Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como deve ser o texto da sua monografia

Como deve ser o texto da sua monografia

Olá leitores do Canal do Ensino!

Você já sabe: vai mesmo fazer uma monografia. Esse trabalho acadêmico exige tempo e dedicação do aluno devido a sua complexidade. Mas como fazer? Por onde começar? Antes tudo, é claro que você já deve saber que a principal parte de uma monografia é a parte textual, que é o trabalho em si, onde o estudante deve argumentar e mostrar o resultado de suas pesquisas.

Essa parte textual da monografia pode ser divida em três: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. O aluno acostumado a escrever redações, já deve estar familiarizado com esses elementos, mas conheça as particularidades de cada um levando-se em conta uma monografia.

1 – Introdução

A introdução é a parte da monografia em que o estudante identifica o problema a ser debatido durante o trabalho e seus objetivos. Nela, o objeto de estudo é caracterizado. Além disso, é possível apresentar as primeiras hipóteses e contextualizações do assunto abordado, bem como seus antecedentes. É importante também que a justificativa esteja presente na introdução, ou seja, os motivos para que este trabalho tenha um valor científico. De forma alguma a introdução deve ser uma repetição do que já foi apresentado no resumo (parte pré-textual).

2 – Desenvolvimento

O desenvolvimento, também conhecido como “corpo do trabalho”, é a parte em que existe a argumentação e o debate das hipóteses apresentadas na introdução. Nela, o pesquisador utiliza referências e citações de obras, jornais, revistas, filmes, etc., para basear os seus argumentos e evidenciar o seu ponto de vista. Além disso, no desenvolvimento, são apresentados os resultados da metodologia proposta no projeto de pesquisa, como formulários, pesquisas, entrevistas, etc. O desenvolvimento pode ser dividido em diversas seções e subseções.

3 – Conclusão

A conclusão da monografia é uma retomada dos principais pontos apresentados ao longo do desenvolvimento. É também o espaço para a apresentação dos resultados obtidos com a investigação do tema. Nela, o pesquisador mostra qual é a sua conclusão em relação ao problema apresentado na monografia e pode até propor possíveis soluções.

Lembrando que toda a monografia, inclusive a parte textual, deve seguir as normas da ABNT.

Parece trabalhoso, mas, se você tiver feito uma boa pesquisa e tiver embasamento em suas argumentações, não tem o que temer.

Boa sorte!

-> Conheça método inovador, desenvolvido por professores de banca, capaz de agilizar o seu TCC!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo