficção científica mais celebradas de todos os tempos, Frankenstein, de Mary Shelley (1797 – 1851), praticamente dispensa apresentações. O romance, que discute de maneira sútil questões éticas e filosóficas da natureza humana, foi narrado pelo youtuber e comediante esloveno David Dobrik. Para escutar o audiolivro, clique aqui. 

3. Great Expectations (1861)

Na obra do autor inglês Charles Dickens (1812 – 1870), considerado o maior romancista da Era Vitoriana, é possível acompanhar a história do jovem órfão Pip, que com apenas seis anos comete um crime. Narrados por James Langton, produtor e narrador profissional de audiolivros, os capítulos abordam temas como culpa, desejo e bondade. Para escutar, clique aqui. 

4. Jane Eyre (1847)

Mais um clássico escrito por uma mulher, desta vez a inglesa Charlotte Brontë (1816 – 1855), este livro é avaliado como um romance de formação feminino, ou seja, conta o processo de desenvolvimento físico, emocional e psicológico da jovem Jane. A obra foi narrada pela profissional da área de audiolivros Sarah Coomes. Para escutar, clique aqui. 

5. Narrative of the Life of Frederick Douglass, an American Slave (1845)

Traduzido para português como A Narrativa da Vida de Frederick Douglass, um Escravo Americano, o livro é de autoria do próprio Frederick (1818 – 1895). Ele, que foi um escravo fugido, conta toda sua trajetória de luta por liberdade. A produção em áudio ganhou a voz do premiado ator Forest Whitaker, que além de Emmy Award e Globo de Ouro, já recebeu um Oscar por sua atuação em O Último Rei da Escócia (2006). Para escutar o audiolivro, clique aqui. 

6. Passing (1929)

Tendo ganhado recentemente, em 2021, uma adaptação para o cinema de título homônimo, Passing, ou Identidade em português, é um romance escrito por Nella Larsen (1861 – 1964). Nele, é contada a história de duas mulheres negras de pele clara, uma delas se passando por uma mulher branca, e os dilemas que enfrentam por isso. A narração foi realizada pela atriz Bahni Turpin e pode ser escutada aqui. 

7. Persuasion (1818)

Bastante conhecida por suas obras, adaptadas para grandes produções do cinema, Jane Austen (1775 – 1817) é uma das autoras escolhidas para a seleção feita pelo Spotify, com o livro traduzido para português como Persuasão. A obra em questão narra a trajetória de Anne Elliot, que dedicou parte de sua vida para cuidar da família com problemas financeiros. Os capítulos são narrados pela cantora e compositora Cynthia Erivo. Para escutar, clique aqui. 

8. The Awakening (1899)

Uma obra que marcou a sociedade da época ao abordar temas hoje denominados feministas, como a emancipação sexual. Escrito pela romancista e contista norte-americana Kate Chopin (1851 – 1904), o romance conta a história de Edna Pontellier, uma mulher casada e mãe de duas crianças que se vê em conflito com as ideologias e os costumes de seu tempo. A narração foi feita pela protagonista do premiado filme Menina de Ouro (2004), a Hilary Swank. Para escutar, clique aqui. 

9. The Red Badge of Courage (1895)

Considerado uma obra-prima da literatura americana moderna, o livro do escritor Stephen Crane (1871 – 1900) aborda a Guerra Civil Americana sob a perspectiva de um soldado comum. A narrativa, feita na voz do ator e diretor Santino Fontana, conta a vida de Henry Fleming, o sonho de se tornar um herói de guerra e, diferentemente do que imaginava, os pesadelos que enfrenta estando nela. Para escutar, clique aqui. 

Conteúdo extra 

Se você gostou da iniciativa do Spotify, prepare-se, porque há muito mais. Na plataforma, especificamente no gênero descrito como Word (palavra, em português) ou Do Mundo, é possível encontrar um acervo repleto de audiolivros, também em língua inglesa, dos mais variados gêneros literários, divididos por playlists.  

As produções em áudio não são de autoria da plataforma, mas podem ser acessadas gratuitamente. De clássicos de Edgar Allan Poe até poesias contemporâneas de autores(as) pouco conhecidos(as), o conteúdo serve não apenas para a prática do inglês, mas também para aumentar o repertório literário e cultural. Para ter acesso, clique aqui.  

Que tal praticar o inglês e ainda conhecer boas histórias? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e escute os audiolivros com eles(as)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa audição e até breve! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo