Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Como começar uma redação de forma eficiente?

Como começar uma redação de forma eficiente?

Olá,

Aprender a escrever uma boa redação é uma habilidade mais do que necessária. Em muitos momentos da sua vida você precisará desenvolver uma redação bem escrita, seja no ENEM, em algum Vestibular e principalmente se você for seguir a carreira de Jornalismo ou publicidade.

Pode parecer difícil, mas não há segredo em começar uma redação. Seguindo alguns passos, você poderá desenvolver uma redação nota 10. Em provas como ENEM ou vestibular, a redação é a parte que conta mais pontos.

É na redação que o aluno desenvolve realmente seus mais profundos conhecimentos. A redação prova que o estudante sabe do que está falando.

Se você não foi tão bem nas questões objetivas de uma prova, a redação pode te salvar e no final resultar em uma boa nota.

Então, se você quer aprender como começar uma redação de qualidade e surpreender com seu conhecimento. Confira algumas dicas que vamos te dar ao longo deste artigo.

Qual a Diferença Entre Redação Dissertativa e Redação Argumentativa?

redacao

Talvez você possa se deparar com estes dois estilos de escrita e também tenha muita dúvida sobre como é a forma de escrita para cada um. Existem algumas diferenças que serão determinantes para o sucesso de sua redação.

No ENEM, por exemplo, sempre é pedido uma redação dissertativa-argumentativa, já percebeu? E como começar uma redação deste estilo? Veja só algumas definições.

Redação Dissertativa

Uma redação dissertativa é aquela que tem um único objetivo, informar os leitores. Neste tipo de redação, você não irá colocar sua opinião, somente fatos reais.

Sendo assim, você precisa expor dados de pesquisas, entrevistas e opiniões de especialistas, sempre identificando a origem real de cada dado, através de um link ou anexo.

Dentro de um determinado tema, o autor pode explorar os pontos negativos e positivos do tema, causando a reflexão no leitor, deixando que o próprio leitor tire suas próprias conclusões no final.

Redação Argumentativa

O texto argumentativo é um texto de opinião. Uma redação argumentativa possui um único objetivo, o de persuadir o leitor.

Neste estilo, o autor deverá defender uma tese. O autor deverá desenvolver seu texto expressando uma certa opinião utilizando muito a primeira pessoa, exemplo: Eu acredito que… Eu imagino que…

Redação Dissertativa-argumentativa

Uma redação dissertativa-argumentativa precisa ter todas as características do gênero dissertativo, quando falamos em estrutura.

No entanto, neste tipo de texto o autor precisa selecionar opiniões e fatos que no final de tudo defender a tese do tema central.

Os três gêneros de redação precisam ter a seguinte estrutura: Introdução, Desenvolvimento e conclusão.

E todos os estilos possuem um objetivo em comum: Causar reflexão nos leitores. A única diferença é que no argumentativo, o autor faz de tudo para convencer o leitor a aceitar um tema ou opinião propostos.

Tendo essas diferenças em mente, agora você precisa conhecer algumas dicas para montar uma redação perfeita. Confira logo em seguida.

7 Dicas de Como Começar Uma Redação de Sucesso

1 – Brainstorming

O primeiro passo para começar sua redação após descobrir o tema dela é fazer um brainstorming, que nada mais do que reunir o máximo de informações sobre.

É na verdade a parte da pesquisa. Você precisa pesquisar tudo o que tiver dúvida sobre o tema, sempre guardando as informações para que você possa consultar sempre que precisar.

É neste passo também que você começará a elaborar suas frases, opiniões e tudo o que vier à sua mente. Estas ideias vão servir de motivação e base para você escrever sua redação.

2 – Mapa Mental

Reunindo o máximo de informações e pensamentos no primeiro passo, agora você precisa organizar todas estas informações. E a melhor forma de fazer isso é através de um mapa mental.

No mapa mental você poderá organizar as informações de maneira hierárquica. Desta forma, será mais fácil pra você criar um texto se baseando nestas informações.

Um software de mapa mental que é excelente para isso é o XMind. Você pode instalar no seu computador e salvar seus mapas mentais em forma de JPEG para facilitar a visualização.

3 – Planeje a estrutura

Através do mapa mental, você pode conseguir visualizar uma possível estrutura para sua redação. Reunindo as informações por tópico, fica muito mais simples para você criar uma estrutura única.

O planejamento da estrutura é fundamental para que você tenha um desenvolvimento de texto impecável. Você seguirá uma lógica e uma linha de raciocínio natural sem que pareça vários trechos de textos diferentes.

4 – Faça um rascunho da redação

Para que uma redação tenha sucesso, você precisa antes fazer um breve rascunho. Desta maneira, ao ler este rascunho, você poderá aperfeiçoar ainda mais sua redação.

Neste rascunho você precisa criar o “esqueleto” da redação. Divida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Esta divisão precisará aparecer no texto, elas precisam ter características escritas que demonstram essa divisão.

Por exemplo, na introdução, você precisa falar sobre o tema central, sobre os problemas e sobre o que você irá defender ao longo do texto. E na conclusão, você precisa apresentar a solução, fazer um resumo do que foi dito e finalizar a redação com frase de impacto.

5 – Escreva de forma envolvente

Para que uma redação seja eficiente, ela precisa prender toda a atenção do leitor. Sendo assim, faça sempre perguntas, coloque citações e crie exemplos claros e objetivos para que o leitor compreenda facilmente o que você quer dizer.

É sempre indicado que você aproveite a introdução para fazer estas perguntas. Mas não esqueça de respondê-las ao longo do texto. É mais uma forma de escrever um texto envolvente.

No desenvolvimento por exemplo, você pode puxar um assunto em função da pergunta inicial: Lembra daquela pergunta que fiz no início? E desenvolver um parágrafo sobre isso.

6 – Saiba criticar

Uma redação dissertativa-argumentativa precisa ter um caráter de discussão. Você precisa desenvolver e provocar discussão com o leitor. Além disso, o autor deve expor sua opinião de forma sutil, apresentando seu ponto de vista de forma extremamente objetiva.

Através de muita informação e muito aprendizado sobre o tema, você certamente conseguirá desenvolver uma crítica durante sua redação. Por isso, sempre a melhor dica é manter-se muito bem informado.

Mostre ao leitor que você sabe realmente do que está falando. Mostre fatos, citações e cite fontes de pesquisa.

7 – Faça sempre uma revisão

A revisão é a chave para finalizar com sucesso sua redação. Após finalizar todo seu texto, você deverá começar uma revisão se imaginando como um leitor.

Ao revisar o texto, você pode melhorar consideravelmente sua escrita, corrigir falhas e até ter outras ideias modificando completamente o seu texto.

Tendo em mente a defesa de uma tese, ao ler sua redação, você terá ideia se realmente você conseguiu impactar o leitor introduzindo o tema, desenvolvendo sua ideia e finalizando o texto com uma conclusão clara e objetiva.

Não se preocupe com erros de português ao escrever e desenvolver o seu texto. Talvez se você parar para corrigi-los, você possa perder a linha de raciocínio. É na etapa de revisão que você irá ler procurando também os erros de português.

Tenha em mente que um texto dissertativo-argumentativo não precisa ser extremamente formal, quase robótico. Você precisa desenvolver uma escrita natural, transmitir suas ideias de forma clara para não causar confusão na cabeça do leitor.

Sabendo de tudo isso, você terá uma redação que proporcionará maior interação entre você e o leitor, e este é o real objetivo de uma redação bem feita.

Gostou das dicas de como começar uma redação? Agora você já está mais do que pronto para construir uma redação de impacto. Siga todos estes passos e coloque em prática, você verá uma enorme diferença no desenvolvimento de sua redação.

Boa sorte!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo