Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como dar aula de educação física em sala de aula

Como dar aula de educação física em sala de aula

Olá, professores!

Para a maioria dos alunos, se um professor de educação física avisa em sala de aula que vai dar aula ali mesmo é motivo para muita reclamação. Se é professor de educação física e dá aulas em sala de aula, provavelmente já passou por isso inúmeras vezes. Esses alunos não sabem o quanto é importante ter aulas de educação física em sala de aula, por mais que seja um momento para eles de recreação, essa aula é importante e eles podem aprender muito.

Nossa dica para você evitar problemas como esse e não ter que ouvir todas as vezes que eles não gostam de ter aula de educação física em sala de aula é já combinar os dias que as aulas serão na sala. Dessa forma os alunos já ficam preparados e sabem que não adianta reclamar. Você vai evitar desconforto para você e os alunos, até porque o tempo que perderá até acalmar a sala poderá fazer falta.

Aula de educação física em sala de aula – Como fazer?

Muitos professores de educação física gostam de dar aula em sala para ensinar regras de alguns esportes e na aula seguinte já colocar os alunos para praticar o que aprenderam. Mas a aula de educação física pode ir muito além disso, alguns professores também gostam de dar brincadeiras mais simples que podem ser feitas na sala de aula.

Vamos abordar aqui algumas opções de aula, pode ter certeza que, se fizer um cronograma legal, vai conseguir criar uma dinâmica interessante entre os alunos. Para começar, uma das aulas que pode dar em sala de aula é a que falamos sobre explicar um jogo, existem muitas regras em um jogo, não importa o tipo, pode ser vôlei, basquete, futebol, tênis de mesa ou qualquer outro.

Saber as regras é muito importante para aprender a jogar e até mesmo assistir, seus alunos vão quer saber mais do que apenas quando é gol no futebol, saber porque foi falta ou porque o gol foi anulado é importante. Por isso essa é uma das aulas que você pode dar, desenhe no quadro, mostre como as jogadas são realizadas e o que pode ser feito e o que é proibido. Tudo isso será interessante para a formação do aluno.

Outro tipo de aula legal são os jogos educativos que podem ser realizados dentro da sala como o xadrez, esse é um jogo muito antigo, que pode ajudar a desenvolver várias áreas do cérebro. Esse é apenas um exemplo de jogo que pode ser feito dentro da sala de aula, perfeito para os dias de chuva em que os alunos não podem ir para a quadra.

bolas-de-futebol

Dar aula de educação física em sala de aula requer um pouco mais de preparação da aula, mas você pode desenvolver um trabalho muito interessante, já pensou em trabalhar o raciocínio lógico com os seus alunos? Falar sobre a anatomia do sistema locomotor também é interessante, você não precisa se aprofundar na matéria, mas é um tema importante. Também é possível trabalhar temas como:

  • Cooperativismo;
  • Desporto Individual;
  • Cidadania;
  • História da Educação Física;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Projetos Sociais, entre outros.

As opções são muitas, basta criar um projeto interessante para ensinar aos alunos tudo o que citamos e muito mais. Educação física é muito mais que colocar os alunos para jogar bola, eles precisam sim se exercitar, isso é importante e também pode ser discutido em sala de aula, mas essa aula pode ser melhor aproveitada.

Converse também com seus alunos, descubra o que eles gostariam de aprender nessa aula, se preferem aprender um pouco sobre educação física ou aprender como jogar um esporte e suas regras. Se você conversar com eles e combinar as aulas que serão dentro da sala, pode ter certeza que não vai ouvir reclamações, eles vão curtir muito esse novo estilo de aula.

Se tiver alguma dúvida não deixe de comentar, podemos ajudar a desenvolver boas aulas, dar aula de educação física em sala de aula pode ser desafiador, mas se seguir o que indicamos será muito gratificante para você como professor e também para os alunos.

Até a próxima!

comentários (2)

  • Cícero Inácio

    Olá Elisangela,caso a escola não tenha um referencial curricular com os conteúdos a serem seguidos (acho pouco provável que não o tenha) não haverá problema.Normalmente são apresentados aos alunos uma diversidade quanto as possibilidades de se movimentar de forma crítica reflexiva,e você pode trabalhar os mesmos conteúdos ressaltando os avanços graduais dos alunos e mudando a intensidade de acordo com cada necessidade.

    Responder
  • Elisangela

    Olá, me chamo Elisangela, sou licenciada em educaçao fisica, e comecei agora a dar aulas em uma escola para quinto e sexto ano do ensino fundamental, no caso gostaria de saber se posso dar a mesma aula nas duas series, ou se há alguma restriçao.Eu agradeço.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo