Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conseguir bolsa de estudo para intercâmbio no Canadá

Como conseguir bolsa de estudo para intercâmbio no Canadá

Olá, estudantes!

Conseguir uma bolsa de estudo no Canadá é mais fácil do que você imagina, o país recebe os estudantes e intercambitas de braços abertos e não só eles, o Canadá também está acostumado a contratar estrangeiros para trabalhar no país. Por isso se você tem o sonho de conhecer outro país e fazer um intercâmbio, o Canadá é uma ótima opção.

Mas não queremos apenas dar a opção e deixar você sem informações, vamos mostrar também, como conseguir bolsa de estudo para intercâmbio no Canadá. Dessa forma você vai ficar informado e já pode começar a organizar sua viagem. Os custos de um intercâmbio muitas vezes é bem “salgado” e é complicado pagar para estudar fora, por isso a bolsa de estudo é uma boa alternativa.

Uma vantagem do Canadá é o custo de vida, lá é relativamente mais barato que nos Estados Unidos ou países da Europa, por exemplo. Não é por acaso que o Canadá é um dos destinos preferidos dos estudantes, pois o país se destaca em relação à qualidade de ensino, segurança e custo-benefício. Quem não possui condições para fazer um intercâmbio, pode concorrer as bolsas de estudo ofertadas pelo próprio governo canadense, pelo governo brasileiro ou por outras instituições.

O legal do Canadá é que nosso país possui um acordo com eles como o programa Capes/DFATD, que facilitam a ida de estudantes brasileiros para as principais universidades canadenses.

Como conseguir a bolsa

Vamos mostrar algumas opções de bolsas que você pode tentar para fazer um intercâmbio no Canadá, são muitas opções e a nossa principal dica é pesquisar. Não deixe de conhecer e se informar sobre as opções que você tem para conseguir a bolsa, elas são muitas e você precisa encontrar a que mais se encaixa no seu perfil.

Para fazer um intercâmbio não é necessário ser fluente na língua, mas você precisa ter um conhecimento básico, é necessário fazer uma prova de conhecimento da língua para fazer a viagem. Por isso estude, para não perder uma grande oportunidade por não saber a língua do país.

balao-canadense

Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) 

Essa é uma bolsa para estudantes que estão na faculdade, fazendo graduação, mestrado ou doutorado. São oferecidos programas de curta duração e, para participar, você deve entrar em contato diretamente com as instituições de ensino superior que deseja ingressar. No início do ano foram abertas as inscrições, veja na instituição quando serão abertas novamente e fique atento para não perder o prazo. Para ficar melhor informado e saber sobre a seleção, entre no portal de bolsas internacionais do governo do Canadá.

Jeanne Sauvé Public Leadership Scholars Program

Se você já tem uma formação profissional e pelo menos 3 anos de experiência, esse programa de bolsa pode ser o ideal. O legal desse programa é que você pode trabalhar e desenvolver projetos enquanto convive com outras pessoas. As inscrições são feitas no site do programa de fellowship.

Vanier Canada Graduate Scholarships 

Esse é um programa para estudantes de doutorado, a bolsa para esse intercâmbio é no valor de 50 mil dólares canadenses. O estudante pode ter a bolsa por até três anos e esse valor irá aumentar de acordo com o tempo que o intercambista ficar no país. Fique de olho nas inscrições e no prazo para a seleção do ano acadêmico, para mais informações entre no site do programa de bolsas.

selo-do-canada


Banting Postdoctoral Fellowships 

O programa oferece bolsas de estudo no valor de 70.000 dólares canadenses, esse valor é para realizar projetos de pesquisa a nível de pós-doutorado. Para conseguir a bolsa é necessário entrar no site do programa de estudo, elas são oferecidas para diversas áreas como Ciências Sociais, Saúde Pública, Engenharias e Humanidades.

Essas são apenas algumas das bolsas oferecidas para intercâmbio no Canadá, se você tem vontade de fazer um intercâmbio para o país não deixe de se informar e pesquisar sobre os estilos de bolsas oferecidos. Manter a calma e pesquisar muito é importante, você não precisa correr para conseguir a bolsa, se perdeu a inscrição deste ano, se prepare para o ano que vem.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo