Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como conduzir uma boa reunião entre professores

Como conduzir uma boa reunião entre professores

Olá, leitores!

Como sabemos, as reuniões entre professores são de extrema importância, pois é por meio delas que se inicia um importante processo para o ensino de qualidade.

Apesar de fundamental muitas vezes as reuniões entre professores acabam sendo mal conduzidas, e esse é um problema que pode ser facilmente solucionado.

Quer dicas eficientes de como conduzir uma boa reunião entre professores? Então veja com atenção o post que preparamos para te ajudar nesta tarefa.

Por que fazer reuniões entre professores?

As reuniões entre professores são um hábito comum em ambientes de ensino e, por meio delas, são discutidas formas para aperfeiçoar os métodos utilizados, o relacionamento entre o ambiente escolar e o aluno, além da troca de informações necessárias para se construir o ambiente escolar cada vez melhor.

Resumidamente, a explicação para a necessidade de se realizar reuniões entre professores vem da necessidade de buscar sempre novos benefícios para os alunos e a própria escola.

Dicas de como conduzir uma boa reunião entre professores

A seguir você poderá conhecer os principais fatores que integram a construção de uma reunião satisfatória e com bons resultado, veja:

Planejamento

Para que seja possível conduzir uma boa reunião entre professores é necessário iniciar todo o processo a partir de um planejamento. Uma reunião bem planejada consegue alcançar seus objetivos, então não deixe de incluir nesse planejamento todos os objetivos que você possui com esse encontro.

Alguns pontos básicos que precisam ser planejados inicialmente para uma boa reunião de professores são:

  •     Melhor data;
  •     Local;
  •     Quantia de pessoas presentes;
  •     Material necessário;
  •     Coffee Break caso seja necessário;
  •     Planejamento das etapas de discussão;
  •     Encerramento.

Inicie positivamente

professores-reunidos

Iniciar uma reunião de professores de forma alegre e positiva aumenta as chances de que ela chegue ao final de modo satisfatório.

Você pode iniciar com uma dinâmica que envolva o grupo de modo geral ou mesmo com um simples momento de compartilhamento de boas notícias.

Seja objetivo na reunião

Tenha cuidado para manter o foco da reunião, isso é importante para se alcançar o objetivo final dentro do prazo programado seguindo o planejamento inicial da sua reunião.

Evite que assuntos fora da pauta se prolonguem dentro da reunião e preze pelo foco da equipe de professores reunida.

Mantenha uma postura

A pessoa destinada a conduzir a reunião deve manter uma postura que exprima comprometimento e confiança, uma dica para esse processo é se manter de pé sempre que estiver com a palavra, dessa forma evita conversas paralelas e leva a atenção de todos na reunião para a sua direção.

Tenha controle do tempo

Planejar o tempo que será gasto em sua reunião e ter controle sobre ele é de extrema importância, pois reuniões que ultrapassam o tempo geralmente ocorrem por perda de foco, o que leva sua reunião a ser menos produtiva.

Utilize de reflexões e registros

Uma reunião pode se tornar mais envolvente com o uso de reflexões e registros compartilhados entre o grupo presente, pois, por meio delas, é possível discutir assuntos pertinentes da pauta de uma forma mais suave e agradável.

Realize a troca de experiências

Esse momento é crucial para uma reunião entre professores, afinal, todos ali possuem algo a dizer e um momento em sala de aula que necessita ser compartilhado com o grupo.

No planejamento de sua reunião inclua esse momento, levando em consideração que todos presentes nela devem ter a oportunidade de relatar algo que considere importante para o momento.

Faça uso de mídias

As mídias são ferramentas ao nosso dispor, para tornar momentos como uma reunião muito mais simples.

Você pode, por exemplo, elaborar todo o desenvolvimento da reunião em slides e apresentá-los aos professores em um data show.

Vídeos e sites educacionais que abordam temas para professores são também ótimas mídias para se apoiar em busca de uma reunião produtiva.

Tenha uma equipe de apoio

Prepare com antecedência uma equipe de apoio para a sua reunião de professores, essas pessoas devem ser escaladas para auxiliar o desenvolvimento da reunião e atender as necessidades do grupo no momento de encontro.

É importante ainda que essa equipe conheça previamente a pauta planejada, pois dessa forma ela ainda apoiará o desenrolar da reunião ajudando o dirigente a manter o planejamento.

Escolha os participantes

Uma reunião de professores deve ser focada no seu objetivo, por isso escolha exatamente aqueles que necessitam participar deste momento.

Incluir pessoas aleatórias torna a reunião movimentada e muitas vezes com focos fora do planejado para o momento.

Redija uma ata da reunião

Toda reunião precisa ser registrada, e com a reunião de professores não é diferente. Escolha uma pessoa designada para essa função, e a instrua a registrar cada momento relevante durante o encontro.

Os principais pontos que sua ata deve conter são:

  • Principais assuntos debatidos;
  • Ações a serem tomadas;
  • Integrantes da reunião;
  • Assinatura dos participantes;
  • Data, local e horário da reunião.

Seguindo essas dicas, as chances de conduzir uma boa reunião entre professores serão aumentadas e você conseguirá alcançar o seu objetivo.

Você já segue algumas das dicas citadas a cima? Entre elas, quais considera fundamental para conduzir uma boa reunião entre professores?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo