Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir uma bolsa de estudo nos EUA no curto prazo

Como conseguir uma bolsa de estudo nos EUA no curto prazo

Olá, leitor!

Estudar fora do país é o sonho de muitas pessoas. No entanto, as pessoas tendem a achar que esse é um processo extremamente difícil, que só pode ser realizado por alguns poucos. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Certamente, estudar no exterior exige algum preparo e uma certa burocracia. Mas munido de informações e dedicação, você pode sim realizar esse sonho. Especialmente, se conseguir uma bolsa de estudos.

Se você quiser aprender tudo o que precisa antes de se candidatar a uma bolsa de estudos no exterior, leia também esse outro post no Canal do Ensino.

A grande maioria das pessoas que deseja estudar nos EUA é intimidada pelos custos envolvidos. A educação lá não é barata, sendo uma das principais causas de endividamento entre jovens adultos. No entanto, é possível conseguir bolsas, até mesmo integrais, e estudar em universidades como Harvard ou Stanford.

Existem, na maioria das universidades no exterior, programas de bolsas específicos para estudantes estrangeiros. Muitas vezes, parcerias entre governos garantem até mesmo bolsas exclusivas para brasileiros. Por isso, é importante estar sempre de olho nas oportunidades. Não deixe de seguir as notícias do MEC e Capes, pois, é frequente a divulgação de oportunidades do tipo por meio desses veículos.

Aqui no Canal do Ensino, também sempre publicamos oportunidades de bolsas de estudo. Não deixe de seguir o blog e conferir sempre.

A seguir, você encontra mais informações sobre os programas de bolsas para estudar nos EUA, e fica sabendo tudo o que precisa preparar para agilizar o processo!

O que é preciso para estudar nos EUA?

conseguir_bolsa_de_estudo_nos_EUA_

Se você deseja estudar fora do país, com ou sem bolsa de estudos, é preciso saber que você lidará com certa burocracia nesse processo. Quanto mais preparado estiver, menos tempo levará para adequar toda a documentação.

Principalmente se está fazendo uma inscrição em um programa de bolsas de última hora, será necessário estar com tudo pronto para não correr o risco de perder a oportunidade.

Veja a seguir tudo que deverá ser preparado para conseguir uma bolsa de estudo nos EUA

Conhecimentos prévios

  • Informações sobre grade curricular;
  • Leitura do edital do programa de bolsas para garantir que você se enquadra nas regras;
  • Domínio da língua inglesa.

Documentação de viagem

  • Passaporte

Provas e certificações padronizadas

SAT1

Esse é um dos testes de admissão mais comuns nos Estados Unidos, administrado pelo College Board. O exame aborda três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita). A prova é famosa pelo fator agilidade com que deve ser realizada.

SAT2

Trata-se do SAT Subject Test. Avalia conhecimentos em uma área específica. Ele pode abordar 20 matérias diferentes, à sua escolha. Alguns exemplos são Literatura, História Geral, História dos EUA, Matemática 1 e 2, Biologia, Química, Francês, Alemão e Espanhol. Também é possível realizar mais de uma prova.

ACT

Esse é um teste de admissão aceito no lugar do SAT na maioria das universidades. Ele é administrado pelo ACT, Inc. A prova aborda quatro matérias: Inglês, Matemática, Interpretação de Texto e Raciocínio Científico. O exame também contém uma seção optativa de Escrita.

TOEFL

Sigla para Test Of English as a Foreign Language. Trata-se de um teste para medir a capacidade de usar e entender inglês em um contexto acadêmico. O exame é exigido pela maioria das universidades nos EUA para alunos estrangeiros. A prova tem quatro seções: Leitura, Escuta, Fala e Escrita.

Documentação para a inscrição no programa de bolsa de estudos

Common Application

Trata-se de uma plataforma unificada para candidatura em universidades. O estudante pode submeter os documentos por meio de um sistema online.

Personal Statement

Essa é uma das redações mais importantes na sua inscrição. Com ela, você se apresentará para o comitê de admissão, demonstrando suas qualidades, interesses e ambições que não ficaram claros no currículo ou histórico. Saiba mais sobre como redigir esse documento nesse outro artigo.

Transcript

É o que chamamos no Brasil de Histórico Escolar. Trata-se do registro de toda a sua trajetória acadêmica, incluindo suas notas.

Recommendation letter ou Letter of Recommendation

Uma carta de recomendação, geralmente escrita por um professor, diretor ou outro profissional envolvido com sua educação.

Algumas universidades podem também pedir redações falando sobre suas habilidades e ambições. Outra documentação bastante comum é a descrição ou registro de realização de atividades extracurriculares, como trabalho voluntário.

Como encontrar oportunidades de bolsa de estudo no exterior?

O maior problema encontrado por estudantes que planejam conseguir uma bolsa de estudo nos EUA é, normalmente, encontrar oportunidades. Infelizmente, as informações sobre esse tipo de programa estão normalmente espalhadas e são difíceis de verificar de maneira prática.

Aqui no Canal do Ensino, temos uma seção específica do site,onde são divulgadas muitas oportunidades. Fique de olho para não perder a sua. Confira também outros lugares onde você pode encontrar oportunidades de bolsa de estudo nos EUA:

  • Partiu Intercâmbio: no site você encontra oportunidades de bolsas de estudo em diversas modalidades. Basta filtrar por país e tipo de curso que você procura, e pronto!
  • Study USA: aqui você encontra bolsas específicas para quem quer estudar nos EUA.
  • Estudar Fora: o site reúne oportunidades de bolsas de estudo em diversos países e modalidades diferentes.
  • Canal do Intercâmbio: no site você encontra notícias com oportunidades de bolsas de estudo, além de dicas sobre como viver em outros países e outras informações úteis para quem pretende passar por essa experiência.
  • Harvard: a universidade de Harvard frequentemente publica editais para diversos programas de intercâmbio. Assim como ela, outras universidades fazem o mesmo, portanto, não deixe de acompanhar as notícias no site da sua instituição de escolha.

Acompanhe também nossa seção sobre intercâmbio. Nela, você encontrará todas as dicas que precisa para começar essa jornada com o máximo de informação possível.

Conseguir uma bolsa de estudo nos EUA: Dicas extras

Quanto mais preparado você estiver, mais rápido será o processo. É interessante, inclusive, cuidar de burocracias como passaporte e visto, antes de começar o processo de seleção de bolsas, para garantir que você não terá problemas.

Já imaginou ser selecionado e não poder aproveitar a oportunidade por problemas na sua documentação?

Também é importante lembrar que cada instituição tem as suas regras. Por isso, assim que decidir o curso que deseja fazer e onde, informe-se. A universidade escolhida pode pedir testes de aptidão, documentação ou redações específicas durante o processo de seleção.

Outra dica importante é verificar o tipo de bolsas de estudo que a instituição oferece. Existem bolsas por necessidade ou mérito. As bolsas por necessidade são garantidas para alunos com limitações de renda ou pertencentes a determinadas classes sociais.

Nesse caso, é essencial garantir que você se enquadra nos requisitos do programa.

Já as bolsas por mérito, normalmente envolvem algum tipo de processo seletivo. Você precisará apresentar um bom histórico escolar, currículo acadêmico e carta de recomendação. Além disso, é comum que sejam levadas em consideração, as suas pontuações nos testes padronizados.

Fique atento, pois, a realização de atividades extracurriculares costuma somar muitos pontos nesse tipo de programa de bolsas, por isso, capriche no currículo.

O ideal é que você não deixe a inscrição para a última hora. No entanto, se por algum motivo você estiver com o prazo apertado, certifique-se de ler o edital com atenção para enviar todos os documentos necessários já no primeiro contato.

Esperar a resposta e descobrir que faltou alguma coisa na sua inscrição pode fazer com que você fique sem tempo para agir.

Conclusão

Estudar nos EUA não precisa ser apenas um sonho. Apesar dos custos altos relacionados à educação nesse país, existem inúmeros programas de bolsas que podem te ajudar nessa jornada.

As próprias universidades costumam oferecer programas de bolsas por mérito ou necessidade. Além disso, existem vários sites onde você pode encontrar as melhores oportunidades para estudar fora sem estourar seu orçamento.

Também é válido ficar de olho nas notícias do MEC e Capes, órgãos governamentais que frequentemente realizam parcerias com universidades no exterior, oferecendo oportunidades especiais para candidatos brasileiros.

Estar com toda a documentação em dia é importantíssimo para agilizar o processo e garantir que você poderá aproveitar essa oportunidade. Não deixe de ler com atenção o edital do programa e garantir que não se esqueça de nada.

Providencie também o seu visto estudantil para evitar problemas burocráticos durante a sua estadia nos EUA.

Você pode procurar a embaixada americana para conseguir mais informações sobre os vistos. Lá, você também pode se informar sobre a realização dos testes de aptidão padronizados, como o SAT e TOEFL. A sua pontuação nessas provas é importantíssima para conseguir uma bolsa de estudo nos EUA, por isso, estude bastante!

Quer mais dicas sobre como estudar no exterior sem gastar nada? Leia também esses outros posts aqui no Canal do Ensino:

E você, já decidiu em que país e universidade quer fazer seu intercâmbio? Divida conosco nos comentários, e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo