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Como escrever uma boa carta de apresentação?

Olá leitores do Canal do Ensino!

Muito além do currículo, a carta de apresentação pode ser a sua porta de entrada em uma empresa.

Em um mercado competitivo, alguns detalhes podem ser cruciais para conquistar um emprego novo. Boa aparência, comunicação gestual e, claro, objetividade e segurança são apenas alguns dos itens que podem ajudar nessa busca. Mas a sua porta de entrada em uma empresa e o que chama, realmente, a atenção dos gestores é o seu currículo.

Cheio de informações sobre sua vida profissional e acadêmica, o famoso CV é o primeiro contato do recrutado com o candidato. Apesar de ser uma boa fonte, outro fator pode ser determinante para a contratação ou recrutamento para uma entrevista: a carta de apresentação.

De acordo com gestores de grandes empresas e especialistas, uma boa apresentação é capaz de aumentar as chances de o seu currículo ser lido. No entanto, por parecer redundante ao CV comum, muitas pessoas se perguntam o por quê criar uma carta de apresentação e deixam o documento de lado.

A função da carta é destacar suas melhores realizações profissionais e, em alguns casos, pessoais. No documento, é possível, ainda, justificar o porquê a vaga é ideal para você e demonstrar como pode contribuir para o crescimento da empresa.

Mas é preciso ter cuidado e saber como escrever uma carta de apresentação adequada. Afinal, ela funciona como uma prévia do currículo e não uma cópia reduzida.

Confira abaixo algumas dicas de como criar uma carta de apresentação:

  • Se apresente. Fale sobre sua idade e formação de maneira resumida e menos formal que no CV;
  • Destaque os pontos fortes. Inicie o texto descrevendo seus pontos mais fortes, suas habilidades e conquistas na carreira. Dessa forma, você chamará a atenção do recrutador;
  • Não mencione nenhum aspecto que não seja positivo ou não se relacione ao seu objetivo atual;
  • Destaque os pontos que você mais se identifica na empresa. Mostre os seus conhecimentos sobre a atividade desenvolvida pela empresa e sua capacidade de crescer junto a ela;
  • Envie no corpo do texto. Se for enviar o CV por e-mail, a dica é fazer a apresentação logo no corpo da mensagem. Além de ser mais prático, isso chama a atenção do leitor;
  • Fale sobre a indicação. Se você foi indicado por alguém, cite isso. A pessoa possivelmente terá a consideração de, pelo menos, olhar seu e-mail ou de te chamar para uma conversa formal.

Boa sorte!

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