Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Como escolher um curso para concurso?

Como escolher um curso para concurso?

Olá,

Assim que entramos no ensino médio começa uma grande preocupação sobre entrar na faculdade e depois começam as dúvidas sobre os cursos para concurso.

Essa é uma preocupação muito comum para muitos estudantes. Tanto que é até normal que uma classe inteira esteja discutindo isso entre si conforme o ano passa.

Você provavelmente já vivenciou esta situação ou está passando por isso agora, não é?

Entrar na Faculdade é muito importante o que acaba tornando a decisão de um curso preparatório ainda mais relevante para o seu futuro.

Os “cursinhos”, cursos para concursos ou como são mais conhecidos, cursos preparatórios, são muito procurados.

Online ou Presencial – que curso para concurso escolher?

curso_online_ou_presencial

 

Não é qualquer cursinho que tem 100% de eficácia, é preciso saber escolher o curso preparatório correto para o concurso. Mais do que isso, é importante saber com qual curso preparatório você se adequa melhor, presencial ou online.

Muitas vezes estudar sozinho pode estar muito mais próximo do seu perfil de estudos do que um cursinho presencial.

Para saber identificar qual se encaixa mais com você primeiro é preciso entender as vantagens e desvantagens de cada tipo de modalidade de curso.

As vantagens dos cursos presenciais para concursos

Existem muitas vantagens nos cursos presenciais. As principais são:

A presença do professor

Por serem presenciais eles são uma extensão do seu tempo na escola, como se “continuasse” tudo que aprendeu no ensino médio. Da mesma forma que na escola, o professor está ali logo na sua frente, pronto para solucionar as suas dúvidas.

Assim, você tem uma aula mais dinâmica com uma maior possibilidade de interação e ajuda.

Como você está assistindo uma aula, ao vivo, com o professor na sua frente, é muito fácil e rápido você tirar dúvidas.

Essa é a principal vantagem.

Maior disciplina e controle dos estudos

Por haver algumas tarefas de casa, entrega de trabalhos e listas, é quase que uma obrigação estudar. Portanto você é “obrigado” a criar uma certa disciplina, mesmo que ela dure apenas o período do curso.

Outras vantagens incluem:

  • Contato com outros alunos e com suas experiências próprias;
  • Descoberta de novas matérias de interesse;
  • Experiência pessoal de professores e orientadores que podem ajudar no futuro;
  • Mais fácil de manter o foco por ser presencial.

As desvantagens dos cursos presenciais para concursos

Os famosos cursinhos são muito bons para ajudar os futuros vestibulandos, mas eles podem apresentar algumas armadilhas que devemos ter cuidado.

A padronização dos alunos

A primeira é o fato da padronização dos cursos.

Não importa o quanto um curso preparatório é flexível ou dinâmico, ele não será capaz de atender a todos os alunos. Isso é virtualmente impossível.

Por exemplo, um aluno pode ter problemas em entender alguma matéria porque falta a base daquele assunto para ele.

Ex: Não entender logaritmos por não entender potência.

O curso não pode voltar e ensinar isso para ele, o professor tem que seguir um cronograma e avançar a aula.

Portanto, o aluno que não entende logaritmos vai continuar sem entender e o propósito do cursinho deixa de existir para ele.

Comparação competitiva dentro dos cursos para concursos

O atraso na matéria não é a única desvantagem nesse cenário.

Outro problema é a alta competitividade dentro de um curso preparatório. Você sempre irá se comparar com os outros alunos (o que é um erro terrível).

E sempre que ficar perdido em alguma matéria, pode perder auto estima e se sentir inferior, o que com certeza destruirá o rendimento.

Pode não parecer um problema real ou até mesmo uma “desculpa”, mas é uma situação comum e preocupante.

Essas são as duas principais desvantagens, além delas também há desvantagens como:

  • Preço de um curso para concursos. Esses cursos estão na faixa de 500 a 3 mil reais, dependendo da área, o que pode ser muito caro para a maioria;
  • É a administração do curso que decide quais matérias passará, o que pode não estar dentro do seu objetivo e pode acabar ensinando coisas que você não usará e ignorar as que você realmente precisa;
  • O tempo que cada matéria é ensinada também é definida por eles, podem não ser o suficiente para o concurso que você almeja.

As vantagens e desvantagens de cursos preparatórios online

Os cursos online são completamente personalizados, por isso eles são mais democráticos e podem atender um maior público, sem contar que por ser personalizado você pode aprender o que é necessário para os concursos que você quer fazer.

Basta procurar por “curso para concurso” ou “curso preparatório” e milhões de resultados aparecerão, esperando por você.

Basta selecionar quais tem a grade que combina com seus objetivos e começar a estudar. É um curso mais pessoal e que possibilita um estudo mais específico e objetivo, podendo render resultados melhores. Você pode voltar para qualquer matéria sempre que surgir alguma dúvida.

Outras vantagens incluem:

  • Fazer o seu próprio horário;
  • Estudar no conforto da sua casa sem precisar se locomover;
  • Flexibilidade de estudo, podendo usar qualquer material disponível na internet;
  • Preço bem mais barato que cursos presenciais (alguns podem ter até 10% do valor de um curso para concurso tradicional).

Porém os cursos online possuem duas desvantagens:

  • Não interação com professores e outros profissionais. Mesmo com plataformas completas a resposta não é imediata e pode demorar um pouco, o que pode atrasar o aprendizado;
  • Estudar online por si mesmo exige muito mais disciplina do que estudar em cursos presenciais. É preciso autocontrole constante e mudar muitos hábitos e costumes, principalmente o da procrastinação.

Conclusão:

Escolher entre um curso para concurso presencial e online parte da autoavaliação do aluno.

Se você acredita que pode manter uma boa disciplina e que não irá desperdiçar o tempo que deveria estudar procrastinando. Ou se você tiver um conhecimento já avançado e acha que não terá dúvidas cruciais durante o estudo, o curso online pode ser uma excelente opção.

Porém se competitividade não é um problema para você e se consegue manter a cabeça fria em qualquer ocasião com esse tipo de pressão pessoal e se necessita do auxilio físico de um professor, a melhor opção é o curso presencial.

O mais importante é sempre o autoconhecimento e ver o que está dentro das suas expectativas. Escolher o tipo de curso errado é muito prejudicial.

Outras oportunidades:

Como escolher um bom curso para concurso?

Já decidiu entre um curso online e um curso presencial?

Independente do modo escolhido é importante saber que curso escolher para não se dar mal e acabar levando gato por lebre.

Para evitar futuros problemas com algo tão importante existem algumas dicas bem interessantes que você pode seguir para acertar na sua escolha:

  • Pesquise a grade de ensino de cada curso e veja qual curso é mais próximo dos concursos que você almeja;
  • Converse com antigos alunos dos cursos e saiba qual o nível de satisfação deles em relação aos resultados;
  • Conheça a estrutura do local do curso (ou plataforma) e veja se ela atende a tudo o que você precisa;
  • Tente conhecer os professores e saber se eles estão dentro das suas expectativas.

Quer saber uma poderosa ferramenta para escolher o curso preparatório para o concurso?

O ReclameAQUI. Após selecionar alguns cursos preparatórios de seu interesse, dá um pulinho lá e pesquise sobre ele, veja se há reclamações, se são muitas, como foi a resolução e decida se está dentro do que você espera de uma instituição.

É como perguntar para os ex-alunos como foram os resultados, mas sem ter que conhece-los pessoalmente.

Lembre-se sempre de pesquisar para não entrar numa fria. Essa é uma decisão muito importante para ser tomada as pressas.

Primeiro entenda o seu estilo de estudo e decida qual curso você quer. Depois dentro dessa escolha veja quais os cursos disponíveis oferecem as matérias que você precisa, dentre esses cursos selecione os que possui melhor resultado.

Essa é a melhor maneira de escolher um curso para concurso.

O que acharam dessas dicas leitores? Deixem nos comentários as suas expectativas para esses cursos e quais tipos vocês preferem.

Até logo!

 

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo