Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » Como encontrar aulas gratuitas de inglês para aprender online

Como encontrar aulas gratuitas de inglês para aprender online

Olá, leitor!

Não importa se você quer aprender inglês para viajar ou apenas melhorar seu vocabulário em inglês, encontrar cursos online gratuitos para aprimorar habilidades e se desenvolver pode ser uma ótima opção.

A internet torna a rotina de estudos muito mais prática, com flexibilidade de horários e sem os problemas de transporte ou outras barreiras para acessar as aulas de inglês.

Na internet você encontra muitos sites, dicas e exercícios em inglês, principalmente, materiais para estudantes iniciantes e intermediários treinarem e praticarem a fala.

Além dos diversos materiais disponíveis, as aulas de inglês online gratuitas permitem que os estudantes aprendam com um professor ou sozinhos e se preparem para os testes de proficiência.

Apesar de toda facilidade para participar de aulas gratuitas de inglês online, os estudantes precisam de internet, alto-falantes ou fones de ouvido.

Os melhores cursos oferecem atividades para treinar habilidades que envolvem a fluência no idioma (ouvir, ler, escrever e falar).

Para desenvolver a fluência em todas as habilidades é importante que o estudante que quer aprender inglês sozinho faça um cronograma de estudos e organize os materiais disponíveis nos cursos gratuitos de inglês online para estudar gramática, conversação e redação. Confira!

Aulas de inglês no YouTube

Como encontrar aulas gratuitas de inglês

Fonte: Shutterstock

Existem muitas aulas gratuitas de inglês de alta qualidade disponíveis no YouTube que ajudam os estudantes de idiomas a aprender desde o vocabulário até a pronúncia, gramática e conversação.

Selecionamos 5 canais do YouTube para você aprender inglês com videoaulas:

English Class 101

Se você deseja aprender inglês sozinho pela internet o “English Class 101é um ótimo canal. No canal você acessa um programa completo de aprendizado com mais de 1.000 aulas de inglês gratuitas!

Além das lições em vídeo sobre gramática, vocabulário e pronúncia o estudante pode aprender muitos aspectos da cultura americana e britânica, o que torna o aprendizado muito mais interessante.

Business English Pod – Learn Business English

Já se você deseja aprimorar o inglês para trabalhar, um ótimo canal é o “Business English Pod. As lições são dedicadas aos profissionais e abordam situações como reuniões, negociações, fluxos de produção e termos relacionados ao mundo dos negócios e administração.

Aulas de inglês grátis

Um dos canais mais populares do YouTube é o “Aulas de Inglês Grátis” com o Professor Jackson Roger. O professor Jackson ensina inglês para mais de 75 mil inscritos.

Seus vídeos são criativos e seu conteúdo é relevante. No canal é possível acessar 80 videoaulas de inglês grátis na playlist. O professor Jackson também usa humor para tornar suas aulas divertidas e grava vídeos com dicas para os estudantes de idiomas.

Inglês para brasileiros

Outro canal que também usa o humor para tornar as aulas mais dinâmicas é o “Inglês para brasileiros” da professora Driéli Sonaglio.

O Canal tem mais de 115 mil inscritos e muitas aulas gratuitas de inglês organizadas em playlists para nível iniciante, intermediário e avançado, além das dicas de pronúncia, inglês para viagem e para negócios.

Tecla SAP com Ulisses Carvalho

O que esperar do canal “Tecla SAP com Ulisses Carvalho”? Estratégias de aprendizado de idiomas, dicas de gramática, lições coloquiais e jargões, vocabulário usado em diferentes situações (por exemplo, compras, táxi, Skype, futebol e copa do mundo) e uma seleção de vídeos sobre com aulas de inglês com música.

Aulas de inglês em aplicativos

Além de acessar aulas pelo YouTube você pode aprender inglês e desenvolver habilidades a qualquer hora, em qualquer lugar, utilizando seu Smartphone. Selecionamos 5 aplicativos que irão te ajudar a desenvolver a fluência em inglês:

Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos gratuitos para aprender inglês mais popular e muito recomendado para iniciantes no idioma já que o estudante irá passar por uma jornada de aprendizado como um jogo, em que avança etapas conforme desenvolve habilidades da fluência.

Pelo aplicativo você pode aprender inglês rapidamente, dedicando apenas 20 minutos por dia para treinar. É uma forma criativa de aproveitar melhor o tempo que seria perdido, por exemplo, no deslocamento ou em uma fila de espera para desenvolver a fluência no idioma.

Memrise

O objetivo deste aplicativo é ajudar os estudantes de idiomas a expandir o vocabulário e a memorizar palavras em inglês de uma forma eficaz.

O App Memrise também oferece um modo offline para que o usuário possa acessar os exercícios sem conexão à internet.

Por meio do método de repetição espaçada o aplicativo ajuda o estudante a aprender novas palavras e ao mesmo tempo reforça as lições anteriores, tornando o aprendizado muito mais eficiente.

Lingbe

É um aplicativo onde as pessoas se ajudam e compartilham seu idioma nativo. É uma plataforma útil para você que deseja encontrar um nativo para aprender inglês já que o App Lingbe conecta você com nativos na língua inglesa dispostos a ensinar e também a aprender uma nova língua.

Se você está disposto a fazer um intercâmbio de idiomas online este é um ótimo aplicativo.

Awabe

É um aplicativo gratuito que ajuda você a aprender inglês com muitas frases comuns e vocabulários comuns do idioma.

O aplicativo funciona completamente offline o que é uma grande vantagem. No App Awabe o usuário encontra traduções, aulas de áudio e vídeo e vários jogos de aprendizado de idiomas.

Talk English

É um aplicativo ótimo para treinar a fala em inglês. Com as 200 lições do aplicativo você pode melhorar sua pronúncia e criar confiança para conversar em inglês com outras pessoas.

No aplicativo o usuário encontra diálogos de nativos e conversas gravadas para ouvir e depois falar e gravar a si mesmo para treinar a fluência.

Com estes exercícios é possível comparar e ajustar a pronúncia, acessar áudios para melhorar a escuta e compreensão e treinar a fala, que poderá ser gravada, possibilitando que você acompanhe seu avanço na fluência.

Cursos de inglês grátis em sites do Governo Federal

My English Online – MEO

O Ministério da Educação (MEC) através do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) disponibiliza o curso de inglês “My English Online” para alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.

O curso é dividido em 5 níveis (iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado) e possui livros interativos, exercícios de gramática, dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

Escola do Trabalhador

Outra opção para fazer um curso de inglês online oferecido pelo Governo Federal é a plataforma “Escola do Trabalhador”.  No site o estudante pode acessar o curso de inglês aplicado ao trabalho que possui 40 horas de aulas para desenvolver a fluência no idioma, principalmente conversação nas situações de trabalho que envolvam turismo e hospitalidade.

Cursos de inglês grátis em sites internacionais

BBC Learning English

No canal da BBC Learning English no YouTube você pode ter acesso a aulas de inglês totalmente gratuitas. Os vídeos abordam situações do dia a dia, além de dicas de gramática, pronúncia, vocabulário, música e entrevistas.

São várias lições para aperfeiçoar seu nível de aprendizado de inglês com vocabulário e lições de gramática, além de muitos exemplos sobre como reagir em diferentes situações que simulam o idioma utilizado no dia a dia.

Utah State University

A Universidade de Utah, nos Estados Unidos, disponibiliza cursos gratuitos de inglês. É uma ótima oportunidade para os estudantes que já possuem um pouco mais de domínio no idioma e querem aperfeiçoar as habilidades principalmente de leitura e escrita.

Cursos de ESL do EDX

O curso de inglês como segunda língua (ESL) disponibilizado no EDX possui aulas para o estudante desenvolver as habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e conversação em inglês.

Além das aulas para desenvolver a fluência o site oferece cursos para prepará-lo para os testes de proficiência no inglês, como o TOEFL.

MIT OpenCourseWare (OCW)

É uma plataforma de cursos abertos que você pode acessar os conteúdos dos cursos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Outros cursos destinados aos estudantes avançados no idioma são os oferecidos pelo MIT para alunos de inglês como segunda língua.

O objetivo dos cursos é aprofundar os conceitos da língua inglesa e desenvolver a fala, pronúncia e compreensão do idioma, um exemplo é o curso ELS – Advanced Speaking and Critical Listening Skills.

MOOEC – Massive Open Online English Course

Outra plataforma para acessar aulas gratuitas de inglês é o MOOEC. A plataforma foi lançada na Austrália com o apoio do Governo do Estado de Queensland e da comunidade local de ensino da Língua Inglesa e oferece um curso online para o ensino de língua inglesa em todos os níveis.

O estudante pode escolher aulas para aprimorar habilidades de escuta, leitura, escrita e fala, além de acessar cursos curtos e criar seu próprio roteiro de estudos.

Se você gostou destas dicas, mas ainda não sabe como organizar seus materiais e por onde começar para aprender inglês sozinho pela internet, confira os tutoriais completos que já publicamos aqui no Canal do Ensino para avançar e desenvolver a fluência:

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo