Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como e onde fazer um teste de vocação profissional?

Como e onde fazer um teste de vocação profissional?

Olá,

O mercado de oportunidades está cheio de caminhos promissores para seguir. A maioria dos estudantes têm várias dúvidas de que rumo seguir na vida profissional e fazer um teste vocacional pode ser a resposta.

Buscar ajuda profissional e especializada não quer dizer que você está fugindo de sua responsabilidade, que é escolher uma carreira profissional. Ao contrário, é sim um auxílio que muitas vezes pode te dar aquele impulso que falta para ingressar no mercado de trabalho.

Antes de escolher uma profissão, é preciso muita análise, reflexão, planejamento e principalmente conhecimentos na área. Se quer saber mais sobre teste vocacional, separamos algumas informações super importantes que você precisa saber. Confira!

O que é e qual a importância do teste vocacional?

O teste vocacional é considerado uma espécie de avaliação e orientação profissional, que consiste em descobrir quais são suas maiores aptidões e habilidades, que muitas vezes você acaba não prestando atenção.

Além disso, este teste costuma avaliar também questões de personalidade e características psicológicas. São fatores que impactam diretamente na escolha de uma profissão. Através de um teste vocacional, você poderá construir um perfil profissional que servirá de base para sua escolha final.

Quem mais procura este tipo de teste são vestibulandos e jovens que ainda não conhecem as oportunidades do mercado de trabalho. Muitas vezes escolher a profissão do momento, não é uma opção assertiva, visto que cada profissão requer um tipo de habilidade ou característica profissional distinta.

Desta maneira, escolher uma profissão com base em seus conhecimentos, habilidades e aptidões é a melhor maneira para se destacar dentro do mercado de trabalho.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Como funciona o teste vocacional?

É bom ter em mente antes de realizar qualquer teste vocacional, que você precisa escolher a fonte mais confiável, afinal, estamos falando do seu futuro e de suas características psicológicas.

Muitas Instituições de Ensino já disponibilizam aos alunos este tipo de teste. Porém, se não disponibilizarem é possível encontrar vários Institutos especializados que oferecem este tipo de suporte ao estudante ou profissional indeciso.

O teste vocacional funciona como uma espécie de prova. Existem várias questões nela e talvez alguns exemplos, textos e estudos comportamentais que vão fazer com que você se identifique com eles.

É bom que você se atente a responder verdadeiramente, se abra e se empenhe em responder. Suas escolhas é que irão determinar o seu perfil profissional e ao final do teste, você será apresentado a uma vasta lista de profissões que combinam com seu perfil e exigem aptidões e habilidades que você possui.

Quais os melhores testes vocacionais? Conheça 12 Deles!

teste-vocacional_

Existem vários testes vocacionais por aí que prometem mágica e você sairá dele totalmente decidido. Isso não existe. Somente você pode escolher o melhor caminho de sua profissão. Carreira profissional é coisa séria, e se você não escolher um teste que realmente te ajude em questões relevantes, você poderá piorar ainda mais sua situação.

Pesquisamos muito e selecionamos os 12 melhores e mais confiáveis testes vocacionais. Faça a maioria deles ou todos para ter uma margem melhor de ideias. Não se esqueça de anotar as principais informações, assim, sempre que houver dúvidas em relação ao seu futuro profissional, elas possam te ajudar. Veja:

1 – NEORA

A Neora é um grupo de especialistas que resolveram investir em oportunidades para estudantes, oferecendo bolsas de estudos. No site você também pode fazer um teste vocacional completo.

2 – Quero Bolsa

O Quero Bolsa também é um canal de apoio ao estudante. Através dele, você poderá encontrar bolsas de estudos, melhores cursos e maiores oportunidades no mercado de trabalho. O teste vocacional é gratuito e completo.

3 – A Real Me

O diferencial deste teste vocacional é que ele apresenta questões realistas baseadas também em oportunidades por gênero no mercado. O resultado te apresenta a mais de 110 profissões promissoras.

4 – Teste de Vocação

Um site totalmente especializado em teste vocacional. Lá você também encontra quais são os melhores cursos para investir no momento e muitas informações e vídeos relevantes sobre cada um deles.

5 – Giro de Profissões

Um canal totalmente voltado ao apoio aos estudantes. Através deste site, além do teste vocacional, você pode participar de encontros, palestras, conhecer professores, visitar campus e muito mais. É preciso se cadastrar com um perfil do Facebook para realizar o teste.

6 – Sou Vestibulando

Um teste vocacional rápido, prático e interativo. O canal Sou Vestibulando traz vários exercícios de suporte ao estudante, questões práticas, vídeos, simulados online e muito mais. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

7 – Guia de Carreiras – G1 Globo

O Guia de Carreiras do G1 traz as maiores informações e novidades no mundo profissional. Neste site, os estudantes e profissionais que estão em ascensão podem ter acesso a um vasto conteúdo gratuito e de alto valor.

8 – Carlos Martins

Carlos Martins é um grande consultor experiente que atende várias empresas de todo Brasil. Este teste vocacional foi inspirado na descoberta do psicólogo e educador John Holland. Um teste super simples que irá te ajudar muito a descobrir opções para sua carreira profissional.

9 – Universidade Cruzeiro do Sul

A Universidade desenvolveu um teste vocacional completo que aborda as principais questões de personalidade e conhecimentos gerais.

10 – Buzzfeed

O Buzzfeed é um canal de curiosidades. Desenvolveram também um teste vocacional descontraído, que aborda várias questões que podem também servir de base em suas escolhas futuras. Não é tão assertivo, mas vale a pena conhecer.

11 – WiDoctor

WiDoctor é um canal específico da área de Medicina. Traz um vasto conteúdo de cursos, artigos científicos, guia de carreira, práticas, tecnologias e muito mais. Este teste vocacional foi inspirado em um trabalho nos EUA, através da participação de médicos renomados.

12 – Bradesco

O Bradesco também desenvolve um trabalho social incrível, oferecendo uma grande variedade de cursos profissionalizantes totalmente online e a maioria gratuitos. Também disponibiliza um teste vocacional diferente e bem completo para te ajudar a decidir os melhores caminhos de sua carreira.

A escolha é somente sua

É bom ressaltar que recorrer a um teste vocacional, não é uma escolha assertiva e muito menos um passaporte garantido para o mercado de trabalho. Vai muito além disso, o teste vocacional é apenas um suporte para suas dúvidas. A partir dele, você poderá se especializar melhor para ter maior chance de competitividade.

Outra coisa que você precisa ter em mente é que o trabalho não deve ser encarado como um fardo ou como uma coisa chata. Tenha o seu trabalho, como uma coisa engrandecedora, uma forma de alcançar os seus maiores objetivos de vida, portanto precisa ser uma profissão qualificada para este único fim.

Autoconhecimento é a palavra-chave para fazer uma excelente escolha de profissão. Toda decisão envolve riscos, portanto invista em você, invista em conhecimentos e agarre as oportunidades que naturalmente surgirão no seu caminho, se você estiver bem preparado.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo