Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como e onde você pode estudar libras de forma gratuita

Como e onde você pode estudar libras de forma gratuita

Olá, leitor!

Estudar Libras tem se tornado cada vez mais necessário no mundo que se cobra atitudes para a inclusão social, além de ser praticamente uma obrigação para quem pretende desenvolver sua comunicação com o mundo. Pensando nisso, várias instituições tem ofertado cursos gratuitos de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Acompanhe esse artigo para saber como e onde aprender essa modalidade de língua. Confira!

Como estudar Libras?

estudar_libras_gratis_gratuito

Sendo Libras nossa segunda língua oficial – sim é nossa língua, pois foi criada no Brasil pelo INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) ainda no séc. XVIII e travou muitas batalhas até ser considerada oficialmente nossa língua em 2002.

Infelizmente, uma pequena parte da população brasileira sabe essa língua. Para melhorar essa situação muitas instituições tem oferecido cursos gratuitos para quem quiser aprender, seja em educação a distância ou presencial.

Existem várias maneiras de aprender essa língua que se utiliza de sinais gestuais e expressões corporais. Assistindo a videoaulas no YouTube, cursos online ou presenciais, além de livros e apostilas.

Saiba que, como todo aprendizado de uma nova língua precisa de: disciplina, treino e determinação. Exercite tentando entender os intérpretes de canais de notícias e outros programas. Treine aprendendo a teoria e fazendo na prática.

Onde estudar Libras?

Seguem algumas sugestões de plataformas que oferecem cursos grátis:

Universidade da Libras

Madson Barreto é um entusiasta de Libras. Começou a aprender ainda criança, pois gostava dessa ideia de se comunicar com os deficientes auditivos por meio de uma outra língua. Já adulto conheceu sua esposa Raquel Barreto – também deficiente – e juntos criaram a Universidade da Libra.

Por quererem divulgar a língua e promover uma maior comunicação de forma harmônica entre ouvintes e deficientes, oferecem o Curso de Libras gratuito online, onde você irá aprender 99 sinais mais usados em Libras. Além do curso outros materiais poderão ser adquiridos no site.

Mini aulas de Libras (YouTube)

Danrley Oliveira é professor e intérprete de Libras e especialista no aprendizado e ensino de Libras. Com esse curso o aluno poderá adquirir fluência rapidamente, utilizando frases curtas. São 56 mini aulas de Libras no Molde do Curso Master oferecido em seu site.

Além desses vídeos o canal tem outros, respondendo a perguntas e esclarecendo dúvidas, no nível iniciante, intermediário e avançado, com entrevistas e depoimentos, além de vídeos sobre intérpretes. Danrley também dá Workshop gratuito.

Curso de Libras básico 

No Curso de Libras básico da Prime Cursos, totalmente online e gratuito, você poderá aprender a diferenciar a Língua Brasileira de Sinais de outras línguas de sinais usadas em outros lugares do mundo, como é a estrutura linguística de Libras, como se formam as palavras, o alfabeto, entre outras coisas.

Não é um curso completo, ensina a se comunicar e entender os deficientes auditivos, direcionado principalmente aos estudantes e profissionais de Letras, Pedagogia, Assistência Social entre outras profissões que estão sempre em contato. Tem a opção de certificação.

Aplicativo Hand Talk tradutor para Libra

É um aplicativo que pode ser feito o download em Android, livre e gratuito. Nele, um intérprete virtual em 3D, o Hugo, traduz textos e vozes para Libras. Além do tradutor, tem vídeos educativos que ensinam as crianças e adultos, expressões e sinais.

Com ele você pode compartilhar suas mensagens em sinais na forma de Gif, pode controlar a velocidade da tradução dos sinais, além de aprender sempre novos sinais.

Língua Brasileira de Sinais -USP

A Universidade de São Paulo, USP em sua plataforma E.Disciplinas e na e.Aulas oferece o curso completo EaD de Libras ao internauta visitante sem precisar se cadastrar. Basta assistir as videoaulas e acessar o material em PDF.

É um curso de material de apoio cujo os responsáveis são: o professor Felipe Venâncio Barbosa: doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e Janice Gonçalves Temoteo: trabalha no mesmo departamento e é “especialista em Libras”. A plataforma divide o curso em 10 aulas teóricas e 10 aulas práticas.

Sesi – Educação a Distância

O Sesi também oferece o curso de Língua Brasileira de Sinais EaD. Totalmente gratuito, ensino autoinstrucional de 40 horas. Existe certificação no final do curso. Para fazer o curso deverá se inscrever para logar, em seguida se cadastrar. A plataforma oferece suporte para auxiliar o estudante.

Ensino Digital

O curso de Libras gratuito dessa plataforma é de carga horária de 40h, deve ser feito no período de 30 dia – a contar a partir da matrícula – além de ser gratuito, também certifica gratuitamente. Para ser aprovado, o aluno precisa ter um aproveitamento mínimo de 70%. Caso não consiga, serão disponibilizadas oportunidades de refazê-lo, em até 3 vezes. Ao ser aprovado poderá emitir seu certificado digital, imprimindo-o ou salvando-o.

O curso é totalmente online e o cursista precisa se cadastrar e efetuar login. O curso estará disponível em até 30 dias e o acesso ao curso poderá ser feito em qualquer horário do dia, do seu computador, tablet ou smartphone. O curso funciona melhor no Mozilla Firefox.

Presencial

Senac -SP tem curso presencial módulo livre de Libras. Dois módulos de 45 horas cada, oficina temática de conversação. O objetivo é torná-lo capaz de se comunicar com qualquer pessoa deficiente ampliando sua capacidade de interação profissional e social. Pré-requisitos: ensino fundamental e idade mínima de 13 anos.

A metodologia utilizada é contextualizar situações do dia a dia, com dramatizações, expressões corporais e faciais e dinâmicas. Cada módulo do curso oferece certificação ao final. Acesse o site e verifique a localidade mais próxima de você.

No RJ, nós do Canal do Ensino fizemos uma postagem especial contando todos os detalhes e etapas para você que mora nesse estado e prefira fazer o curso presencialmente. Confira.

Mais informações sobre cursos presenciais ou online em todo o país você encontra no site: Surdosol – Surdos Online. Nesse site pode ter também notícias relacionadas ao tema surdez, além de outras sugestões de aplicativos, softwares e downloads de alfabetos e sinais.

Essas foram nossas sugestões de cursos, vídeos e sites para quem quer aprender a Língua Brasileira de Sinais estando você em qualquer lugar do Brasil. Como qualquer outro idioma, para aprender Libras você vai precisar de tempo para se dedicar, memorizar vocabulários, treinar e ter disciplina para começar e concluir o curso.

Certamente ao aprender essa língua que também é nossa, você se destacará da grande maioria por ter condições de se comunicar fluentemente com qualquer pessoa, podendo inclusive, auxiliar quem não aprendeu ainda. Esse esforço será recompensado não só profissionalmente mas humanamente também. Esperamos que consiga concluir um curso o quanto antes.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo