Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como criar uma excelente carta de apresentação para emprego?

Como criar uma excelente carta de apresentação para emprego?

Olá, leitores!

Hoje vamos conversar sobre dicas que vão ser muito úteis para sua carreira. Na trajetória para conquistar uma vaga de emprego a carta de apresentação é um item esquecido por muitos candidatos, porém é importante para destacar qualidades e chamar a atenção do recrutador para seu currículo.

Confira dicas para você fazer uma excelente carta de apresentação e conquistar sua tão sonhada vaga de emprego!

O que é uma carta de apresentação?

Algumas empresas no momento da seleção de currículos exigem que você apresente um documento descrevendo suas principais qualidades e competências profissionais e um breve resumo da sua trajetória profissional.

Nesta carta você pode até citar uma referencia para validar seu trabalho.

A carta de apresentação é um item que vai ser fundamental para dar mais credibilidade à seu currículo profissional.

Evite esses 4 erros ao elaborar sua carta de apresentação

1.      Copiar e colar modelos prontos de carta de apresentação

Há vários modelos de carta de apresentação que são padronizados. Nós iremos compartilhar alguns modelos com você neste artigo. Mas não caia na tentação de usar esses modelos sem colocar a sua personalidade neles.

Para cada vaga que for concorrer você precisa adaptar e personalizar sua carta de apresentação.

2.      Não fazer pesquisas antes de escrever sua carta de apresentação

Faça pesquisas e procure por vagas de acordo com seu perfil. Ao encontrar uma vaga de emprego que te interessa, estude essa vaga, verifique o que está sendo solicitado nessa vaga. Esse passo é extremamente importante, pois a partir disso você poderá destacar suas qualidades para que o recrutador possa identificar você como potencial para preencher a vaga.

3.      Não revisar sua carta de apresentação

Tenha o cuidado de revisar ortografia e a aplicação da língua portuguesa, cuidado com pontuação, com vírgulas, com pontos,  evite erros gramaticais.

Afinal é sua apresentação profissional e você não quer causar uma imagem ruim e ser desconsiderado em um processo seletivo por falta de uma vírgula, não é?

Então escreva e revise quantas vezes for necessário. Imprima e leia novamente, peça para alguém revisar para você. Muitas vezes você “não enxerga” os erros, pois está envolvido com o texto que acabou de escrever.

4.      Escrever muito em sua carta de apresentação

A principal dica é ser objetivo, nada de escrever um livro, basta uma folha. Destaque seus atributos profissionais mais importantes de forma resumida.

Como fazer uma carta de apresentação?

Resumimos dicas para te orientar a elaborar sua carta de apresentação de forma personalizada e garantir a atenção do recrutador para então ser convidado para participar de entrevistas de emprego.

carta-apresentacao

Como fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego?

Aqui a dica para quem está procurando o primeiro emprego ou estágio é fazer uma carta de apresentação objetiva e que destaque sua formação acadêmica.

Descreva informações sobre sua educação e cite experiências relevantes para a candidatura que foram adquiridas durante sua formação escolar. Vale citar serviços que exerceu como voluntário, isso irá valorizar seu perfil profissional.

+ Descubra como procurar e conseguir um emprego utilizando a internet

Estrutura da carta de apresentação

A carta de apresentação tem a seguinte estrutura:

  1. Saudação inicial
  2. Descrição do seu perfil profissional
  3. Referencias e recomendações
  4. Saudação final
  5. Dados para contato

A seguir descrevemos o passo a passo para você elaborar sua carta de apresentação personalizada:

1.     Saudação inicial

Aqui você vai cumprimentar o recrutador, caso você saiba o nome opte por digitar seu nome diretamente, por exemplo: “Caro Sr Paulo”, “Caro Recrutador”.

Coloque um título na sua carta de apresentação

Pense num título que destaque sua carta de apresentação e apresente seu perfil profissional. Coloque um título a respeito de que você é um bom profissional.

Um exemplo para um bom título: “Profissional da área de jornalismo: 15 anos de experiência.”.

2.     Descrição do seu perfil profissional

Descreva sua formação

Descreva rapidamente sua formação acadêmica, quando e onde se formou.

Deixe claro seu objetivo profissional

Deixe claro qual o tipo de função você espera: estagiário, assistente, analista, gerente, coordenador, supervisor, etc. Defina qual é a categoria que você deseja trabalhar.

Descreva sua trajetória profissional

Descreva objetivamente sua trajetória profissional destacando a função que exerceu e possui experiência de acordo com o objetivo que você deseja alcançar.

Aqui vale destacar e enumerar suas qualificações que atendem esse objetivo, e aqui você também irá usar os dados da pesquisa que você realizou previamente. É muito importante mencionar resultados relacionados com o que está sendo requerido pela vaga em que você está se candidatando. Se você não fez a etapa inicial de pesquisa da vaga e da empresa, faça agora!

3.     Referencias e recomendações

Onde o recrutador pode saber mais sobre você e confirmar informações? Através de suas referencias e recomendações.

Coloque referencias que valorizam seu perfil profissional

Aqui é o momento de você colocar em prática seu poder de networking. Acione sua rede de contatos profissionais, entre em contato com pessoas que realmente tiveram prazer de trabalhar com você.

Peça autorização para esses profissionais para que possa citá-los como referências. E insira telefone e e-mail desses profissionais em sua carta de apresentação.

Você pode coletar um breve depoimento de suas referencias e citar em sua carta de apresentação. Isso vai enriquecer seu texto, gerar confiança e validar seu trabalho.  Lembre-se de citar que tem autorização para compartilhar o depoimento e em seguida coloque os contatos do profissional que fez a referência.

4.     Saudação final

Deixe claro sua disponibilidade

No final de sua carta deixe claro para o recrutador sua disponibilidade para mudanças, horários etc.

Termine com cordialidade

Faça o fechamento da sua carta de apresentação sendo cordial com o recrutador.  Por exemplo, termine com “Estou a disposição para entrevistas.”

5.     Dados para contato

Coloque seus contatos

Pode ser obvio, mas muitos candidatos se esquecem de inserir seus contatos atualizados, ou colocam um e-mail pouco utilizado ou até um numero de telefone que não existe.

Revise seus contatos e insira seu telefone, endereço e endereço eletrônico atualizados.

Uma dica bem bacana que valoriza seu perfil é inserir um link para seu currículo on-line logo abaixo de sua assinatura.

Como enviar a carta de apresentação

Digite sua carta num arquivo eletrônico como Word, e após revisar salve o arquivo na extensão doc e salve uma cópia na extensão pdf.

Se você for enviar seu currículo por e-mail copie do arquivo em Word e cole o texto no corpo sua carta de apresentação. Anexe somente seu currículo ao e-mail.

Se você esta cadastrado num site para currículo e há um campo para sua apresentação, digite nesse espaço sua carta de apresentação. Em alguns casos a plataforma pede para você anexar, nestes casos anexe o arquivo que você salvou previamente na extensão em pdf, esse cuidado evita que seu documento seja alterado.

+ Aprenda como conquistar O Emprego que você deseja

Modelos de Carta de Apresentação

carta-apresentacao-modelo

A seguir compartilhamos modelos de carta de apresentação que utilizam todas as dicas:

Modelo completo de carta de apresentação

Local, data

Caro recrutador, (colocar nome caso souber)

Segue o meu currículo para a vaga de gerente de recursos humanos alocada em São Paulo. Possuo vivência solicitada na vaga, adquirida ao longo de 10 anos de experiência na área de recursos humanos. Fui responsável pela implantação de uma metodologia de recrutamento e seleção na empresa Y na qual trabalhei por 3 anos, reduzindo o tempo de contratação que antes era de 45 dias para 20 dias.

Estou à disposição para entrevistas a fim de aprofundarmos o tema e esclarecer possíveis dúvidas.

Caso queira verificar recomendações e referencias dos meus serviços, acesse o meu perfil profissional no LinkedIn (inserir link para seu perfil).

Até breve,

Nome completo

Especialista Recursos Humanos

Telefone

E-mail

Link para seu perfil no LinkedIn.


 

Modelo simplificado de carta de apresentação

Local, data

Prezado recrutador, (colocar nome caso souber)

Estou me candidatando à vaga de (indicar qual o cargo e função) existente em seu quadro de pessoal, conforme anúncio publicado no (indicar site e ou fonte do anúncio se for o caso), enviando em anexo meu currículo.

Dentre minhas características profissionais destacam-se… (listar suas qualificações profissionais mencionando resultados relacionados com a vaga que tem objetivo de preencher).

Busco minha efetivação no mercado, para desenvolver de um trabalho objetivo e gerar bons resultados, propiciando o crescimento da empresa.

No aguardo de contato, coloco-me à disposição para prestar maiores esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

 

Nome completo

Título profissional (destacando sua profissão)

Telefone

E-mail

Link para seu perfil no LinkedIn.


 

Modelo de carta de apresentação para primeiro emprego

Local, data

Prezado recrutador, (colocar nome caso souber)
É com prazer que apresento a minha candidatura à vaga ( descrever título da vaga) que a empresa divulgou em…

Dada a minha formação na área de… (citar sua formação acadêmica, curso profissionalizante), assim como a experiência em… (citar resultados em estágios ou funções como voluntario, projetos acadêmicos) e as minhas qualidades de… (listar características profissionais e aptidões para a função pretendida), considero deter o perfil ideal desejado e estar apto para exercer este cargo.

Junto a esta carta anexo o meu currículo para análise. Estou à inteira disposição para qualquer informação e entrevista.

 

Atenciosamente,

 

Nome completo

Título profissional (destacando sua formação)

Telefone

E-mail

Link para seu perfil no LinkedIn.


 

Modelo de carta de apresentação para estágio

Local, data

 

Caro recrutador, (colocar nome caso souber)

 

 

Acabo de me graduar na Universidade…, onde me especializei em…, com notas altas em… (citar período em que está e/ou previsão de formatura)

Possuo experiência em… (destacar atividades práticas e resultados acadêmicos)

Entre minhas qualidades e habilidades destaco… (destacar características e habilidades que estejam relacionadas à vaga pretendida).

Tenho conhecimento sobre a empresa Z, que sigo notícias há vários anos, está em expansão e a liderar o mercado.

Em anexo a esta carta encontra-se o meu currículo com todos os meus dados e contatos.

Atenciosamente,

 

Nome completo

Título profissional (destacando sua formação)

Telefone

E-mail

Link para seu perfil no LinkedIn.

 

Veja mais dicas de como conquistar sua vaga de emprego

Você vai gostar de ler estas outras dicas:

Sucesso na sua conquista!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo