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Como ensinar ética no ensino fundamental?

A escola tem um papel fundamental na formação do caráter dos alunos e, por isso, é preciso incluir temas como ética e respeito para preparar cidadãos de bem para o futuro

Olá, leitores!

A formação de um cidadão se dá por meio dos valores ensinados em casa e, claro, pelos conhecimentos adquiridos na escola. Afinal, os estudantes passam grande parte do seu dia dentro da sala de aula, convivendo com professores e outros alunos.

Mas, muito além de matemática, química e gramática, as instituições ensinam e ajudam a desenvolver alguns princípios, personalidade e caráter, moldando os alunos para que se tornem cidadãos conscientes, que saibam conviver em sociedade.

Esse convívio, aliás, se dá por meio do respeito ao próximo e pela ética nas relações, temas que nem sempre são abordados nas escolas. Isso porque muitos professores ainda tem dificuldade em incluir esses valores nas salas de aula, justamente pela seriedade do assunto e pela fuga do “padrão escolar”, principalmente no Ensino Fundamental.

Segundo especialistas, com o avanço da tecnologia, os estudantes estão cada vez mais inseridos nas redes sociais, é preciso abordar o tema o quanto antes para que o caráter seja formado pautado por esse princípio da ética. A ideia é ensinar os alunos a aprenderem a conviver, a criarem vínculos, a participarem e a respeitarem as opiniões alheias. Além disso, trabalhar a temática ajuda as pessoas a desenvolverem a consciência em relação às suas atitudes.

Como introduzir a ética nos estudos?

Há diversas maneiras simples para introduzir esses valores para os alunos. Entre debates, assembleias e rodas de conversa, é preciso também que os professores e o corpo diretivo das escolas demonstrem ética em suas atitudes. Ou seja, eles devem ouvir e respeitar as opiniões dos alunos, cumprir prazos na entrega de avaliações e notas, não expor erros ou deficiências de alunos na frente de toda classe, entre outros.

Uma boa maneira de incluir a ética no dia a dia, é fazer com que os alunos reflitam sobre diversos temas – relacionamentos, corrupção, entre outros. Nesse contexto, é interessante propor situações para que eles possam analisar os extremos e definir de que foma elas poderiam ser resolvidas.

Além disso, especialistas afirmam que também é importante colocar temas como colar na prova, sentar em assentos preferenciais, cortar filas, entre outros, nas rodas de debate, demonstrando que, além de errado e antiético, essas ações podem ser comparadas à corrupção.

Outra opção é realizar jogos e simulações, testando os limites. Coloque os alunos sentados e estabeleça situações específicas, como “se algum parente está em risco, que regras estariam dispostos a quebrar para ajudar e salvar essa pessoa?”. Após a resposta, faça com que eles reflitam se a ação é ética ou não. Depois, mostre as consequências das ações para eles e para as pessoas com quem se relacionam.

Regras e problemas

Toda escola tem regras. Uma boa forma de garantir que os alunos respeitem as leis impostas é, justamente, pedir a opinião dos estudantes em relação à elas e chegar a um acordo. Por exemplo, permitir o uso de bonés um dia na semana ou organizar uma excursão uma vez ao mês. Conforme mencionado acima, a ética é pautada pelo respeito ao próximo e pelo relacionamento, ou seja, ouvir e ser ouvido.

É importante que os alunos consigam assimilar o que foi aprendido dentro da sala de aula e o que, de fato, está acontecendo. Quando as regras forem infringidas, uma boa alternativa é realizar assembleias para que a escola toda discuta o que está acontecendo – sem expor o aluno.

Há diversas maneiras de colocar a ética no dia a dia dos alunos. Não perca mais tempo!

Até a próxima!

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