Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir uma bolsa de estudo gratuita para idiomas

Como conseguir uma bolsa de estudo gratuita para idiomas

Olá, leitor!

Hoje em dia, estudar outros idiomas é mais do que fundamental. Tanto para o mercado de trabalho quanto para viagens, estudo e até mesmo lazer, saber outra língua se torna cada vez mais necessário.

No entanto, nem todas as pessoas podem pagar cursos de idiomas. A maioria deles apresentam elevado custo, especialmente se você está se aventurando em opções menos populares do que o inglês ou espanhol.

É claro, existe a opção de tentar aprender sozinho. No entanto, nem todas as pessoas conseguem se dar bem com os métodos autodidatas. Muitos precisam da estrutura e disciplina dos cursos tradicionais para conseguir avançar seus conhecimentos.

Se você não é uma dessas pessoas e quer dicas sobre como aprender um novo idioma sozinho, pode ler esse outro artigo no Canal do Ensino! Lá você encontra dicas incríveis para aumentar seu vocabulário, mesmo fora das escolas.

No entanto, se você precisa da estruturação de um curso, ou até mesmo quer uma certificação formal, esse post é para você. Aqui você encontra dicas para conseguir uma bolsa de estudo para idiomas e estudar sem acabar com o seu orçamento. Essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para aprender uma nova língua!

Continue lendo e confira!

Os benefícios de aprender um novo idioma

bolsa_de_estudo_para_idiomas

 

Aprender um novo idioma tem muito mais vantagens do que aprimorar o seu currículo. É claro, esse pode ser um grande diferencial na sua carreira, mas existem outros benefícios para aqueles que gostam de estudar línguas, confira:

  • Crescimento e desenvolvimento de áreas importantes no cérebro;
  • Treinamento das habilidades de escuta;
  • Prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer;
  • Maior sensibilidade e capacidade de distinguir novas linguagens;
  • Fortalecimento da memória;
  • Melhoria na capacidade de raciocínio e habilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
  • Aumento da capacidade de atenção e concentração;
  • Melhor desenvolvimento da sua língua nativa;
  • Sensibilização aos novos pontos de vista e culturas.

Com tantas vantagens e com a possibilidade de uma bolsa de estudos para idiomas, não há motivos para não começar a aprender hoje mesmo!

Como conseguir uma bolsa de estudo para idiomas?

Estudar um novo idioma não precisa sair caro. Existem inúmeras opções de bolsa de estudo para idiomas disponíveis, tanto por meio de programas do governo quanto pelas próprias escolas particulares.

Para conseguir a bolsa de estudos, você precisará seguir esses passos simples, acompanhe!

  1. Decidir qual idioma você pretende estudar;
  2. Encontrar uma instituição que ofereça o curso;
  3. Informar-se sobre programas de bolsa de estudo para idiomas disponíveis para aquela instituição (e outras possíveis opções);
  4. Verificar os editais e outras informações disponíveis para o processo de obtenção da bolsa;
  5. Verificar o tipo de bolsa de estudo para idiomas. Por exemplo, se ela é concedida por mérito ou necessidade. No segundo caso, verifique se você se enquadra nos pré-requisitos;
  6. Seguir as instruções de candidatura disponibilizadas pela instituição.

Programas de bolsa de estudo para idiomas do governo

Existem ações governamentais focadas em incentivar o estudo de novos idiomas. Um exemplo é o curso de inglês online e completamente gratuito disponibilizado para universitários e pós-graduandos pelo MEC, em parceria com o Capes. Você pode saber mais sobre o curso nesse outro artigo.

Como essa, existem muitas iniciativas parecidas. Portanto, ficar de olho nas notícias relacionadas ao MEC e ao Capes é sempre uma ótima ideia. Esse segundo possui um portal, o EDUCapes, que está sempre oferecendo materiais e cursos gratuitos.

Outra forma de se manter atualizado sobre as últimas oportunidades disponibilizadas pelo Ministério do Ensino é continuar acompanhando nosso blog. Aqui você sempre encontra dicas para conseguir uma bolsa de estudo para idiomas, ou até mesmo informações sobre cursos completamente gratuitos.

Cursos online gratuitos

Aprender diretamente em uma sala de aula tradicional não é sua única opção. O método de Ensino à Distância (EaD), vem ganhando cada vez mais popularidade, tanto pela sua conveniência tanto pela eficácia. Existem muitas plataformas que oferecem cursos onlines gratuitos tão bons quanto os tradicionais.

Se você se adapta bem a esse método, pode conhecer aqui alguns sites onde pode estudar de graça. Vale lembrar que é preciso maior disciplina e dedicação para estudar por conta própria.

Se estiver interessado, pode ler esse outro artigo no Canal do Ensino para encontrar dicas sobre como se organizar.

Sites de bolsas de estudo

Quando falamos de bolsa de estudo para idiomas ou de qualquer tipo de bolsa, existem alguns sites que você sempre deve verificar.

Eles reúnem informações sobre programas de bolsas em diversas instituições diferentes. Como as informações estão reunidas em apenas um lugar, escolher entre as suas opções pode se tornar muito mais fácil.

Nunca deixe de comparar os diferentes programas de bolsa de estudo para idiomas. Por exemplo, uma dica importantíssima é ficar de olho também nos requisitos para manter a bolsa. A maioria das instituições exigem uma média de notas e presença.

Confira alguns sites onde você pode encontrar informações sobre programas de bolsa de estudo para idiomas:

  • Quero bolsa: o site reúne oportunidades de bolsas de estudos de todos os tipos, incluindo para idiomas. Vale fazer uma busca e verificar quais são as suas opções.
  • Neora: o instituto oferece bolsas por meio de parcerias com diversas escolas particulares de idiomas. Não é necessário comprovar renda e todo o processo de inscrição pode ser realizado pela internet.
  • Educa mais Brasil: Também por meio de parcerias com diversas instituições de ensino, o site oferece oportunidades de bolsa de estudo para idiomas de acordo com a sua localidade.

Comece a buscar hoje mesmo! Esses sites oferecem bolsas de estudo para idiomas de até 80%. Certamente você encontrará uma opção que cabe no seu bolso!

Bolsas de estudo para idiomas diretamente nas escolas

Outra possibilidade é falar diretamente com a instituição escolhida para conhecer os programas de bolsa de estudo para idiomas. A maioria das escolas maiores possuem opções tanto para bolsas por necessidade quanto por mérito.

Se você precisar estudar para uma prova para conseguir sua bolsa de estudo para idiomas, não se desespere. Veja nesse post algumas dicas para estudar da maneira mais eficiente possível e tenha certeza, você consegue!

E atenção: sempre leia os editais com cuidado. Assim é possível se preparar melhor para a prova e garantir que você se enquadra nas exigências do programa de bolsas. Então, é só estudar!

Dicas para te ajudar nos seus estudos

Agora que você já sabe como conseguir sua bolsa de estudo para idiomas, precisa se dedicar! Muitos programas de bolsa exigem uma média mínima para que você continue a ter direito ao desconto. Além disso, certamente você quer aproveitar essa experiência ao máximo.

Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais para potencializar o seu aprendizado em idiomas! Se quiser saber mais, leia também esse outro post!

  • Faça pausas nos seus estudos: dormir e se alimentar bem é essencial para a fixação do conteúdo;
  • Traga o novo idioma para o seu dia a dia: mude a linguagem de menus e assista filmes no idioma sendo aprendido;
  • Crie necessidade para o novo idioma: comece a se corresponder com um nativo, ou encontre jogos com instruções no novo idioma;
  • Desenvolva vocabulário: não fique focado apenas na gramática. É essencial treinar a pronúncia, escuta e uso de novas palavras;
  • Treine todos os dias: mesmo que o curso seja apenas uma ou duas vezes por semana, faça exercícios todos os dias para reforçar o aprendizado;
  • Aprenda também com a cultura: fazer uma imersão cultural pode ajudar muito a aprender um novo idioma, além de enriquecer sua vida e te apresentar novas perspectivas do mundo!
  • Não tenha medo de errar: desafie-se, tente resolver exercícios mais difíceis e arrisque-se a conversar com um nativo! Permanecer na zona de conforto vai tornar o aprendizado muito mais lento.

Conclusão

Falar mais de um idioma no atual mundo globalizado, já é mais do que fundamental. Seja para se destacar no mercado de trabalho, para potencializar seus estudos ou apenas para se divertir. Estudar novos idiomas garante inúmeros benefícios ao cérebro e ao seu dia a dia.

No entanto, muitas pessoas têm dificuldades para fazer cursos formais de idiomas. Os preços elevados desencorajam aqueles que precisam de uma certificação ou preferem a estrutura e disciplina de uma sala de aula tradicional.

Mas esse não precisa ser um motivo para impedir seu desenvolvimento! É possível conseguir sua bolsa de estudo para idiomas e dar sequência nos seus estudos sem estourar o orçamento.

Quer mais dicas de onde aprender idiomas de graça? Dê uma olhada nesses outros artigos do Canal do Ensino:

Existem iniciativas governamentais e privadas que visam o incentivo do estudo de idiomas no Brasil. Por meio delas, você pode alcançar seus objetivos e finalmente ser fluente em outra língua. O melhor é que estudar outros idiomas também aprimora suas habilidades no português: são duas vantagens em apenas um curso.

Procure já sua bolsa de estudo para idiomas e comece a aprender a língua que você sonha em falar! Não esqueça de contar nos comentários que idioma você gostaria de aprender! Se ficou com alguma dúvida, aproveite também para deixar sua pergunta!

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo