Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Outros Cursos » Como escolher um curso de MBA?

Como escolher um curso de MBA?

Olá pessoal,

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e o desemprego maior, cabe aos profissionais correr atrás de uma oportunidade que possa aprimorar o currículo e principalmente em termos de técnica e o MBA é uma ótima opção para alavancar a carreira.

De acordo com uma pesquisa nos Estados Unidos, foi concluído que profissionais entre 28 e 35 anos conseguem ter um aumento salarial em torno de 40% após o MBA. Esse tipo de pós graduação traz aos interessados um foco mais corporativo a sua carreira.

Pelo número elevado de profissionais certificados no mercado, deve-se manter em mente que não pode ser apenas um título para o seu currículo, a prática deve estar em união já que ela é quem determinará se você é um bom profissional ou não.

Deve-se pensar em MBA os profissionais que precisam de uma visão de gestão para que suas possibilidades de carreira sejam ampliadas, quando precisa ser reposicionado profissionalmente e quando deseja mudar de área.

Se você se identifica com alguma dessas necessidades, pode ter certeza que serão atendidas porém entram outras questões em jogo como a escolha do curso e da instituição.

Como escolher um curso ideal de MBA?

O que esperar do MBA? O aconselhável é que procure alguém profissional na área que possa te aconselhar e direcionar qual caminho seguir, tendo em vista suas habilidades que já estão presentes e quais cursos combinam com você, instituições adequadas e afins.

Tenha foco e objetivo naquilo que quer. Aumento salarial? Mudança de emprego? Promoção? Ou apenas mais um diploma? Se a sua intenção é atuar ativamente no mercado, o MBA pode ser uma boa saída. Caso queira apenas mais um título, aconselho não perder seu tempo e seu dinheiro.

Com toda certeza o MBA é focado em pessoas mais velhas dentro da empresa e que costumam lidar com pessoas, já que a maioria dos cursos trabalham a gestão pessoal corporativa.

Estude qual é a carga horária ideal

Nada adianta escolher uma carga horária inviável para a sua rotina de trabalho. Tenha em vista o tempo que você terá livre ou que poderá disponibilizar para se dedicar ao seu MBA. Considere o tempo que estará dentro e fora da sala, se será possível se dedicar a ambos.

De acordo com o MEC, o curso deverá ter no mínimo 360 horas, mas dependendo existem programas com cargas maiores, se assim for a sua vontade. As horas variam muito, já que os mestrados acadêmicos e profissionais duram em torno de 2 anos.

Avalie seu corpo docente

Avalie quais serão os professores que te ensinarão ao longo do curso. Qual é a bagagem que carregam? Já atuaram em ambiente profissional? Quantos anos tem na instituição? Qual é a titulação acadêmica deles?

A Associação Nacional de MBA determinou que pelo menos 30% dos docentes devem ter doutorado, veja se a sua instituição contém o selo da ANAMBA. Todos deverão ter passado pelo mercado de trabalho e ter alguma referência arrecadada.

Além de entender qual metodologia seguem em aula, se a dinâmica é boa e se possível, contate ex alunos e pergunte um pouco a respeito da experiência que tiveram.

Internacional ou não?

Há muitos anos atrás, os cursos de MBA só poderiam ser realizados no exterior caso quisesse conquistar altos cargos com salários maravilhosos. Esses tempos mudaram. Atualmente, o Brasil está investindo cada vez mais em cursos de qualidade.

Porém ainda contém diferenças, como que fora do Brasil, o MBA não possui ênfase ou especialização. Segue parâmetros pré-determinados e focados em Administração. Mas o curso é o mesmo, o que muda é a metodologia da instituição e como lecionam.

As cargas horárias no exterior são duas vezes maiores que aqui. Nos Estados Unidos por exemplo, o profissional que deseja ter um MBA, deverá fazer 600 horas.

Existem alguns programas de especialização que permitem realizar um semestre ou um módulo lá fora em escolas parceiras. Uma boa saída para os que estão em dúvida se fazem o MBA no exterior ou aqui no Brasil.

Bons Estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo