Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como conquistar uma bolsa de estudo para pós-graduação

Como conquistar uma bolsa de estudo para pós-graduação

Olá, leitor!

Fazer a pós-graduação é um sonho para muitos. No entanto, cada vez mais esse sonho se torna uma necessidade: o mercado está cada vez mais competitivo, e só sobram lugares para os profissionais mais especializados e qualificados.

Como estudante, no entanto, você sabe que fazer uma pós-graduação sai caro. Entre custos com os estudos, transporte e materiais, é muito difícil manter as contas em dia quando você precisa trabalhar e estudar. Mas conquistar sua pós não precisa ser tão difícil assim. Você sabia que existem inúmeras oportunidades de bolsas de estudo para pós-graduação?

A seguir, falaremos mais sobre as opções de bolsa de estudo para pós-graduação no Brasil.

A maioria das pessoas conhece os programas de bolsa de estudo para graduação. No entanto, as bolsas para pós costumam a ser menos divulgadas, e muitos não sabem o que precisam fazer para conquistar a sua.

Mas não se preocupe. Nesse artigo você vai encontrar todas as informações que precisa. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre como conquistar uma bolsa de estudo para pós-graduação!

Tipos de bolsa de estudo

bolsa_de_estudo_para_pos_graduacao

Antes de mais nada, é preciso entender os tipos de bolsas de estudo para pós-graduação que você poderá encontrar. No geral, as universidades oferecem dois tipos de benefícios: os por mérito e os por necessidade.

Para conquistar sua bolsa de estudo para pós-graduação, você precisará conhecer melhor essas duas modalidades e entender onde você poderá se enquadrar.

Confira uma explicação com maiores detalhes sobre cada uma delas:

Bolsa de estudo de pós-graduação por mérito

As bolsas por mérito são normalmente concedidas por meio de uma prova, parecida com o vestibular, ou de comprovação de mérito, como cartas de recomendação e histórico escolar.

Normalmente, as bolsas são oferecidas para os candidatos melhores posicionados em provas, com as melhores notas e bom currículo acadêmico. Também existem bolsas de descontos progressivos com base na taxa de acerto do candidato.

Bolsa de estudo de pós-graduação por necessidade

Essas são as bolsas de estudo concedidas para alunos que não possuem condições financeiras ou sociais de arcar com os custos da pós-graduação.

Existem diversas iniciativas de inclusão nas universidades públicas e privadas, além de programas governamentais de incentivo ao ensino superior.

Para esse tipo de bolsa, convém se informar sobre os requisitos e documentação necessária. Saber de antemão se você se enquadra no programa irá economizar tempo e evitar problemas e frustrações.

Normalmente os editais contam com informações detalhadas nesse tipo de programa de bolsa de estudo.

De olho nas oportunidades

Agora que você entende os tipos de benefícios que pode conseguir, o primeiro passo para assegurar sua bolsa de estudos para pós-graduação é saber onde procurar informações. É preciso ficar de olho nas oportunidades oferecidas para não perder a chance.

Sites de universidades privadas normalmente contam com informações sobre programas de bolsas e outros tipos de desconto. Por isso, ao escolher onde fará seu curso, sempre procure maiores informações sobre os programas da própria instituição.

Muitas vezes, não é preciso ir muito longe para conseguir a bolsa: o cadastro normalmente é realizado no próprio site da universidade.

Normalmente os sites contam com editais e informações sobre esse tipo de iniciativa. Não deixe de verificar o tipo de bolsa de estudo oferecido. Enquanto algumas universidades oferecem bolsa por mérito, a grande maioria delas também participa de programas que garantem as bolsas por necessidade. Nesse caso, é preciso garantir que você se enquadra nas exigências para inscrição contidas no edital.

Confira uma lista de universidades privadas que oferecem programas de bolsas próprios para pós-graduação:

Vale sempre a pena verificar se a universidade que você escolheu oferece programas de descontos. Muitas instituições oferecem bolsas para alunos que se inscrevem em projetos de Iniciação Científica e Monitoria. Quando você recebeu uma bolsa parcial, essas podem ser formas eficientes de diminuir ainda mais o custo.

Sites que oferecem oportunidades de bolsas de estudo para pós-graduação

Outra fonte valiosa de informação são sites especializados na busca e concessão de bolsas de estudo. Neles, você poderá inclusive encontrar oportunidades que não são divulgadas nos sites das universidades.

Confira uma lista onde você pode procurar sua bolsa de estudo para pós-graduação:

Quero Bolsa

O site Quero Bolsa reúne informações de vagas para cursos de pós-graduação, além de diversas outras modalidades de ensino. O site conta com descontos e bolsas para as principais universidades privadas. Não é necessário comprovar renda ou ter feito o Enem para se cadastrar.

Fundação Escolar

O programa Fundação Estudar utiliza um sistema de seleção por mérito para distribuir bolsas de estudos para aqueles que pretendem realizar a pós-graduação no exterior. A inscrição no processo seletivo é paga e os candidatos passarão por diferentes etapas de seleção.

Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas por necessidade de até 70%, para universidades privadas em todo o país. Para concorrer às vagas, é necessário comprovar renda.

CAPES: Apoio a pós-graduação e profissionalização

Você conhece a CAPES? Trata-se da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma instituição que visa incentivar a formação profissional, em especial pós-graduações, para todos os brasileiros.

Frequentemente, esse órgão realiza parcerias incríveis com outras instituições e com o Governo Federal para oferecer oportunidades de formação no Brasil e no exterior. As oportunidades vão desde descontos e bolsas de estudos até cursos gratuitos de idiomas e certificações.

Você encontra também outros cursos e material de estudo gratuitos no portal EduCAPES, além de notícias importantes para estudantes que almejam conquistar uma bolsa de estudo para pós-graduação ou outras modalidades de cursos, como mestrados e doutorados.

Além das iniciativas federais, alguns estados também disponibilizam programas de incentivo à pós-graduação. Portanto, verifique no portal do governo do seu estado se existem oportunidades disponíveis.

Pós-graduação no exterior

Estudar no exterior é um sonho de muitos profissionais. Dependendo da sua área, uma pós-graduação no exterior pode ser valiosíssima para a sua carreira.

Ao contrário do que muita gente acredita, é possível estudar no exterior sem gastar rios de dinheiro. Existem inúmeros programas de incentivo ao intercâmbio, por isso, é interessante acompanhar as notícias no site do MEC e ficar por dentro de todas as oportunidades.

Existem também programas sustentados pelas próprias universidades no exterior, além de muitas instituições que oferecem descontos para alunos em intercâmbio. No entanto, pode ser difícil conseguir informações sobre os programas de bolsa, já que existem poucos sites especializados nesse assunto. No entanto, você pode conferir algumas oportunidades a seguir:

  • HotCourses: traz um banco de dados sempre atualizado sobre bolsas disponíveis no exterior. Entre as opções, estão Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido, Suécia e Holanda.
  • Scholarships for Development: esse site é todo em inglês, mas o acesso também é gratuito.
  • Partiu Intercâmbio: o site oferece links e descrições para editais abertos no mundo todo.

Lembre-se, na nossa sessão de dicas sobre bolsas de estudos, postamos sempre notícias atualizadas sobre oportunidades de bolsas em diversos países. Não deixe de acompanhar o site para não perder a chance de fazer a pós-graduação dos seus sonhos!

Conclusão

A pós-graduação é uma etapa importantíssima na sua vida profissional. Cada vez mais competitivo, o mercado exige profissionais preparados, especializados e com uma formação de qualidade.

A graduação certamente te ajudou muito, mas você sabe que tem muito mais a aprender! Por isso, não deixe o sonho de fazer a pós-graduação de lado. Ao contrário do que muitos pensam, é possível fazer a pós sem gastar quantias exorbitantes por meio dos diversos programas de bolsa de estudo disponíveis.

Seja por meio de parcerias entre o governo e outras instituições, diretamente na universidade ou por meio de programas especializados, é possível sim conquistar a bolsa de estudo para pós-graduação. Informe-se!

Agora que você já conhece todas as suas opções para conseguir sua bolsa de estudos para pós-graduação, basta ficar de olho nas oportunidades para não perder os editais. Se planejando com cuidado e armado de todas as informações necessárias, dá pra realizar o sonho da pós sem se endividar ou estourar o orçamento!

Muitos profissionais dependem dos programas de incentivo para conquistar sua especialização, e saiba que não faltam opções e alternativas.

Sempre verifique os sites que oferecem oportunidades de bolsas, além de ficar de olho nos editais lançados pelas próprias universidades. E, claro, não deixe de acompanhar o Canal do Ensino! Estamos sempre postando novidades e novas opções de bolsas de estudo aqui, assim que elas aparecem.

Dessa forma, você está sempre informado e não perde tempo para conseguir sua pós!

Confira também tudo sobre: Bolsas de estudo para graduação

Ficou com alguma dúvida? É só deixar um comentário no final da página com a sua pergunta! Aproveite para dividir conosco as suas fontes para se informar sobre novas oportunidades.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo