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Como criar provas coerentes com o assunto ensinado

Olá professores!

Vocês estudam, preparam a aula, ensinam aos seus alunos da melhor forma possível. Mas será que eles aprenderam mesmo? Para saber isso, só preparando a tão temida prova. E aí vem a dúvida: como fazer essa prova? Como preparar uma avaliação justa dos alunos, já que a responsabilidade é grande.

Portanto, com base nesta dúvida, o portal Colégio Web reuniu algumas dicas importantes para quem deseja preparar provas mais justas aos estudantes, conseguindo extrair os melhores resultados delas.

Aposte na melhora da aprendizagem

O primeiro fator importante que deve ser explorado por quem deseja preparar provas justas aos alunos é a melhora da aprendizagem, fazendo com que estas provas sirvam para o aprendizado dos alunos, não apenas para a avaliação.

Elaborar provas que apenas avaliam e que não servem para mais nada é algo relativamente fácil, agora elaborar provas que sejam capazes de exercitar os conhecimentos dos alunos e que realmente sejam capazes de ajudar no aprendizado é algo mais complicado e que exigem mais critério.

Prova fácil ou Prova difícil?

Como em tudo nesta vida, o segredo está no equilíbrio, sem exageros e sem forçar a barra tanto para um lado, quanto para o outro. Melhor dizendo, o segredo está em procurar fazer provas que não sejam nem tão fáceis, e que ao mesmo tempo não sejam tão difíceis, pois nenhum dos dois tipos pode ser considerado justo.

Uma prova muito fácil não será justa porque simplesmente não será capaz de avaliar devidamente os alunos e os seus conhecimentos em cima do conteúdo que foi apresentado.

Do mesmo modo que uma prova muito exigente também não será justa porque torna tudo mais complicado, dificultando para alunos que ainda não dominam completamente o conteúdo que está sendo avaliado.

O mais indicado mesmo é procurar equilibrar, com questões fáceis, médias e difíceis distribuídas de modo equânime, para dar oportunidades de nota boa para quem estudou e de fato entende o conteúdo avaliado, mas sem exageros.

Cada um tem seu jeito de avaliar. Essas são apenas sugestões reunidas pelo Colégio Web para facilitar o trabalho de professores.

Até a próxima!

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