Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » Como é uma cidade inteligente?

Como é uma cidade inteligente?

Olá, leitores!

O assunto do artigo de hoje é uma expressão que está ficando cada vez mais na moda. Trata-se das chamadas cidades inteligentes. Sejam os cidadãos, o governo ou as empresas, todos querem estar em uma cidade que seja denominada dessa maneira. As vantagens são várias e a imagem do município fica ainda melhor diante das demais. Mas você sabe o que é uma cidade inteligente? Para se tornar uma, há um longo caminho a ser percorrido, mas não é nada que seja impossível. É necessário que todos trabalhem juntos para atingir o objetivo para se tornar uma cidade inteligente.

Saiba o que é preciso, quais são as características e quais são os exemplos de cidades inteligentes que nós temos.

Características de uma cidade inteligente

Em resumo, uma cidade inteligente só consegue ganhar esse nome se adquirir características desenvolvidas em três aspectos diferentes. Eles são a infraestrutura e o planejamento, que ficam por conta do governo que atuante, além da inteligência humana, que diz respeito aos trabalhadores, iniciativa privada e empreendedores que vivem no local.

Uma cidade bem estruturada nessas três áreas traz diversos benefícios aos moradores e à administração. Exemplos de consequências dessas características são maior preservação ambiental, melhoria no transporte público, planejamento urbano eficiente, estrutura para melhor qualidade de vida, melhor educação e consumo consciente. Em muitos países, essas não são questões a serem resolvidas, por isso as cidades já são consideradas como inteligentes. Já em locais como o Brasil, por exemplo, a luta continua, pois há muito a se evoluir em questões como saúde, segurança pública e educação.

Como surgem as cidades inteligentes?

predios-coloridos-com-muitas-utilidades

Para entender como surgem as cidades inteligentes é necessário um exemplo. Imagine que você está a caminho do trabalho e, por falta de sinalização, acontece um acidente bem na sua frente. Apesar de não estar de carro, o fato complica seu trajeto. Os ônibus não vão passar em seu caminho de costume e não há nenhum sistema que te informe onde pegá-los. O trânsito e o transporte coletivo se tornam um caos. Além da falta de sinalização já existente, motoristas não sabem por onde desviar, os ônibus seguem itinerários diferentes e os poucos que descobrem com antecedência, enfrentam um metrô lotado, que não consegue atender toda a população.

Em resumo, pode-se entender que ,com um pouco de inteligência, aplicando sistemas tecnológicos e estratégicos, todo esse problema poderia ser evitado no cotidiano dos cidadãos. É possível criar diversos sistemas que solucionem cada um desses problemas, como uma sinalização eletrônica eficaz, aplicativos que indicam problemas de trânsito, melhores condições de transporte alternativo, entre outras questões.
Esse conjunto de tecnologias, se integradas e aplicadas a gestão urbana, transforma o que é caracterizado como uma cidade inteligente. Elas surgem a partir da demanda da própria população, somada a uma boa administração por parte dos governantes.

Desenvolvimento

Não se engane. Para que tudo isso aconteça não é suficiente que a população peça e o governo atenda. Os políticos eleitos não tem total responsabilidade pelo crescimento e a inovação dentro de uma cidade. A população precisa agir em parceria para que esse processo funcione plenamente.

Como fazer isso? Você pode começar com passos simples como: participar de reuniões, se interessar por processos tecnológicos, pensar e oferecer propostas de soluções, indicar os locais onde os problemas estão acontecendo e participar efetivamente da vida política da sua cidade. Além disso, se for da área de inovação e tecnologia, é extremamente interessante desenvolver aparelhos, aplicativos e sistemas que auxiliem nesse processo de transformação em uma cidade inteligente.

Cidades inteligentes brasileiras

Dentre as cidades que conseguiram alcançar esse status no Brasil estão: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Maringá (PR), São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis (SC). Cada uma delas recebeu esse nome por motivos diferentes, aproveitando o que há de melhor em cada local.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo