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Como elaborar uma pesquisa de satisfação

Olá leitores!

Para qualquer negocio é importante conhecer seu cliente e suas necessidades para melhor atende-lo, com a pesquisa consegue-se medir o grau de satisfação dos clientes, a pesquisa pode ser utilizada em qualquer ramo é preciso identificar o que precisa ser melhorado para fidelizar os clientes e conquistar novos, saber o que o cliente espera é fundamental para melhorar seus serviços.

A pesquisa de satisfação também deve ser feita com os funcionários, para conhece-los melhor, saber o que pensam sobre as atividades que desenvolvem e a empresa que trabalham, evitando que o funcionário trabalhe mal e insatisfeito, promovendo um marketing negativo da empresa.

Mas como fazer uma boa pesquisa? Em primeiro lugar ao elaborar a pesquisa para empresa deve-se pensar em quais informações do cliente podem auxiliar na melhoria de seus serviços, as perguntas devem ser feitas de forma clara e objetiva.

Faça perguntas como: idade, sexo, qual estado civil, onde mora, qual profissão, como conheceu seu estabelecimento ou loja ( neste caso pode-se colocar alternativas para o cliente ticar se conheceu através do Google, folders, site da loja ou um amigo que indicou), com qual frequência compra o produto ou utiliza o serviço, quanto gostaria de pagar pelo mesmo, se gostaria de receber informações por e-mail e que nota daria para o atendimento, preço e  qualidade dos produtos ou serviços ofertados? Aproveite os dados e cadastre seus clientes assim quando ele vier a sua loja já terá o perfil do mesmo e saberá quais produtos prefere e como ele gosta de ser atendido.

Quando bem feita a pesquisa de satisfação ajuda a conquistar novos clientes e a formar planos de ação para alavancar suas vendas e ter clientes satisfeitos sempre.

Até logo!

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