Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Como escolher uma boa faculdade

Como escolher uma boa faculdade

Olá leitores do Canal do Ensino!

Após definir a carreira que pretende seguir, é hora de analisar as instituições de ensino que melhor se encaixam em suas necessidades, condições e nas exigências do mercado de trabalho. Como descobrir se uma faculdade é boa ou ruim? Há algum parâmetro?

No site do MEC (Ministério da Educação), por exemplo, é possível consultar notas obtidas pela instituição em avaliações nacionais, o que pode facilitar na hora da escolha.

Visite o local

Além de analisar as notas obtidas pela instituição, é importante observar a estrutura do local e fazer uma pesquisa no site da universidade.

Para isso, o estudante pode fazer visitas agendadas às faculdades, conversar com alunos e ex-alunos para saber o que acham da instituição e como se colocaram no mercado de trabalho. Diferenciais, como opção de intercâmbio, ajudam a definir a instituição.

Veja como consultar o site do MEC

1. Acesse o site http://emec.mec.gov.br/, nele você encontrará informações pertinentes sobre o curso e a instituição de ensino que você deseja cursar. É possível saber se a instituição é credenciada e se o curso é reconhecido pelo MEC, por exemplo.

2. Após entrar no sítio, clique em “consulta avançada” nas abas superiores, selecione a opção buscar por instituição de ensino superior e digite o nome ou a sigla da faculdade que deseja analisar.

3. Na parte inferior, aparecerá o nome da faculdade e um valor de IGC (Índice Geral de Cursos) – que pode variar de 1 a 5. As notas a partir de 3 mostram qualidade satisfatória da instituição.

4. Os cursos também são avaliados pelo MEC pelas avaliações CC (Conceito do Curso) ou CPC (Conceito Preliminar do Curso). As notas vão de 1 a 5 e são satisfatórios valores acima de 3.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo