Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como criar cronograma de estudos virtual

Como criar cronograma de estudos virtual

Olá, leitores!

O espaço virtual traz diversas possibilidades para melhorar a performance nos estudos, mas em meio a tanta diversidade, fica complicado escolher a opção que se adeque melhor e ofereça efetividade na captação de conhecimento. Para organizar um cronograma de estudos virtuais, a primeira coisa que deve ser levada em consideração é, sem dúvida, um planejamento básico de estudos. Pode ser feita uma minuta simples onde sejam preenchidas algumas demandas que são muitos simples, porem determinantes nos resultados. São elas:

  • Objetivos de estudos;
  • Objetivos mais específicos de estudos (leve em consideração o que é mais dificil de ser captado, o que tem maior peso para alcançar o objetivo, tempo necessário e metas a serem atingidas);
  • Problemática: Imagine um problema real que deve ser solucionado;
  • Hipóteses: Crie hipóteses para solucionar a problemática levantada;
  • Motivação: A motivação nos planos de estudo é a chave da persistência e garante a continuação das ações que levarão ao alcance dos objetivos de estudo, portanto, frequentemente, busque motivação que justifique a continuidade dos estudos e também o melhoramento progressivo;
  • Método: Crie método de disciplina para alcançar o objetivo. Por exemplo: Reunir melhor material para estudos, decidir o material que merece leitura intensiva, o que é apenas para consulta, o que é para exercícios. É importante que o material escolhido seja muito coerente tanto com o objetivo de estudo quanto com a proposta da matéria a ser estudada, isso garante a redução do tempo de captação de conhecimento, sem que comprometa o aprendizado.

    estudante-focado-nos-estudos

     

Cronograma de estudos virtual

Feito o planejamento básico de estudos, é hora de elaborar o cronograma. A criação deste cronograma depende muito do objetivo de casa estudante, alguns tem como objetivo passar em vestibulares e outros tipos de concurso público, enquanto outros almejam tirar boas notas e também tem aqueles que querem obter resultados de pesquisas acadêmicas, ou cientificas. Enfim, são vários os objetivos escolhidos pelo estudante e cada uma destas escolhas variam na projeção do cronograma. A dica que vale para todos é a de otimizar seu cronograma com as ferramentas virtuais, uma delas é o Excel. Através da planilha Excel, é possível elaborar um ciclo de estudos, este ciclo pode ser melhorado quando integrado a outros aplicativos. É muito importante que a escolha dos aplicativos seja feita de maneira muito equilibrada para que não se perca mais tempo com eles do que com os próprios estudos.

7 passos para elaborar um cronograma virtual

1. Com a lista de materiais de estudo já organizada, distribua as matérias e atividade em um determinado tempo que será destinado para este estudo para cada dia da semana. Sempre levando em consideração os objetivos e também o peso de cada matéria. Uma sugestão é que se disponha de um tempo a mais para estudar matérias de peso maior, especialmente se o objetivo em questão for um concurso público; 2. A distribuição das disciplinas no cronograma é o diferencial, a forma cíclica é conhecida por oferecer melhores resultados quando comparadas a forma linear, ou seja, se estuda uma disciplina de cada vez e, depois que todas as disciplinas estejam estudadas, reinicia-se o ciclo. Esta estratégia de estudo reduz o tempo e aumenta a flexibilidade. Por exemplo, caso aconteça um imprevisto na segunda pela manhã, dia da matéria de português, esta matéria não é perdida no tempo pois deve ser estudada (e vista como meta) antes que prossiga no cronograma; 3. Estipular o período de revisão, ele pode ser semanal ou diária, depende muito dos objetivos e prazos, porém a revisão é uma das etapas mais importantes para fixação do conteúdo; 4. Divida o período diário de estudos em três tempos, ou três metas (estudos gerais da matéria-exercícios-resumo e/ou mapa mental); 5. Eleger um dia ou momento para revisão e motivação; 6. O peso de importância das matérias dever ser refletida no tempo de estudo. Por exemplo: Específicas, peso 2 (2 h de estudos), Raciocínio lógico, peso 1 ( 1h de estudos). Dessa maneira seu tempo é otimizado. 7. Otimize seu cronograma de estudos com aplicativos e outras ferramentas virtuais. Existem várias opções para organização dos estudos e melhoramento do cronograma de estudos virtuais. Eis algumas sugestões:

  • Google agenda: Esta ferramenta captura arquivos em diversos formatos e ajuda na organização das metas de estudos e tarefas adjacentes, sempre deixando o estudante atualizado e ligado em suas tarefas estudantis.
  • SelfControl: Este é um aplicativo para manter o foco nos estudos, com ele a qualidade do cronograma virtual é garantida, pois ele bloqueia as redes sociais de sites que levam a dispersão de acordo com o tempo estabelecido pelo cronograma virtual.
  • GoConqr : É um aplicativo que ajuda, principalmente com o processo de revisão. Ele possibilita uma melhor criação de mapas mentais, jogos de perguntas e respostas entre outras ferramentas de estudo que melhoram o cronograma de estudos.

Alcançar os objetivos de estudos que se almeja hoje em dia vai muito além do ato de estudar, é necessário estratégia de estudos para alavancar a qualidade dos estudos. O cronograma de estudos virtuais é um diferencial na preparação de todo dedicado estudante.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo