Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir uma bolsa de estudos para o ensino fundamental?

Como conseguir uma bolsa de estudos para o ensino fundamental?

Olá,

Num mundo competitivo em que vivemos ter qualificação é imprescindível para conquistar uma posição profissional com uma remuneração melhor. E isso começa cedo, muitos pais procuram o ensino particular por acreditarem na qualidade da educação oferecida.

Porém, muitas famílias estão com dificuldades para manter o orçamento e pagar as mensalidades devido a crise financeira e muitos pais nem mesmo tem renda suficiene para pagar a mensalidade escolar.

Tudo isso coloca em risco a educação de qualidade para seus filhos e o acesso a uma vaga no ensino fundamental em escolas particulares.

Por outro lado, devido à crise econômica do Brasil, as escolas particulares estão enfrentando o aumento de inadimplência e a evasão de seus alunos e para manter seu orçamento não podem deixar de reajustar as mensalidades, que seguem os índices de inflação, o que piora o cenário para os pais.

As escolas estão cientes de que a situação econômica do país não está fácil e estão dispostas a driblarem a crise junto com os pais. A boa notícia é que estão dispostas a negociar, oferecer descontos nas mensalidades, isenção de matrícula e até bolsas de estudo, para que os pais mantenham seus filhos matriculados e garantir o equilíbrio das contas de seu orçamento.

Os pais podem superar essas dificuldades, aproveitar a oportunidade para negociar descontos e conseguir uma bolsa de estudos para o ensino fundamental, bolsas de estudos que podem chegar a 100% de desconto na mensalidade dependendo do programa da escola.

Veja como conseguir uma bolsa de estudos para o ensino fundamental e garantir uma escola de qualidade para seu filho:

Tipos de bolsas de estudo para o ensino fundamental

bolsa-estudo

 

  • Bolsa de Estudo por mérito do Aluno

Há muitas escolas que preferem beneficiar os alunos pelo rendimento e desempenho. Neste caso o aluno irá concorrer a uma bolsa e ser avaliado.

Os programas destas escolas podem incluir análise do histórico escolar e provas específicas de acordo com a idade e série do aluno.

  •  Bolsa de Estudo por critério sócio-econômico

Muitas escolas particulares e até mesmo filantrópicas optam por conceder bolsas de estudos depois de analisarem a renda familiar, estabelecendo um teto para renda per carpita. As escolas podem conceder descontos nas mensalidades e bolsas integrais que incluem material escolar e uniforme.

Para concorrer os pais precisam buscar informações nos editais dos programas de concessão de bolsas das escolas de seu interesse.

  • Bolsa de Estudo Filantrópica

São bolsas de estudo para o ensino fundamental oferecidas por instituições educacionais filantrópicas para se adequarem a Lei 12.101/2009.

O processo de seleção para conseguir a bolsa de estudo varia de acordo com as normas internas de cada escola que concede um percentual de gratuidade para alunos carentes.

  • Bolsa concedida por Empresa

Muitas empresas oferecem bolsas de estudo para seus funcionários com o objetivo de ter um pacote de benefícios mais atrativo. As bolsas podem ser estendidas aos filhos dependendo da política de RH da empresa.

Passo a passo para conseguir uma bolsa de estudo para ensino fundamental

  • Negocie diretamente com a escola

As escolas estão abertas ao diálogo e dispostas a ouvirem os pais. Vá pessoalmente e procure a diretoria ou o departamento financeiro da escola e apresente seus argumentos para negociar descontos e até mesmo informações de como conseguir uma bolsa de estudos.

  • Pesquise e faça cotações

Faça uma pesquisa das escolas da sua região de moradia e tenha os preços cobrados por cada escola, e também informações de bolsas e descontos oferecidos por cada instituição de ensino. Ao escolher uma escola, leve essa cotação para negociar com a escola de sua preferência. A primeira matrícula pode ser uma ótima oportunidade para os pais negociarem com a nova escola, que quer conquistar novos alunos.

  • Use todos os argumentos a seu favor

Se você tem mais de um filho na mesma escola peça desconto e bolsa de estudo para cada um. Ressalte que você paga mensalidade dobrada, isso aumentará seu poder de negociação. Se seu filho tiver um bom histórico escolar ressalte isso e use como vantagem. Se você já tem seu filho matriculado e paga suas mensalidades em dia use seu histórico de bom pagador a seu favor.

  • Informe-se sobre os programas de bolsas de estudo

Pesquise as escolas de ensino fundamental da sua região que oferecem bolsas de estudo e verifique o edital do programa de concessão da escola de sua preferência. Atente-se para as regras de concessão de descontos e bolsas, os pré requisitos para cada série e idade, prazos de inscrição, documentos solicitados. Faça isso antes de inscrever seu filho e de procurar a escola para negociar.

Conheça também 1.000 faculdades que oferecem bolsas de estudo

Sites para conseguir uma bolsa de estudos para ensino fundamental

bolsa-de-estudos

Use a internet como sua aliada na busca por uma bolsa de estudos para seu filho. Há muitas informações disponíveis, selecionamos alguns sites que oferecem programas de bolsa de estudos para ensino fundamental. Confira:

1- Bolsa de estudos do Projeto Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos, alunos entre 7º ano ou no 9º ano (12 e 15 anos de idade), pertencentes a famílias cuja renda per capita é de no máximo 2 salários mínimos, e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.

O processo de seleção para as bolsas de estudos é composto por 5 (cinco) etapas consecutivas e eliminatórias: Inscrição e Teste online; Prova Presencial; Entrevista Individual; Visita Domiciliar; Dinâmica de Grupo.

  • Projeto Alicerce

É curso preparatório para o ensino médio, realizado durante o 8º e o 9º ano do ensino fundamental, no contraturno da escola regular do aluno, com o objetivo de viabilizar o ingresso do bolsista em escolas particulares de excelência no ensino médio. O Projeto Alicerce está presente nos municípios de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos.

  • Projeto Bolsa Talento

O projeto Bolsa Talento oferece bolsas de estudos integrais em escolas particulares de excelência no ensino médio. Os bolsistas que no fim do ensino médio forem aprovados no vestibular em universidades e cursos de excelência, conforme os critérios do Ismart, poderão integrar o Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart.

  • Projeto Ismart Online

É um projeto com o objetivo de formar alunos protagonistas, que saibam se expressar, que melhorem seu desempenho acadêmico e que queiram se preparar para os desafios do ensino médio. Os alunos aprovados para o projeto têm acesso a uma plataforma de estudos online, realizam missões em equipe e participam de eventos formativos inspiradores

Para saber mais sobre como conseguir bolsa de estudos para ensino fundamental acesse aqui o site e edital dos projetos Ismart.

2- Bolsas de estudos do Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudos parciais que podem chegar até 70% através de parcerias com instituições educacionais de ensino fundamental, médio, técnico, graduação e pós graduação.

No site você pesquisa por categoria as escolas que concedem bolsas de estudo para ensino fundamental. O site vai retornar com as escolas da cidade, bairro e série selecionada.

Ao encontrar a escola você precisa fazer sua inscrição gratuita no site, preencher seus dados e informações sócio-econômicas, depois da inscrição você realiza o pagamento da taxa de pré-matrícula. A próxima etapa é o processo seletivo da instituição escolhida. Você precisa comparecer na escola e apresentar sua pré reserva pelo Educa Mais Brasil.

Se você não conseguir matricular seu filho na vaga ou se a turma for cancela, o Educa Mais Brasil faz o reembolso, verifique o regulamento e como conseguir uma bolsa de estudos pelo site neste link aqui.

3- Bolsas cadastradas no site MelhorEscola.Net

O site tem uma proposta parecida com o Educa Mais Brasil. Pelo site os pais podem realizar pesquisas de escolas que possuem programas de bolsas de estudos para ensino fundamental. A pesquisa pode ser feita pelo nome da escola, bairro, CEP e cidade.

Dentre as 193 mil escolas de ensino infantil, fundamental e médio no seu banco de dados, o site retorna com as escolas que atendem aos critérios que você escolheu. Você seleciona e clica na escola de seu interesse. O próximo passo é entrar em contato com a escola e solicitar a bolsa de estudos.

É necessário fazer o pagamento de uma taxa de pré matrícula para garantir sua bolsa na escola escolhida. Caso você não encontre uma escola que conceda bolsa, você pode preencher os dados de solicitação o site irá intermediar e realizar o contato para encontrar uma bolsa para você.

Confira também tudo sobre: Bolsa de estudo ensino médio

Esperamos que você aproveite essas informações e garanta a bolsa de estudos para ensino fundamental de seu filho.

Compartilhe estas dicas com seus amigos e familiares!

Até breve!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo