Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como desenvolver a liderança em sala de aula

Como desenvolver a liderança em sala de aula

Olá leitores!

Se tornar um líder dentro da sala de aula pode ser um desafio para muitas pessoas. Alguns estudantes tem esse desejo, mas têm bastante dificuldade em alcançar o objetivo. O caminho pode parecer difícil, pois há muitos obstáculos. Entretanto, há algumas dicas práticas que podem te ajudar a conquistar esse sonho. Para desenvolver a liderança na sala de aula é necessário mudar tanto sua postura perante professores e colegas, como também ter certeza de quais são os pontos que precisam de mudança nesse ambiente. É importante ressaltar que essa posição traz privilégios, mas também agrega uma série de responsabilidades e deveres a serem cumpridos. Tudo isso te prepara para seu futuro profissional e pessoal.

O que é um líder?

Primeiramente, é importante entender o que é ser um líder na sala de aula, quando se trata de um aluno. Antes de mais nada, é importante lembrar que essa posição em muitas instituições não é oficializada, mas nada impede que você assuma a postura dessa figura. Trata-se daquele aluno que representa a turma perante os problemas e demandas, seja com os pais, professores ou direção do colégio ou faculdade.
O objetivo é que ele se torne um tipo de porta-voz da turma, além de conseguir levar para os colegas as principais questões a serem discutidas. Seria como um intermediador, que levanta questões e leva para os responsáveis, mas também age de forma proativa, preparando os demais para o que pode acontecer e buscando resoluções de forma saudável. O mais importante é que ele não assuma uma postura de ditador, impondo o que a turma deve fazer ou tentando superar a figura do professor.

Conheça o ambiente

Para assumir o papel de um líder dentro de sala de aula, é necessário, antes de mais nada, que você reconheça o ambiente e as principais demandas daquele grupo. Uma pessoa não se torna líder porque decidiu que deve ocupar essa posição, mas sim por apoio daqueles que o cercam, que têm confiança de que esse indivíduo pode trazer alguma mudança para as questões que estão enfrentando no dia a dia.
Seja participativo, tente conversar ao máximo com os principais afetados pelos problemas e ouça a proposta de solução de cada um. Feito isso, interprete os fatos e veja se realmente é viável pedir exatamente o que os colegas estão pensando. Se não, trabalhe para buscar alternativas que façam com que a questão seja resolvida da melhor forma, tanto para os alunos, quanto para a diretoria da escola, por exemplo. A única forma de entrar em um acordo é por meio do diálogo e todas as partes precisam ser ouvidas.

Seja um exemplo

criancas-enfileiradas

É importante que você tenha uma boa reputação, tanto em relação aos seus colegas, quanto aos professores e demais responsáveis pela instituição. Você precisa ser uma pessoa dedicada e mostrar que está ali por um propósito, além de deixar claro que está disposto a lutar por ele. É necessário ter boas notas e uma boa relação com o corpo docente, para que tudo seja conversado com tranquilidade e sempre com diálogo. Um líder precisa ser alguém com a imagem que represente o melhor daquele grupo, mas também precisa de uma postura superior no que diz respeito às negociações e discussões.
Mas cuidado! É necessário se mostrar eficiente e responsável, mas isso não quer dizer que o aluno deva exibir suas qualidades diante dos demais. Isso deve ser feito de forma moderada, para que exista empatia diante do grupo.

Novas ideias

A melhor característica de um líder é ter ideias que ninguém jamais teve para solucionar os problemas de uma forma diferente. Seja proativo e ousado. Se você quer desenvolver a liderança na sala de aula, preste atenção no que pode ser mudado de uma forma diferente. Inove! Traga propostas de eventos, projetos, métodos de estudo, entretenimento e até mesmo festas. Não é só de burocracias e estudos que vive uma sala de aula. O contato social é extremamente importante.
Quando um aluno chega até o professor com uma ideia montada, que contém uma boa proposta e objetivo, não há porque negar. Avalie a estrutura e as condições do ambiente e pense em algo inovador, que tire os estudos da rotina e que vá trazer algum benefício para os estudantes.

Desenvolver a liderança na escola não é fácil, mas com certeza traz benefícios para sua vida acadêmica e cria um ambiente mais agradável. Basta colocar as dicas em prática.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo