Você está aqui:Home » Dicas » Como Controlar a Ansiedade Durante uma Entrevista de Emprego

Como Controlar a Ansiedade Durante uma Entrevista de Emprego

Olá leitores, tudo bem?

Você já ficou nervoso em uma entrevista de emprego?

Até mesmo os políticos, os grandes executivos e os líderes mundiais passam por esse tipo de nervosismo. Ansiedade e estresse é algo comum em muitas situações da nossa vida, principalmente em uma entrevista tão importante.

Portanto não se sinta inferior ou ache que tem algo de errado quando começar a sentir uma ansiedade pré entrevista.

Como controlar a ansiedade durante a entrevista de emprego

Mesmo sendo algo normal, existem maneiras de controlar a sua ansiedade e não botar nada a perder durante a entrevista para a tão cobiçada vaga.

Confira as melhores maneiras de acabar com o nervosismo:

Tenha tudo planejado

Quem está preparado para qualquer coisa dificilmente se sentirá nervoso. Se você estudar sobre a empresa para qual está tentando entrar prepare todos os documentos que podem ser necessários, como o seu currículo, cartões de visita, documentos pessoais, certificados.

Também leve um bloco de notas e uma caneta. Caso venha precisar de qualquer um desses itens, você estará com eles prontos e não se sentirá nervoso em relação a isso.

Trate você mesmo bem

Tente evitar cafeína e noites em claro antes da entrevista. O mesmo serve para comidas pesadas. Tudo isso aumenta o estresse do corpo e prejudica na hora de controlar a ansiedade.

Visualize o sucesso

Existe um estudo na neurociência que mostra que mentalizar um exercício é quase tão eficiente quanto fazê-lo fisicamente.

Então tente visualizar a entrevista e pensar em todas as respostas e perguntas possíveis. Pense em todas as possibilidades (mesmo que precise falar sozinho e parecer um pouco maluco), mas essa é uma forma de se preparar mentalmente e diminuir o nervosismo.

Reduza fatores de estresse que não são a entrevista

Deixe que apenas a entrevista seja um problema para você. Então evite coisas como:

  • Sair/Chegar atrasado.
  • Roupas desconfortáveis.
  • Se perder no caminho.

Treine como mexer nas suas roupas em casa

O que, como assim?

Bem simples. Já imaginou você ir em uma entrevista com uma blusa, chegar na frente do entrevistador e na hora de tentar tirar a blusa o zíper enrosca?

Ai você fica com vergonha e o nervosismo aumenta a níveis fora de controle.

Portanto é bom treinar como cada peça do seu vestuário funciona. Aprenda como abotoar e desbotoar um blazer, como guardar algo dentro de um dos seus bolsos e por ai vai.

Assim você evita gafes e evita ficar ainda mais nervoso.

Não tenha vergonha de aceitar o nervosismo

Não precisa ter vergonha de aceitar que está nervoso. O entrevistador não só sabe que é comum, como também notará se você está ou não.

Se estiver fale para o entrevistar “Desculpa, estou um pouco nervoso” e, com certeza, ele dirá que isso é completamente normal.

Vai ajudar a te acalmar, pode ter certeza.

O que acharam das dicas, leitores?

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo