Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Como confiar na qualidade de um curso gratuito online?

Como confiar na qualidade de um curso gratuito online?

Hoje em dia é comum encontrarmos cursos gratuitos online, no entanto, é preciso verificar a qualidade da instituição de ensino e dos professores para garantir um aprendizado eficaz

Olá, pessoal!

A capacitação é fundamental para quem deseja conquistar o sucesso profissional de uma vez por todas. No entanto, fazer cursos de especialização e aperfeiçoamento não é tão simples quanto parece, já que além de uma rotina atribulada e corrida, o alto custo também impede muitas pessoas de realizarem esse sonho.

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia e a popularização da internet, essa realidade tem mudado. Atualmente, é possível encontrar cursos gratuitos que podem ser realizados online – economizando tempo e dinheiro, é claro.

Dos mais básicos aos mais avançados, os cursos online atendem os mais diversos gostos e necessidades. Apesar da oportunidade, muitas vezes fica a dúvida se esses sites e as metodologias utilizadas são, realmente, confiáveis.

Segundo especialistas, há algumas formas de identificar a qualidade dos cursos. Hoje em dia, por exemplo, basta uma pesquisa rápida em uma ferramenta da internet para verificar as reclamações e os elogios de determinados produtos ou serviços. Essa é, também, uma das melhores formas para se conhecer um curso.

Outra dica para verificar a seriedade e confiabilidade dos cursos gratuitos online é entrar no site da instituição de ensino e verificar se são emitidos certificados ao fim do curso e se os mesmos são reconhecidos no mercado de trabalho. Isso porque a maior parte das empresas pede a confirmação dos conhecimentos. Vale, ainda, entrar em contato com o Ministério da Educação ou outros órgãos responsáveis a fim de verificar se aquela instituição é cadastrada e reconhecida.

Outras dicas para verificar se um curso gratuito online é confiável ou não, são:

  • Verifique se há atividades. Geralmente, os cursos devem trazer atividades online e solicitar a participação dos alunos em fóruns online a fim de garantir a interação e, principalmente, a discussão entre os alunos e o professor. Dessa forma, é possível que a matéria ou tema abordado seja estudado mais profundamente. Além disso, é possível tirar dúvidas;
  • Procure o nome dos tutores/professores na internet. Essa é uma maneira bastante segura de verificar se o curso é ou não confiável. Isso porque, professores renomados, geralmente, dão aulas apenas em lugares conhecidos e com uma qualidade de ensino assegurada;
  • Prefira instituições de ensino mais renomadas. Muitas faculdades ou organizações em prol do estudo, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou o Veduca – plataforma online que reúne os principais cursos do mundo –, contam com materiais, videoaulas e cursos gratuitos para quem prefere a modalidade de ensino a distância.

Lembre-se que tudo o que é em exagero não faz bem.  Essa máxima vale para a vida pessoal, profissional e acadêmica. Afinal, cursos que prometem fluência em idiomas em apenas 72 horas ou inclusão no mercado de trabalho imediata são interessantes, mas não existem. É importante tomar cuidado!

Gostou das dicas?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo