Como equilibrar e aceitar as sugestões dos alunos?
Olá, leitor!
É muito importante que o professor e o aluno se relacionem bem para que haja sucesso no aprendizado. Esse relacionamento é um verdadeiro desafio para esse profissional, afinal ele deve agir demonstrando que tem interesse no crescimento de seus alunos e que respeita a individualidade deles. Assim, um ambiente agradável e propÃcio a aprendizagem está sendo criado pelo educador.
Para que o relacionamento do educador com o aluno seja favorável é preciso que haja uma troca de solidariedade, ambos devem se respeitar. Caso contrário, não tem como evoluir qualquer tipo de aprendizado. Afinal, é na escola que as relações humanas são construÃdas.
Como lidar com os alunos em sala de aula?
Todo professor encontra alunos mais tranquilos e fáceis de lidar e alguns mais difÃceis em suas salas de aula. Normalmente, os que se negam a ficar quietos e prestar atenção ao que o mestre está falando estão desinteressados ou por causa do método que o professor utiliza ou porque não se sente motivado para estudar.
Seja qual for a situação, o educador precisa contornar essa situação construindo algumas estratégias que façam com que seus alunos tenham interesse pelo conteúdo ministrado. E uma ótima forma de conseguir isso é utilizando ferramentas inovadoras.
Também é preciso ter muita dedicação e paciência, afinal, esse processo é demorado. Para isso, o educador pode definir algumas regras a serem usadas na sala de aula. Essas regras servirão para equilibrar o aprendizado e o prazer para que todos sintam-se mais satisfeitos com o ensino que está sendo aplicado.
Deixar claro o que pode ou não pode fazer na sala de aula e o que não está dentro das normas da escola é um bom começo. Todos os professores devem se unir para atrair cada vez mais a atenção do aluno para que ele participe do processo de aprendizagem.
Como equilibrar as sugestões dos alunos?
Quando um professor planeja a sua aula ele espera que haja a participação de seus alunos. Afinal, isso faz parte da aprendizagem. Outro fato que pode acontecer é os alunos fazerem algumas sugestões, seja relacionada a aula, a algum projeto passado pelo mestre ou até algo que eles gostariam que fosse feito.
Como uma sala de aula não tem apenas um aluno, é muito normal que aconteça algumas divergências nas opiniões e sugestões de cada um deles. Para evitar que aconteça algum conflito entre eles mesmos e com os professores, uma saÃda que o educador pode encontrar é fazer com que todos se pronunciem, mostrem os seus pontos de vistas e o porquê da sua sugestão ser a mais recomendada a ser seguida.
Assim, toda a classe pode optar por aquela que mais se adequa e agrada a todos. Dessa forma, o professor não tomará a decisão para si e ainda estará estimulando a democracia com seus alunos.
As vantagens de ouvir a opinião dos alunos
Cada vez mais a relação entre os alunos e os professores está melhorando, dando mais espaço a voz e a liberdade de opinião. Quando o professor dá suporte aos seus alunos, ouve suas sugestões, ideias e reclamações, ele acaba incentivando a participação deles no processo educacional, valorizam o seu envolvimento e ainda recebem feedback.
Todas essas ações acabam contribuindo para que a saúde relacional presente no ambiente acadêmico se mantenha. E isso não é importante apenas nas salas de aula comuns, isso também é válido para os cursos online. Dessa forma, o aluno ficará mais confiante, seguro, respeitará mais a instituição de ensino.
É possÃvel criar um fórum para as sugestões dos alunos
Os fóruns são ótimas ferramentas de interatividade que servem para trocar mensagens e até arquivos. As mensagens ali transmitidas são enviadas a todos os participantes e podem ser visualizadas posteriormente, pois elas ficam armazenadas.
Eles ainda podem ou não ser mediados. Nesse caso, existe uma pessoa que orienta e acompanha o seu uso e que pode bloquear algum usuário ou até mesmo excluir mensagens que julgue ser desnecessárias.
Como qualquer pessoa pode participar de um fórum e emitir sua opinião, o professor pode utilizá-lo como uma ferramenta para receber as sugestões que, porventura, seus alunos queiram transmitir mas que não conseguem fazê-lo pessoalmente.
 Até logo!