Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como encontrar bolsas de estudo no exterior

Como encontrar bolsas de estudo no exterior

Olá pessoal!

Grande parte dos estudantes que sonham em estudar no exterior deixa com que os gastos e as despesas com a estadia freiem a realização dessa vontade. Antes que desista de seu sonho, nós te informamos: existem algumas formas de conseguir assistências financeiras para bancar os estudos em outro país, e a mais comum delas são as bolsas de estudo. Oferecidas por instituições e agências internacionais e pelo governo brasileiro ou do seu país de destino, as bolsas muitas vezes acabam sem uso pela falta de estudantes interessados ou pela inadequação dos candidatos aos requisitos de admissão.

As bolsas de estudo (ou, em inglês, scholarships) e seus requisitos variam de acordo com vários fatores – o país, a universidade, o nível de estudo, o curso, entre outros – e normalmente são concedidas com base em mérito escolar/acadêmico e necessidade de assistência financeira do candidato.

O primeiro passo

O primeiro passo para encontrar bolsas de estudo será sempre o contato com a universidade. Visitar os sites oficiais das instituições pode ser a melhor maneira de pesquisar suas opções, além de ser um excelente ponto de partida, pois são nestes endereços online que você encontrará informações concretas e confiáveis – e, nestes mesmos sites, você entra em contato diretamente com membros da universidade para tirar suas dúvidas e receber orientação. Procure sempre pela página direcionada aos estudantes internacionais (International Students ).

Outro ponto de partida ideal são bancos de dados online como o do Hotcourses Brasil, que reúnem opções de bolsas de estudo em um só lugar e permitem que você refine sua pesquisa de acordo com os seus interesses (país, área de estudo, nível de estudo, duração, etc.).

Exigências e requisitos

Para se candidatar a bolsas de estudo no exterior, você precisará de uma série de documentos. Por exemplo:

-Mérito acadêmico: Uma bolsa por mérito exigirá a comprovação de um excelente desempenho escolar/acadêmico de cada candidato a partir de históricos escolares com a página de notas e médias gerais do estudante, entre outros documentos.

-Situação financeira: Uma bolsa por necessidade financeira exigirá a comprovação da situação financeira do candidato a partir de extratos bancários oficiais (seus e de seus responsáveis) e declaração de condição financeira, entre outros documentos.

Cada instituição tem requisitos diferentes e algumas bolsas de estudo são concedidas apenas aos estudantes que já foram admitidos à universidade – desta forma, será necessário, primeiramente, passar pelo processo de seleção.

Há também bolsas de estudo outorgadas com base no desempenho em algum campo da educação, de esportes, de artes, etc., como é o caso de bolsas de estudo para atletas.

Programas do governo

Você pode procurar por bolsas de estudo em programas mantidos pelo próprio governo brasileiro em parceria com universidades internacionais, como o Ciência sem Fronteiras, que a partir de 2015 vai oferecer mais 100 mil bolsas para brasileiros em cursos de graduação e pós-graduação em diversos países. Tem também a Fulbright Brasil, a comissão para intercâmbios e bolsas de estudo entre Estados Unidos e Brasil.

Uma boa fonte de informações são os sites oficiais do governo ou a página de educação oficial do país, como a Education UK, do Reino Unido, e a Study in Australia, da Austrália.

Excelente desempenho escolar e proficiência no inglês

Não importa o país ou o curso que você estiver interessado em estudar, para conseguir uma bolsa de estudo – ou mesmo a admissão na instituição –, uma coisa é fundamental: um bom desempenho escolar. As instituições analisam boletos escolares, cartas de recomendação, históricos escolares, histórico acadêmico e diploma de bacharelado (se a sua intenção for cursar uma pós-graduação), atividades extracurriculares e experiências práticas, etc. Resumidamente, tudo que possa demonstrar o esforço e interesse de cada candidato. E, como o inglês não é nossa língua oficial, os brasileiros também precisam comprovar uma fluência mínima no idioma para ser admitido, normalmente com uma das provas de proficiência mais reconhecidas no exterior, o TOEFL ou o IELTS.

Até logo!

Por: Brenda Bellani

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo