Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como e onde buscar atividades para educação infantil?

Como e onde buscar atividades para educação infantil?

Olá, educador(a)!

Sabemos que é nos primeiro períodos da educação básica que se desenvolve as habilidades das crianças. Nesses momentos a presença do educador é fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento de percepção, orientação motora, desenvolvimento de aprendizagem e outras característica para crianças na faixa etária entre 0 a 12 anos.

A responsabilidade é imensa, pois além de garantir a integridade física de crianças cheias de energia, deve-se também orientá-los para os próximos passos de sua participação no sistema de ensino.

Com o passar do tempo as atividades infantis podem se tornar monótonas e repetitivas. Além disso, a percepção é que o aprendizado das crianças dessa geração está extremamente acelerado para algumas coisas. É comum ouvirmos dos país que seus filhos manejam dispositivos eletrônicos com sapiência, e muitos já aprenderam sobre aplicações em tabletes e celulares, desconhecidas pelos seus genitores.

Outro aspecto bastante importante a ser levado em consideração é que nossa sociedade está passando por uma veloz transformação. Hoje as discussões sobre, educação sexual e de gênero, educação ambiental, educação étnica e racial e outros assuntos referentes a diversidades estão na pauta cotidiana dos educadores.

Alguns assuntos podem parecer polêmicos e complicados de serem transmitidos para crianças. Mas de alguma forma, de acordo com seus níveis de entendimento e idade, devem ser discutidas para que esta esteja preparada essa atualização social.

Como costumamos mencionar em nossos conteúdos, ser educador e professor é mais do que uma profissão, é uma missão árdua. Mas, como toda a forte missão os resultados é uma sociedade justa e harmônica para o futuro.

Agora, vamos direto ao ponto. Pensando em diversificar as tarefas e trazer mais dinâmica, união e fortalecimento pedagógico; veja 10 atividades para a educação infantil recomendadas por pedagogos importantes na história da educação para crianças.

Anote essas dicas e transforme seus momentos com as crianças em grande potencial de aprendizagem. Acompanhe!

10 atividades para a educação infantil

educacao-infantil-atividades

1. Cuidados com Higiene

Esta atividade pode ser configurada pelo educador, dependendo da realidade e faixa etária de sua turma.

A ideia é baseada na técnica dos 21 dias para criar hábitos. Vale a pena ressaltar essa técnica não se trata de nenhuma teoria, mas se baseia em práticas da sabedoria antiga do oriente. Agora vamos para a prática.

Durante 21 dias, proponha aos seus alunos práticas de higiene para com o seu corpo e o ambiente escolar. De acordo com a idade da turma, insira práticas de higiene pessoal e não esqueça de explicar o porquê dessas atividades.

Por exemplo:

Lavar as mãos frequentemente:

Evita que micro-organismos transmitam determinadas doenças, os micro-organismos são vidas que não conseguimos enxergar a olho nu, ele podem causar diarréia, infecções e outras males à sua saúde.

Organizar e ordenar o material escolar:

Onde o trabalho de cada um se torna algo maior, quando se trata de sala de aula. Faça com que seus alunos vejam a sala de aula e materiais desordenados, em seguida convide-os para o trabalho em equipe. Cada um deve:

  • Reduzir ao mínimo possível os lixos que se encontra ao redor de sua carteira, ordenar as carteiras, preparar o material de estudos, e etc.

Essas são algumas ideias, que devem ser programadas de acordo com a turma.

2. Disciplina

Aulas sobre direitos e deveres é a melhor forma de facilitar o entendimento sobre o que são regras e limites claros.

Atividades sobre autocontrole, como por exemplo: Tarefas sobre o poder do silêncio, tarefas que envolvam meditação. Não se esqueça que da mesma forma que as regras e limites devem ser claras, também assim devem ser as consequências.

É importante, que ao realizar tarefas sobre as consequências se fale como um ato leva ao outro, mas nunca dizer com tom de ameaça.

3. Alimentação

Não existe momento mais oportuno para falar sobre alimentação do que na infância. As atividades sobre alimentação é a entrada sobre futuros conhecimentos sobre o corpo humano e sua fisiologia.

Fale sobre frutas, raízes, legumes, sementes, verduras, folhas e a relação de cada uma delas com a saúde.

4. Música, pintura e desenho

Todos os educadores sabem que música, pintura e desenhos são excelentes atividades para o desenvolvimento de crianças. Mas, vai além disso.

Uma forma muito eficiente para compreender e dar significado as criações das crianças é a psicologia das cores. Por exemplo: Inicie explicando para os seus alunos os significados das 7 principais cores:

  • Verde: Natureza, comunicação, aceitação;
  • Azul: Paz, bondade, amizade, verdade, honestidade;
  • Violeta: Imaginação, universo, meditação;
  • Vermelho: violência, agressividade, paixão, força física, pedido de ajuda;
  • Laranja: prazer, produtividade, otimismo;
  • Amarelo: Diversão, inteligência;
  • Preto: perigo.

Depois de instruí-los, peça que eles façam desenhos e utilizem as cores conforme o que elas representam.

Já a música, essa pode ser usada em diversas manifestação: corais, expressão corporal, dentre outras. Peça que seus alunos encorporem a música e que sem palavras, eles demostre o que ela diz.

5. Educação Sexual e de Gênero

Essas atividades devem ser simples, objetivas e práticas, para que se distancie de possíveis polêmicas. O educador deve instigar o raciocínio das criança através de questionamentos como: masculino e feminino, homem e mulher, corpo biológico de macho e fêmea, sentimentos e etc.

Peça que os alunos deixem suas perguntas sobre sexo, anonimamente. Depois de recolhidas, explique de maneira transparente e impessoal. A atividade deve orientar o raciocínio deles e quebrar os preconceitos.

Antes de realizar essa atividade, é importante que o educador faça uma reunião com os país para saber o que eles pensam sobre essa dinâmica em sala de aula.

6. Educação Étnica e racial

A história do Brasil traz riqueza no que diz respeito a etnia e miscigenação. A contação de histórias sobre os povos que chegaram ao Brasil pode ser o primeiro passo para transmitir conhecimento do que somos. E, consequentemente, entenderão que julgar o próximo se baseando na cor de sua pele ou aspectos de sua aparência é um ato de ignorância.

7. Terapia do Silencio e meditação

Uma escola americana, na cidade de Baltimore EUA, resolveu modificar sua metodologia. Ao invés de punir os alunos indisciplinados com castigos, resolveram adotar as práticas de meditação. O resultado, foi a melhora no comportamento, relações pessoais entre os alunos e diminuição nas taxas de suspensão.

8. Orientação para o Transito

Monte um cenário com semáforo e ruas, peça ajuda das crianças para que com caixas façam os seus automóveis e as placas de trânsito. Depois de explicá-las sobre o que significa cada coisa, coloque-as para viver a prática em uma pista improvisada.

9. Faça você mesmo

Ensine seus alunos a criar os seus próprios brinquedos. Use materiais reciclados, não esqueça de falar sobre a importância de reutilizar materiais e sobre economia criativa. Dessa forma, você incentivará as crianças a raciocinarem sobre a emergência do cuidado com o planeta.

10. Respeito ao semelhante, aos animais a à natureza

Uma atividade fortalecedora é a famosa plantinha do feijão. Nessa tarefa o educador propõe 0 que a criança faça germinar um grão de feijão, enquanto isso acontece, cada dia de evolução da planta é possível falar sobre a natureza.

A próxima atividade é sobre as relações humanas. Nesta tarefa se escreve uma cartinha dizendo o aspecto do colega de classe que não é bom em uma folha de papel, depois entrega ao educador. Cada aluno deve se comprometer a ajudar o colega a modificar os aspectos negativos observados, sem revelar que ele é o observador.

Recapitulando o conteúdo, hoje versamos sobre como formar crianças para atuarem socialmente na escola e em outros âmbitos sociais. Sabemos do desafio que os educadores enfrentam, ano após ano para formar cidadãos preparados para viverem em uma sociedade que passa por transformações.

Ainda, dispomos nesse conteúdo, 10 ideias de atividades para educação infantil, que podem auxiliar o trabalho dos educadores a ensinarem sobre altruísmo, ética, cidadania, disciplina e outras características importantes para desenvolvimento de crianças de idade que vai de 2 a 12 anos.

Com essas atividades para educação infantil é possível transmitir como conhecimento, dentro do sistema de educação infantil, sobre como se prevenir de violência, cuidar de sua higiene e a limpeza do ambiente ao redor e as boas maneiras para convivência em grupo.

Agora que você já se atualizou sobre como atualizar as suas aulas com atividades para educação infantil, nos resta desejar boa sorte e parabenizá-lo pela escolha de ser educador e transformar o futuro de nosso país através da educação.

Dissemine informação, compartilhe com os seus colegas de trabalho!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo