Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Como defender bem a tese de dissertação?

Como defender bem a tese de dissertação?

Olá,

Precisa defender uma tese de dissertação e não sabe muito bem como fazer isso? Vamos dar algumas dicas que podem te ajudar bastante.

Uma das maiores dificuldades de defender uma tese é falar em público, muitas pessoas tem dificuldade de conseguir se expressar e mostrar tudo o que sabe, mas se você fez todo o trabalho e sabe muito bem o assunto, não vai ter dificuldade. Vamos dar algumas dicas aqui que vão ajudar muito, por isso acompanhe e não deixe de fazer uma boa defesa de tese de dissertação.

A preparação é muito importante, por isso além de fazer um bom trabalho de dissertação você precisa se preparar para o dia da defesa e relaxar é nossa primeira dica. Não adianta se estressar com isso agora é o momento de se acalmar, relaxe e estude os pontos principais da sua tese de dissertação para conseguir argumentar com a banca.

Uma dica legal é tentar antecipar alguns argumentos que podem ser levantados pela banca, por isso leia os pontos importantes e tente argumentar com você mesmo alguns assuntos, ensaindo. Essa é uma das melhores dicas, mas não é a única, uma forma legal de também se preparar é conversar muito com seu professor orientador, ele vai dar algumas dicas, principalmente se já souber quem vai participar da banca.

Conhecer as pessoas que vão estar na banca também vai ajudar a relaxar, se você já sabe quais são os professores pode se preparar melhor. Alguns professores são bem tranquilos, outros já pegam mais pesado, além disso saber a matéria que esses professores dão e o que eles cobram será mais importante, pois eles vão perguntar coisas relacionadas a matéria deles.

Mais algumas dicas para defender bem a tese de dissertação

Não importa o tipo de tese que você fez, geralmente a defesa das teses são sempre bem parecidas, por isso é interessante assistir uma defesa de tese, se encontrar alguma defesa parecida com a sua será ainda melhor. Dessa forma você vai conseguir saber melhor como são os procedimentos, as bancas geralmente são iguais, mas existem diferenças entre uma banca de mestrado e doutorado, por exemplo.

Outra dica muito legal é escrever a apresentação do trabalho, é claro que no momento da defesa da tese de dissertação você não vai ler, mas escrever e treinar será bem interessante. Dessa forma você vai poder conferir se não vai exceder o tempo de apresentação, você já vai antecipar sua fala e também os pontos que podem ser levantados pela banca.

Na hora da apresentação é importante chegar com antecedência, dessa forma você vai evitar ficar nervoso, tenha certeza também do tempo exigido para fazer a apresentação. Uma dica interessante é montar um script para não se perder, você não vai ler, mas pode conferir o que está no script e precisa ser falado, assim não vai esquecer de falar algo muito relevante.

Na hora de começar a apresentar sua defesa não esqueça de agradecer à presença da banca, em seguida apresente de forma rápida a trajetória de pesquisa e resultados obtidos. Não esqueça de ressaltar pontos cruciais, mas não entre em detalhes muito específicos, pois as pessoas que estão participando da banca já leram sua tese de dissertação e tem uma opinião formada.

Tenha atenção a pontos importantes como:

  • Como surgiu o interesse pelo tema;
  • Como chegou ao problema central;
  • Como o problema originou sua principal hipótese;
  • Que avanços e descoberta foram feitos;
  • Se foi encontrada alguma dificuldade;
  • Se essas dificuldades foram superadas e como.

Essas são dicas bem interessantes e com toda certeza você vai fazer uma boa defesa, saiba que defender bem a tese de dissertação não é tão complicado como parece. Muitas pessoas se surpreendem com a facilidade na hora da defesa, pois criaram um bicho de sete cabeças e não é bem assim.

Se tiver alguma dúvida ainda sobre esse assunto, deixe nos comentário que podemos ajudar, defender bem a tese de dissertação não é complicado, você vai fazer muito bem se seguir nossas dicas aqui. Depois nos conte sua experiência e como foi sua defesa.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo