Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como criar um eficiente plano de aula para educação infantil?

Como criar um eficiente plano de aula para educação infantil?

Olá, leitor!

Você sabia que criar um plano de aula para educação infantil é a chave para ampliar o engajamento e aumentar o desempenho individual dos alunos em sala de aula?

Existe uma gama completa de ferramentas que podem auxiliar positivamente o educador a criar um planejamento de qualidade. Dessa forma, algumas características se tornam evidentes como, produtividade e eficiência.

O segredo para elaborar um plano de aula eficiente é sem sombra de dúvidas, o planejamento adequado e construído com técnica e atenção. Por conseguinte, o plano de aula leva consigo um objetivo, propósito e metodologia para que assim, o aluno tenha uma experiência realmente positiva.

Contudo, fique calmo professor, pois temos como objetivo principal, mostrar as melhores dicas e formas para você elaborar o mais eficiente plano de aula para educação infantil. Sem mais demora, confira!

A importância do plano de aula e suas características

plano de aula para educação infantil

Imagem Reprodução

O aprendizado é um processo que leva tempo, pois começa na infância e para algumas pessoas, não existe idade limite para parar de estudar. Sendo assim, toda fase que envolve o aprendizado do indivíduo deve ser a mais completa e efetiva para o preparar à etapa seguinte.

Olhando por este ângulo podemos compreender que a educação infantil é uma das mais importantes fases do aprendizado. É nessa etapa em que o indivíduo começa a se formar e a formar seu intelecto e base para receber futuros conhecimentos.

Sendo assim, podemos apontar a responsabilidade que paira sobre os ombros dos professores responsáveis por educar os pequenos. Se você está inseguro quanto ao conhecimento que tem para transmitir, saiba que tudo começa com o planejamento do plano de aula para educação infantil.

É importante e recomendado que você siga um roteiro que o guie, pois, todo dia exige um plano de aula diferente. Conheça uma breve pauta a seguir!

Objetivos

Nesse momento é importante definir qual é o objetivo do plano? O que você espera como professor, fixar na mente dos alunos? Qual o propósito final da aula apresentada?

Relevância

O que o tema proposto irá agregar para o futuro dos alunos? Qual o peso da aula dada?

Nível de engajamento

Qual a melhor forma de engajar os alunos? Quais temas se acomodam melhor e prendem a atenção? Quais materiais acompanham o tema proposto?

Como será a apresentação

Se trata de um material considerado complexo? Como apresentar e tornar a complexidade em simplificada para o entendimento?

Definição das ferramentas

Uma vez definido o tema, a apresentação é o momento de se perguntar: existe alguma tecnologia que amplia a eficácia da aula?

Estipular a metodologia a utilizar

Qual metodologia irá apoiar o plano de aula para educação infantil de forma apropriada?

Assim que responder às perguntas acima, certamente você já tem um esboço efetivo do que realmente incluir no seu plano de aula. A seguir você encontra 10 dicas cuidadosamente separadas para auxiliar você professor. Confira!

Está com pouco tempo? Veja esse conteúdo com um guia completo para montar um plano de aula em pouco tempo!

Plano de aula para educação infantil: 10 dicas eficientes para criar o plano ideal

É importante ressaltar que o plano de aula se estende além da criação técnica, ou seja, do que propriamente está inserido no roteiro. Existem aspectos importantes que devem ser incluídos de forma geral na execução de um eficiente plano de aula para educação infantil.

1 – Antes de mais nada se capacite

Existe um dizer que é o seguinte: “Nós não passamos nada a ninguém que não temos”. Portanto, no caso do professor sua ferramenta mais certeira é o conhecimento amplo e que será transmitido aos alunos.

Dessa maneira, buscar cada vez mais aprendizado e conhecimento é o melhor recurso para o educador. Investir em capacitação com cursos de pedagogia específicos podem abrir seu leque de informação às novas abordagens que apenas o aprendizado oferece.

Toda essa informação será passada ao plano de aula e o tornará ainda mais robustos e educativos.

2 – Alie o aprendizado à tecnologia

A tecnologia elevou o patamar do conhecimento além da tradicional maneira de ensinar, ou seja, por meio do giz e um quadro negro. Hoje em dia tanto a tecnologia quanto o enorme contato das crianças com a mesma, possibilitam um novo mundo de aprendizado.

Via de regra, crianças de até 6 anos, que são as formadoras do público da educação infantil, estão mais inteiradas quanto aos aplicativos do que muitos adultos por aí.

Em vista disso, o professor tem ao seu alcance toda uma nova gama de possibilidades. Seja na utilização de softwares, aplicativos, vídeos, músicas e jogos interativos. Claro, tudo isso deve ser incorporado às abordagens comuns e tradicionais.

3 – Faça uso de todo o espaço que a escola oferece

Cada vez mais cedo as crianças percebem que existe um mundo inteiro fora da sala de aula. Isso amplia o campo de atuação, bem como a eficiência do plano de aula para educação infantil, pois possibilita, por exemplo, elaborar atividades mais lúdicas em ambientes mais arejados e inspiradores.

Procure adicionar ao planejamento, atividades que excedam os limites da sala de aula. Certamente os alunos irão responder de imediato a essa mudança de ares.

4 – Defina a interação principal da aula

Um direcionamento recomendado é trabalhar a socialização dos novos alunos, pois essa é a primeira experiência que passam fora do ambiente familiar.

Então, tudo pode ser completamente estranho e assustador, mas com a socialização adequada o professor transmite segurança, estimula o contato com os colegas e transforma aquele ambiente, antes sem sentido algum, em um ambiente acolhedor e livre para se expressar.

5 – Estimule a disciplina por meio de atividades específicas

Apesar de pequenos, os alunos já conseguem assimilar e relacionar as noções básicas das disciplinas. Isso inclui entender o que é certo e errado, logo é responsabilidade do educador e deve constar no plano de aula, prezar pela manutenção constante da sala de aula.

Por meio de atividades que recompensem o aluno exemplar, o professor cria um senso de correto que é fixado nos alunos. Procure incluir leituras de contos que forneçam esse sentimento do que é certo e apresenta os conceitos da disciplina.

Essa é uma ação que deve incluir os pais, pois o ambiente em casa deve refletir as boas práticas ofertadas em sala de aula.

6 – Aprimore a criatividade com aulas interativas

O plano de aula deve conter aspectos bem específicos, isto é, ser divertido e agradável. Para ganhar de vez os alunos é importante oferecer um método de ensino lúdico e interativo, onde ele faça parte e se sinta parte do que aprende.

Atividades em grupo que explorem conceitos de linguagem, matemática e geográfica, por exemplo, podem facilmente entreter e elevar a qualidade da aula.

Para exercitar a criatividade com frequência o professor pode aliar a dança, bem como massa de modelar. Além de entreter e gerar interação, a criança consegue desenvolver e expandir sua personalidade.

7 – Reserve um espaço para o desenvolvimento linguístico

A educação infantil é imprescindível para a evolução da linguística e formação de pensamento crítico. Sendo assim, estabeleça um período de conversação entre os colegas.

Quando uma criança expõe seus pontos de vista e observa diferentes situações, através do ponto de vista alheio, ela está articulando e gerando novas ideias. Os resultados desse plano de aula para educação infantil são expressivos, pois até mesmo o vocabulário é expandido.

8 – Implemente diferentes livros e apresente diversas histórias

Essa dica para apoiar seu plano de aula é fundamental em vários aspectos. Primeiro, quando o professor traz a leitura para a sala de aula ele está estimulando o hábito da leitura. Por conseguinte, ele está enriquecendo o vocabulário, imaginação e pensamento criativo dos alunos.

Por meio de histórias, as aulas se tornam mais dinâmicas e enriquecedoras.

9 – A música é uma das melhores aliadas do professor

É nas músicas que muitos profissionais cresceram por meio de letras criativas, inteligentes e que desenvolvem o senso crítico. Agregar músicas que tenham letras bem construídas ajuda na interação dos alunos e no engajamento das aulas.

10 – Trazendo a arte para perto dos alunos

A disciplina artes, acompanha o aprendizado das crianças desde sempre. É uma oportunidade positiva e relevante, desenvolver um plano de aula para educação infantil baseado nessa disciplina.

Por meio de atividades que testam a coordenação motora, bem como percepção visual dos alunos. Além disso, são aprimorados: orientação espacial e senso de orientação temporal.

Permita que a tecnologia auxilie com 6 aplicativos certeiros

Diferente de alguns anos atrás, onde o professor tinha que lidar apenas com o que tinha em mãos, hoje é diferente, pois temos a tecnologia presente. Nesse sentido, escolhemos algumas ferramentas e aplicativos que auxiliam os professores.

Diretamente do aplicativo o professor consegue compartilhar o conteúdo, gerenciar, criar tarefas, criar grupos de estudo, promover maior contato e inúmeras outras possibilidades. Sendo assim conheça 6 aplicativos funcionais e assertivos!

1 – ShowMe Interactive Whiteboard

O Aplicativo ShowMe Interactive Whiteboard possibilita que o professor crie uma aula dinâmica. O educador transforma seu iPad ou Tablet em uma lousa digital e insere cores, áudios, figuras e dinamiza as aulas de forma eficiente e engajadora.

O recurso ainda permite o compartilhamento e a publicação das aulas em uma comunidade própria. Da mesma forma, o professor pode utilizar a publicação de outros educadores para aprimorar sua própria aula.

Anteriormente, disponível apenas para a plataforma iOS, agora os usuários encontram também para Android. Veja algumas das especificações desse aplicativo:

  • Permite criar aulas interativas com o uso de imagens e ferramentas específicas de cores;
  • Possibilita integrar áudio e criar tutoriais completos;
  • Oferece a opção de importação para Dropbox e Google Drive;
  • O professor compartilha e adquire conteúdo compartilhado.

2 – Remind

Uns dos diferencias desse aplicativo é possibilitar maior contato com os pais. Por meio de uma plataforma, onde professor convida os pais e interage para melhorar o posicionamento dos filhos, o Remind encurta a distância entre educador e responsável pela educação direta das crianças.

Vale ressaltar que as informações, como números de telefones, ficam em completo sigilo e aumentam a confiança na utilização desse aplicativo. Além de facilitar para o professor, pois consegue ser mais contundente na formação das crianças, permite aos pais mais envolvimento na vida escolar das crianças.

Afinal de contas, todos sabemos que a falta de tempo é um dos maiores influenciadores do afastamento da vida escolar.

3 – GoConqr

Por meio desse aplicativo, o educador pode desenvolver aulas criativas, recursos visuais e conteúdos interativos. O GoConqr é uma plataforma que disponibiliza várias ferramentas para auxiliar em seu planejamento de aulas.

Além disso, é possível compartilhar o conteúdo diretamente com os alunos. O educador pode criar grupos de estudo online e promover o aprendizado colaborativo. Tudo simples, rápido e prático e ainda utilizando a internet como atrativo na aula. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 04/12/2019)

4 – Sílabe

Sílabe é uma plataforma que contém ferramentas auxiliares, desde o planejamento até a execução do plano de aula para educação infantil e juvenil. Por meio deste aplicativo é possível economizar tempo, acompanhar o desempenho dos alunos e adquirir muito mais produtividade nas aulas.

Além disso, o educador tem acesso a um acervo de conteúdo totalmente gratuito. Estes conteúdos são de extrema importância para auxiliar na criação do plano de aula.

5 – Plataforma Canva

O Canva é uma ferramenta mais prática para criar um plano de aula para educação infantil totalmente personalizado. Neste aplicativo, o educador poderá trabalhar detalhes visuais, detalhes em texto, fotos e anotações para organizar da melhor forma seu planejamento.

Existe também a possibilidade de compartilhar com qualquer pessoa, trocar e interagir com outros profissionais da área da educação.

6 – Pocket

Para criar o melhor e mais eficiente plano de aula para educação infantil, é necessário conteúdos diversificados, não é mesmo? Contudo, as vezes na correria do dia o professor acaba sem tempo de pesquisar novas abordagens e temas complementares.

É nesse aspecto em que o aplicativo “Pocket” atua, pois ele permite que o professor ao navegar pela web, salve todo o conteúdo que achar importante. Desse modo, podem ser salvos: artigos, vídeos, notícias e tudo mais que o educador julgue importante.

Não existe a necessidade de estar conectado à internet para acessar o conteúdo salvo. Portanto, ao realizar o planejamento da aula é possível contar e inserir todo esse material na aula.

Possui integração com mais de 500 aplicativos espalhados na web, como Flipboard, que é um canal de notícias e informações atuais. O aplicativo possui mais de uma versão. Na versão gratuita o educador pode utilizar em plataformas iOS e Android.

Preparado para elaborar seu plano de aula ideal?

Elaborar um plano de aula para educação infantil requer tanta responsabilidade, quanto criar um plano de aula para adultos. Encarado muitas vezes como um desafio, incentivar a concentração e ao mesmo tempo estimular a criatividade, exige extrema criatividade por parte do educador.

Porém, com as dicas que apresentamos neste conteúdo, você pôde perceber que por meio de um planejamento adequado e o uso de ferramentas online, o educador ganha a habilidade de elaborar adequadamente um plano personalizado e atrativo o bastante, para reter a atenção e concentração das crianças.

Esperamos apenas que todo esse conteúdo tenha facilitado o entendimento e o conhecimento para que você consiga montar o mais eficiente plano de aula para educação infantil.

Claro, se ficou com alguma dúvida não hesite em deixar nos comentários, pois dessa forma aperfeiçoamos ainda mais nosso direcionamento. Compartilhe esse conteúdo para que mais educadores possam aprender e se inteirar de como fazer um  plano que engrandeça a educação das nossas crianças.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo