Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir bolsa de estudo pelo Prouni

Como conseguir bolsa de estudo pelo Prouni

Olá, estudantes!

Atualmente está muito mais fácil conseguir uma bolsa de estudo, as chances aumentaram muito e o governo investiu bastante nessa área, muitas pessoas que antes tinham vontade de fazer uma graduação e não tinham condições, agora podem. Se você quer tentar uma bolsa no Prouni e não sabe muito bem como fazer, vamos te ajudar.

Na verdade é muito simples conseguir a bolsa, muitas instituições particulares oferecem a bolsa, o complicado mesmo é a concorrência que é bem grande. Para começar você precisa saber que não importa sua idade, você pode ter se formado no ensino médio agora ou há 10 anos atrás, qualquer pessoa tem direito a bolsa de estudo do Prouni.

—> Clique aqui para encontrar bolsas de estudo em faculdades de todo Brasil <—

O Prouni é o Programa Universidade para Todos, essa é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. O programa foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. Você tem duas chances por ano para ingressar na faculdade, uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Os passos para conseguir a bolsa do Prouni

estudantes-felizes-em-sala-de-aula

É muito simples concorrer a bolsa. Para começar você precisa saber que se inscrever no curso não é garantia de que vai conseguir a bolsa, existe uma concorrência para isso e a bolsa é liberada para os alunos que tem a melhor nota. O Prouni oferece dois tipos de bolsas como já falamos, a integral e parcial. A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Essa bolsa vai valer para toda a duração do curso, mas para ter o benefício, o aluno precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Outros requisitos para ter acesso a bolsa:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;
  • O portador de deficiência física tem direito independente de onde estudou;
  • O professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também tem direito.

Para se inscrever no programa de bolsas é muito simples. Primeiramente é necessário fazer o Enem, mas precisa ser o exame do ano anterior. O estudante precisa atingir pelo menos 450 pontos de média nas notas e não pode ter tirado nota zero na redação.

As inscrições são abertas duas vezes ao ano e são feitas apenas pelo site do programa. É necessário se cadastrar e, para isso,você vai precisar do CPF, número de inscrição do Enem e a senha. Se você já estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), precisa usar a mesma senha utilizada no programa.

No site o estudante precisa escolher até duas opções de cursos, por ordem de prioridade (é possível escolher instituições diferentes). É nesse momento também que o estudante escolhe o tipo de bolsa, se será integral ou parcial. As inscrições ficam abertas durante alguns dias e, nesse tempo, o estudante pode analisar a nota de corte e alterar suas opções.

No final, o Prouni seleciona os candidatos que tiveram as melhores notas no Enem. A quantidade de alunos que conseguem a bolsa depende da faculdade e de quantas vagas eles abrem para cada curso. Para você entender melhor, a nota de corte é calculada uma vez por dia pelo Prouni, eles mostram a menor nota para ficar entre os selecionados. Dessa forma o estudante pode saber se, com a nota que tem, vai conseguir passar no curso ou se precisa buscar uma outra faculdade ou um curso diferente.

Conseguir a bolsa de estudo pelo Prouni é muito simples, basta ter uma boa nota no Enem que você vai conseguir ser selecionado para a faculdade que deseja. Nós damos muitas dicas para estudantes que vão fazer o Enem, por isso se você está estudando para a prova desse ano, não deixe de conferir os artigos sobre o tema no nosso site, você vai aprender muito.

Até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo