Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como ensinar ética na sala de aula?

Como ensinar ética na sala de aula?

Olá, leitor!

Há muita polêmica entre educadores a respeito de se ética deve ser ensinada na escola ou é uma responsabilidade apenas da família. Apesar da polêmica envolvida, é um fato que a escola influencia diretamente no desenvolvimento de valores dos estudantes, e no Brasil este tema é tratado logo no ensino fundamental como um dos temas transversais que compõem os parâmetros do currículo nacional (PCN).

Então, qual é o papel da escola?

Como ensinar ética? Em 1º lugar, a escola precisa comunicar com clareza quais são seus valores e regras como instituição, em 2º seus colaboradores, professores e direção, irão transmitir por meio do exemplo, suas atitudes e comportamentos como profissionais.

Em 3º lugar por meio dos livros e recursos didáticos dentro das salas de aula de maneira transversal, e não apenas vinculada a uma matéria, assim um professor de português e história pode abordar o tema, por exemplo.

Selecionamos várias ideias de como você professor, pode ensinar ética na sala de aula, com dicas para ensinar ética para crianças no ensino fundamental e jovens no ensino médio. Confira!

O que é Ética?

como-ensinar-etica-na-sala-de-aula_Prancheta 1

A palavra ÉTICA deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) e relaciona-se à reflexão sobre nosso comportamento e atitudes morais. Já a palavra MORAL tem origem no latim (mos, mors) e significa um conjunto de valores, normas, regras e princípios que norteiam a conduta humana em sociedade.

O Caderno Ética nº 82 disponível no portal do MEC (Ministério da Educação) descreve assim:

Moral e ética, às vezes, são palavras empregadas como sinônimos: conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.). Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). Finalmente, deve-se chamar a atenção para o fato de a palavra “moral” ter, para muitos, adquirido sentido pejorativo, associado a “moralismo”. Assim, muitos preferem associar à palavra ética os valores e regras que prezam, querendo assim marcar diferenças com os “moralistas”.

Formas de ensinar ética na sala de aula

Comece ensinando ética para as crianças

Se esperamos que as crianças desenvolvam valores de respeito, cidadania e compreendam a importância de leis justas, então precisamos ensiná-los sobre ética e moral, desde cedo no ensino fundamental.

E como ensinar crianças sobre ética no ensino fundamental?

Abordar questões filosóficas e teóricas com as crianças provavelmente não irá trazer resultados satisfatórios. O que é importante nessa fase em que estão descobrindo o mundo, são as experiências que promovam o aprendizado, e ensinem as crianças a fazerem escolhas morais e a ter valores, que no futuro servirão como base para tomarem decisões em suas vidas.

Para implementar isso na prática, os professores e educadores precisam revisar os planejamentos de aulas e o currículo pedagógico, por meio de reuniões e outras atividades escolares para ensinar as crianças a considerarem questões e comportamentos éticos.

Os planos de aula para ensinar ética, podem abordar questões sobre causa e consequência, sobre o valor da caridade, sobre cidadania, valores sobre sustentabilidade e meio ambiente, valores da comunidade e sobre ter valores como o respeito, que não podem ser medidos apenas em termos materiais.

Confira estes exemplos de planos de aula de ética e cidadania e também ideias de atividades para ensinar valores para crianças:

Ética e Cidadania – Repensando valores através da música

Plano de aula elaborado pelo professor Rones Aureliano de Souza para o ensino fundamental, que utiliza a música para ensinar ética e também aborda componentes de artes, alfabetização e língua portuguesa.

Jogo educativo para ensinar ética

O blog Ética e Escola, compartilhou uma ideia bem legal de jogo para ensinar ética chamado “Pique Ética”.

Sequência didática para uma semana – plano de aula sobre ética

O blog Ética e Escola compartilhou esta sequência de plano de aula sobre introdução a ética para crianças do 5º ano do ensino fundamental, este roteiro foi elaborado pelas professoras Carine Flores, Fabiane de Menezes, Ketylin Oliveira, Luana Martins, Mariana Baumhardt e Renata Savegnago.

Projeto Vivendo Valores na Escola

Este projeto foi desenvolvido pela pesquisadora Maria Teresa Ceron Trevisol com apoio dos professores, Maria Lucinda Corcetti e Rita Maria Cadorin da Silva, na Escola de Educação Básica Belizário Pena (Capinzal, Santa Catarina).

Durante o projeto, foram realizadas atividades sobre ética desenvolvendo os temas: aprender a aprender; vivência dos valores: respeito, solidariedade, disciplina, responsabilidade, coletividade; trabalho unificado – coletivo, humanizar e compromisso.

Plano de aula sobre Bullying

O roteiro preparado pela professora Suelen Fernando Machado, recebeu o título “Bullying não é brincadeira! e trabalhou valores de respeito ao próximo, introduziu o tema de Bullying promovendo conscientização e reflexão para prevenir esse problema enfrentado por muitas escolas e alunos de diversas idades.

Livros infantis sobre ética e valores

Há vários livros infantis que transmitem valores para crianças sobre respeito, cidadania, meio ambiente, diferenças culturais e direitos humanos. Sugerimos “Malala – A menina que queria ir para a escola” (editora Companhia das Letrinhas), em que a autora Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafza.

Outro livro bem interessante é o “Crianças como você” escrito pelos autores Barnadas e Anabel Kindersley, foi editado em associação com o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância pela Editora Ática.

Transmita valores e ética para adolescentes e jovens

O ensino de ética para jovens é importante para formar pessoas capazes de compreender a cidadania, o seu papel na sociedade e na política, seus direitos e deveres políticos, civis e sociais, e transmitir valores que irão adotar no dia a dia como atitudes de solidariedade, cooperação, honestidade e respeito.

Segue algumas ideias de atividades para ensinar ética para jovens:

Plano de aula – Introdução à Ética

Os professores Rosângela Menta Melo e Ezequiel Menta, prepararam este plano de aula para ensinar ética e promover reflexão dos jovens sobre as ações humanas e o respeito à liberdade individual e coletiva. Este roteiro tem 6 atividades, uma prática social para finalizar e também uma proposta de auto-avaliação.

Bullying: o mal que está na sala de aula

Este roteiro para duas aulas foi elaborado pelos professores Lindomar de Oliveira Untaler, Cláudia Regina M.G. Fernandes e Lérida de Oliveira. Com este plano de aula é possível ensinar os conceitos básicos de Bullying, processos físicos e psicológicos.

Caderno Respeito e Humilhação

Este caderno foi elaborado durante o projeto “Respeitar é Preciso!” pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, entre 2014 e 2015. O caderno oferece orientações, conceitos e sugestões de ideias para ensinar ética abordando o tema de Direitos Humanos. O Caderno tem 4 capítulos com os títulos “Humilhação e Direitos Humanos”, “Humilhação e  Autoritarismo”, “Humilhação e ações educativas” e “Intervenções no cotidiano”.

Práticas recomendadas para ensinar ética do site “Faz Sentido

O site Faz Sentido, tem vários recursos para professores e educadores. Na categoria Recomendações e Práticas, e utilizando o filtro Empatia e Cooperação, você encontra várias atividades para ensinar ética no ensino médio, as propostas foram aplicadas em escolas que já fizeram oficinas da Trilha Faz Sentido.

O dilema do Bullying nas escolas

Aqui no Canal do Ensino compartilhamos várias dicas de como perceber os sinais e lidar com as situações de Bullying em sala de aula e os dramas vividos pelas vítimas, o comportamento do agressor, e o impacto na família.

Como agir? Como lidar com esse problema? Como prevenir nas escolas? Confira o artigo na íntegra, O que é bullying, como perceber e resolver este problema?

Ensine ética com filmes

Estudantes de todas as idades vão gostar de aulas que utilizam vídeos e filmes. Além de assistir ao filme previamente selecionado pelo professor, os estudantes podem fazer atividades sequenciadas que promovam o aprendizado.

Algumas atividades que podem ser associadas ao filme para promover o aprendizado com experiências relevantes:

  • Debates estruturados: os grupos de alunos são organizados, pesquisam o tópico, apresentam seus argumentos e contrastam os do lado oposto;
  • Debates abertos: Os alunos entram e se sentam no lado da sala que foi designado para corresponder a certa visão do tema ético em questão. Se eles mudam de ideia em algum momento ao longo do debate, eles se mudam para outro lado da sala e continuam a argumentar – agora numa posição diferente;
  • Resenhas críticas;
  • Exercícios de reflexão sobre valores pessoais;
  • Exercícios de reflexão sobre empatia ou conflito com os personagens do filme;
  • Pesquisa do contexto de assuntos abordados pelo filme, exemplo, ética e manipulação genética, em reportagens de revistas e jornais;
  • Pesquisa e debates sobre os valores e ética de cada profissão, por exemplo, código de ética de Medicina, código de ética de Jornalismo, etc.

Sugestões de filmes para ensinar ética na sala de aula:

A mulher faz o homem

O personagem Jefferson Smith (James Stewart) é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao ir para Washington ele enfrenta conflitos, encontra corrupção e percebe como os chefes de estado estão envolvidos.

Gandhi

Filme com relatos da biografia de Gandhi, traz o tema de direitos humanos.

Um Golpe do Destino (The Doctor)

O filme é ótimo para propor reflexões sobre a ética da profissão de médico, a relação médico-paciente e valores como empatia.

O preço de uma verdade (2003)

O filme de Billy Ray, mostra os bastidores de jornalistas de um grande veículo de comunicação e principalmente do personagem Stephen Glass (Hayden Christensen), aborda os desafios profissionais, também valores sobre integridade, honestidade e a ética da profissão.

Amor em escalas

O filme em que o ator principal é George Clooney no papel de Ryan, questiona as relações e métodos de demissão adotados por alguns empregadores, suas consequências para o emocional dos envolvidos que entram em conflitos com seus valores pessoais.

O informante

O filme aborda dilemas éticos que profissionais de todos os setores são submetidos ao lidarem com os interesses privados de seus patrões. Quando o químico Jeffrey Wigand (Russell Crowe) deseja divulgar publicamente os malefícios trazidos pelo cigarro, mas não pode devido ao termo de confidencialidade que assinou com seus antigos empregadores.

O tema ética, como você percebeu não é um assunto simples de se ensinar e que pode ser transmitido apenas com a transferência de informações, mas por práticas pedagógicas que levem à compreensão e a vivência de experiências.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo