Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Como é o modelo da escola do século XXI

Como é o modelo da escola do século XXI

Olá, leitores!

Não existe dúvida, a escola mudou, o modelo de ensinar e aprender modificou-se, mas agora surge a dúvida, como é o modelo da escola do século XXI? Será que esse é um bom modelo e pode ajudar realmente as crianças? O novo século começou faz tempo, no ano de 2001, mas mesmo com 15 anos, isso não é nada comparado aos próximos 85 anos que estão por vir.

É claro que o modelo da escola hoje não será o mesmo até o fim do século, ele ainda vai mudar muito, mas o que vemos até então é uma escola diferente, que valoriza muito o aluno e o aprendizado individual.

O maior problema é saber se esse novo conceito é realmente melhor do que os modelos de escolas passadas. Você deve saber que as crianças nunca foram muito fãs de escola, é claro que tem muita criança que sempre amou ir para a aula e aprender, mas algumas não gostam e acham até como uma forma de castigo. Talvez agora elas têm mostrado mais insatisfação por ter a abertura de falar com os pais e professores, atitude que antigamente era completamente inibido.

Mas isso tem mudado, em algumas escolas o modelo de ensino está diferente e as crianças e adolescentes tem curtido mais sair de casa para ir a escola estudar e aprender. Essas instituições têm usado o que eles mais gostam e o que mais chama atenção dessa nova geração, a tecnologia. Usar a tecnologia para ensinar os alunos é um meio bem interessante adotado no século XXI (essa é uma das características principais). Veja mais algumas mudanças:

  • O aluno tem acesso mais fácil ao professor, pode dar sua opinião e falar o que acha da aula, muitas vezes eles contribuem para melhorar a forma do professor ensinar;
  • O professor é também amigo dos alunos, ele conversa e deixa o ambiente mais tranquilo, bem diferente das escolas do século passado;
  • O acesso a informação também mudou, não é apenas o professor que consegue passar as informações, o aluno pode entrar na internet e descobrir sobre assuntos que antigamente não seria possível.

Os novos recursos

alunos-felizes

A escola do século XXI utiliza de muitos recursos para ajudar os alunos e professores, a tecnologia avançou muito ultimamente. Os recursos hoje são outros, muitas escolas particulares têm TV na sala de aula, dessa forma o professor pode passar vídeos e filmes sem precisar sair da sala ou marcar um horário na sala de vídeo da escola.

O acesso a internet também deixou tudo diferente, os alunos conseguem fazer trabalhos com mais facilidade e muitas vezes se reúnem para fazer um trabalho em grupo pela internet. Os professores também estão usando a internet para ajudar no ensino, eles criam blogs, páginas em redes sociais e até grupos para discutir sobre diversos assuntos e falar sobre a matéria que está sendo ensinada.

Muitos professores e até mesmo a escola estão usando a tecnologia no ensino, essa é talvez a maior diferença no modelo da escola do século XXI. Mas é claro que muita coisa mudou, como já mostramos, os professores e alunos tem mais contato e mais diálogo, atitude que não acontecia antigamente. No século passado o professor era a autoridade dentro da sala de aula e o aluno que falasse alguma coisa na hora errada era penalizado.

O professor do século XXI está mudado, pois eles também tiveram uma formação diferente, uma formação que já estava mudando no final do século XX. Se você parar para conversar com uma pessoa que trabalhou como professor há 40 anos e com uma pessoa que atua como professor atualmente, vai perceber mudanças drásticas.

Um grande problema que vemos atualmente é que os alunos do século XXI também mudaram. Muitos alunos também se demonstram desinteressados, mesmo com toda a tecnologia envolvida e que chama atenção. Mas existe o lado bom com os alunos também melhoraram muito. O acesso ao professor a escola e a informação é maior e isso é importante para uma boa formação.

Existe muita coisa ainda para ser ajeitada e entrar no eixo, mas as mudanças estão apenas começando e, quando estivermos no meio do século, a escola será bem diferente do que vemos hoje.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo