Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como criar um eficiente plano de aula para educação infantil?

Como criar um eficiente plano de aula para educação infantil?

Olá.

Criar um plano de aula para educação infantil é a chave para garantir excelente engajamento e melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula. O educador precisa aderir as mais variadas ferramentas para auxiliar no planejamento e garantir que suas aulas tenham mais produtividade e eficiência.

O planejamento é o segredo para elaborar um plano de aula para educação infantil eficiente. Um bom plano de aula é aquele que traz um objetivo, um propósito e uma metodologia para que o aluno saia da sala de aula com algo significativo em seu aprendizado.

Mas tudo isso pode ser mais simples do que parece. Por isso, resolvemos listar aqui os principais pontos que você educador precisa ter em mente antes de elaborar o seu plano de aula. Confira!

Como elaborar um plano de aula para educação infantil?

plano-aula-educacao-infantil

Para elaborar um plano de aula, você precisa se concentrar e todos os dias fazer um planejamento completo para todas as aulas. Neste momento você deve responder e criar uma pauta para as seguintes questões:

  • Objetivo: Qual o objetivo deste plano? O que você espera gravar na mente dos alunos? Qual o propósito final desta aula?
  • Importância: Qual o peso desta aula? Como este tema impacta no futuro destes alunos?
  • Engajamento: Como posso engajar os alunos nesta aula? Quais os melhores temas que prendem a atenção? Quais os materiais para usar?
  • Apresentação: É um material complexo? Qual a melhor forma de apresentar este conteúdo? Os alunos vão compreender melhor de qual forma?
  • Ferramentas: Como a tecnologia pode ajudar? Existe algum aplicativo ou site que os alunos possam usar para aumentar a eficiência da aula?
  • Metodologia: Qual será a metodologia da aula? Qual o melhor roteiro para este tema?

As crianças precisam de muito foco e atenção para poder compreender cada matéria. E estas questões podem te ajudar a elaborar um plano ideal para cada turma e pensar também na dificuldade de cada turma.

4 Dicas criativas de plano de aula para educação infantil

1 – Estimule discussões

Não há nada que prenda mais a atenção das crianças do que provocar uma discussão. O debate é a melhor forma para as crianças compreenderem melhor o tema e desenvolverem o senso crítico. Se possível, faça um círculo na sala para que os alunos possam se observar e conversar cara a cara.

2 – Conte histórias

Faça de um tema uma história, as histórias sempre foram responsáveis por prender a atenção das crianças. Além disso, é uma maneira mais criativa de colocar na mente da criança um tema escolar complexo.

Elas certamente irão lembrar melhor do seu tema proposto, justamente por causa da história.

3 – Inclua filmes e desenhos no plano de aula

Quer maneira mais atrativa de criar uma aula? Além de ser super prático para o educador, os alunos sentirão mais prazer e alegria em assistir as aulas. Hoje em dia você pode encontrar uma gama de filmes com temas educativos.

Inclua também um pequeno teste no final, assim os alunos prestam mais atenção no conteúdo do filme para terem um bom desempenho no teste. É eficaz, prático e criativo.

4 – Use toda forma de tecnologia

As crianças ficam encantadas com qualquer tipo de tecnologia nova e ter aulas que envolvem o uso e a experiência tecnológica, garantirá um plano de aula eficaz e muito produtivo.

A internet, é sem dúvida, uma ferramenta que está cada vez mais sendo inserida na educação. Existem sites exclusivos para alunos, que estimulam o aprendizado e alimentam o interesse nas aulas.

5 Melhores ideias de planos de aula para educação infantil

1 – Aprendendo com livros e histórias

Como atualmente a captação de informações através da internet é muito rápida, estimular a leitura e o aprendizado em sala de aula através de livros e histórias é enriquecedor. Você pode selecionar vários livros e deixar que as crianças escolham pelo interesse, desta maneira é mais eficaz.

O maior objetivo deste plano de aula é desenvolver o hábito da leitura e estimular a criatividade contando e aprendendo com histórias.

2 – Aprendendo com músicas

É nas músicas que muitos profissionais cresceram através de letras criativas, inteligentes e que desenvolvem o senso crítico. Incluir músicas que tenham letras muito bem construídas ajuda na interação dos alunos e no engajamento das aulas.

O maior objetivo deste plano é trabalhar vogais, audição, pronúncia e outros tópicos da língua portuguesa.

3 – Aprendendo com artes

A disciplina artes, vem acompanhando o aprendizado das crianças desde muito tempo. É uma excelente oportunidade, desenvolver um plano de aula em cima desta disciplina. Você pode criar uma sequência de atividades que desafiam a coordenação motora e a percepção visual das crianças.

Os principais objetivos deste plano de aula é desenvolver a coordenação motora, a orientação espacial, o senso de orientação temporal e a percepção visual.

4 – Aprendendo com as plantas

A diversidade de plantas que podemos encontrar na flora brasileira é imensa e você pode usar isso como um tema bastante interessante. Você pode usar vídeos, fotos e até mesmo fazer um passeio com as crianças em um jardim botânico para que elas conheçam vários tipos de plantas.

Os maiores objetivos deste plano de aula é conhecer as principais partes das plantas, conhecer nomes científicos, nomes populares, origens, diferenças entre as plantas e curiosidades.

5 – Aprendendo com a água

Dar valor aos nossos recursos naturais é o grande tema deste plano de aula. Todas as gerações precisam aprender e conhecer as melhores práticas de consumo racional. Nesta aula você pode usar cartolinas personalizadas, filmes, desenhos, jornais, livros e revistas que falam sobre economia e desperdício de água.

O maior objetivo deste plano de aula é desenvolver a compreensão de que a água é um recurso escasso na terra e que os seres humanos são extremamente dependentes deste bem natural.

3 Aplicativos para elaborar o seu plano de aula para educação infantil

1 – GoConqr

Através deste aplicativo, o educador pode desenvolver aulas criativas, recursos visuais e conteúdos interativos. O GoConqr é uma plataforma que disponibiliza várias ferramentas para auxiliar em seu planejamento de aulas.

Além disso, é possível compartilhar o conteúdo diretamente com os alunos. O educador pode criar grupos de estudo online e promover o aprendizado colaborativo. Tudo simples, rápido e prático e ainda utilizando a internet como atrativo na aula. Para conhecer, basta clicar aqui.

2 – Sílabe

Sílabe é uma plataforma que contém ferramentas auxiliares desde o planejamento até a execução do plano de aula para educação infantil e juvenil. Através deste aplicativo é possível poupar tempo, acompanhar o desempenho dos alunos e ganhar muito mais produtividade nas aulas.

Além disso, o educador tem acesso à um acervo de conteúdo totalmente gratuito. Estes conteúdos são de extrema importância para auxiliar na criação de plano de aula. Clique neste link para conhecer a ferramenta.

3 – Canva

O Canva é a ferramenta mais prática para criar plano de aula para educação infantil totalmente personalizado. Neste aplicativo, o educador poderá trabalhar detalhes visuais, detalhes em texto, fotos e anotações para organizar da melhor forma seu planejamento.

Outra grande vantagem é poder compartilhar com qualquer pessoa, interagir e trocar experiências com outros profissionais da área. Clique aqui para saber mais sobre esta ferramenta.

Pronto para criar o seu plano de aula?

Elaborar um plano de aula para educação infantil requer tanta responsabilidade quanto criar um plano para adultos. Incentivar a concentração nas crianças exige muita criatividade e muitas vezes isso pode parecer um desafio.

Mas por meio destas nossas dicas, você pôde perceber que através de um bom planejamento e o uso de algumas ferramentas online, o educador pode elaborar adequadamente um plano personalizado e atrativo o bastante para prender a atenção das crianças.

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma e se tiver qualquer dúvida, deixe abaixo nos comentários que em breve retornaremos. Não esqueça também de compartilhar estas informações para ajudar mais educadores a terem sucesso com seu plano de aula para educação infantil.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo