Você está aqui:Home » Dicas » Artigos » Como escrever uma Dissertação de qualidade

Como escrever uma Dissertação de qualidade

Olá!

Hoje em dia, saber escrever uma boa dissertação é fundamental para qualquer pessoa. Com o mercado aquecido e o alto investimento em comunicação e tecnologia, espera-se dos profissionais a criação de textos claros, criativos e precisos, principalmente na redação de relatórios, memorandos e cartas comerciais.

Além disso, para ingressar em qualquer instituição de ensino superior ou para sair delas, claro, também é preciso investir em uma dissertação de qualidade. Nesse caso, aliás, a expectativa por parte do leitor é maior e a dificuldade do escritor também.

Quais são as diferenças entre dissertação e tese?

Muitas pessoas confundem os termos dissertação e tese. Em geral, um trabalho acadêmico é o documento que representa o resultado de um estudo e, por isso, deve expressar o conhecimento do assunto escolhido. A diferença entre elas está na originalidade do conteúdo e do tema.

Enquanto os projetos de dissertação não precisam abordar necessariamente temas ou métodos inéditos, na tese o doutorando deve defender uma ideia, um método, uma descoberta. Apesar de ambos serem informativos e exaustivos, a demanda de estudo de um é maior que a do outro.

Mas, afinal como escrever uma dissertação?

Com propósito informativo, a base de uma boa dissertação é, obviamente, a leitura. Apesar de parecer clichê, quem lê muito tem um bom vocabulário e aprende sem perceber regras de gramática. Além disso, a pessoa desenvolve maior facilidade para usar as palavras e adquire conhecimento técnico de alguns assuntos.

De revistas de entretenimento a livros técnicos, romances e clássicos da literatura, o estilo pode variar. Afinal, para elaborar um bom texto é necessário estar informado e ter conteúdo.

Outra dica é escrever sobre o que gosta. Ao escolher um tema para a sua dissertação, procure algo que te agrade. Assim, você não terá maiores problemas e gostará de pesquisar fontes interessantes para o seu texto.

No Brasil e no mundo também existem cursos de dissertação que podem auxiliar na produção de textos, artigos, entre outros. Procurado em sua maioria por universitários e pela área de comunicação, esse tipo de treinamento tem atraído cada vez mais pessoas.

Muitos, inclusive, depois de participarem de cursos, entregarem trabalhos ou algum artigo, adquirem o hábito de escrever sobre diversos temas e assuntos, sem nem mesmo precisarem de um porquê para escrever uma dissertação.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo