Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como ensinar sobre diabetes para as crianças?

Como ensinar sobre diabetes para as crianças?

Olá, leitores!

A diabetes é um tipo de doença que pode atingir pessoas de todas as idades. Ela influencia não só na saúde do indivíduo, mas no modo como ele socializa. Por isso que, quando acontece com os mais jovens, requer um tratamento diferente, então como ensinar sobre diabetes para as crianças?

Abaixo, você vai encontrar diversos links (em inglês), para todo tipo de recursos que ajudem os mais jovens a aprenderem sobre esse assunto tão importante.

Para começar, existem dois tipos de diabetes e, há diferenças entre eles. Confira abaixo:

Tipos de diabetes

  • Tipo 1: é quando o seu organismo destrói as células que produzem insulina, significa dizer que seus níveis de glicose aumentam, podendo prejudicar o funcionamento de alguns órgãos. Pode aparecer em qualquer idade, mas geralmente é descoberto na infância e necessita de doses diárias de insulina.
  • Tipo 2: significa que seu corpo não produz insulina suficiente, ou não reage a ela. Os sintomas podem ser controlados através de dieta, exercícios e monitoramento do nível de glicose no sangue. Geralmente é associada a obesidade, e se desenvolve em maior volume em adultos.

A diabetes mellitus é, ao mesmo tempo, complexa, comum e assustadora, já que, segundo pesquisas, provavelmente mais da metade dos casos existentes no mundo não são diagnosticados.

Como ensinar diabetes para as crianças

homem-segurando-cartaz-escrito-diabetes

A entidade britânica Diabetes UK fez um vídeo que usa linguagem simples, direcionada a crianças, para explicar a diabetes tipo 1 e como ela afeta as pessoas. É como se fosse um zoom que mostra um corpo atingido pela doença como por exemplo, células que conversam e insulina e glicose que voam, explicando como o tratamento é feito e como lidar com o diagnóstico positivo. Confira (em inglês):

A instituição Diabetes UK tem vários tipos de recursos para crianças com diabetes, incluindo um manual sobre como enfrentar o mundo com mais cuidado e como lidar com a doença no inverno rigoroso.

O simples ato de testar o sangue e injetar insulina pode ser assustador para as crianças, então a Federação Internacional de Diabetes fez um kit de recursos para mostrar o dia a dia na vida de um diabético de modo que possam entender sobre e perder o medo. São histórias em quadrinhos com explicações dos testes de sangue, dicas de vida saudável e normal, e ainda pôsteres educativos que podem ser usados inclusive em sala de aula.

Já a instituição School Food Plan, que luta por uma comida mais saudável para as crianças nas escolas, criou uma apresentação para falar de alimentos saudáveis e que ainda previnem a diabetes tipo 2 na vida adulta. Eles  ainda mostram números sobre a quantidade de açúcar ingerido atualmente pelos jovens e como isso prejudica a saúde.

Como ensinar diabetes para os adolescentes

Para crianças maiores, já quase adolescentes, a dica é um site chamado Think Like a Pancreas (que quer dizer “pense como um pâncreas”), que é como um guia animado pelo personagem Pierre Pancreas. Ele explica detalhes de como a diabetes tipo 1 afeta o corpo, inclusive com a ajuda de músicas.

Para uma explicação melhor da ciência por trás da doença, os guias da ABPI Schools podem ser usados como textos ou até pôsteres para o ensino em sala de aula.

Outro ponto importante a ser tratado é o risco da obesidade. O documentário “That Sugar Film” de 2014 pode ser um começo, já que mostra a experiência de um homem que come só produtos com muito açúcar, mas que se dizem saudáveis, e as consequências deles para o corpo. Outra opção é usar notícias e artigos de jornais para tratar do assunto da obesidade com casos reais.

E ainda tem a TED Talk (palestra em inglês) com o especialista em nutrição Jonathan Bailor, que faz a pergunta “O Super-Homem pode ter diabetes?”.

Professor: conheça mais sobre o assunto da diabetes e repasse a seus alunos. Ensinar sobre diabetes para as crianças pode ser o início de uma vida mais saudável para elas.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo