Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como começar a trabalhar no metaverso? Veja o guia completo

Como começar a trabalhar no metaverso? Veja o guia completo

Olá, leitor(a)!

Você com certeza já notou que a tecnologia está em constante evolução. Novas tendências surgem a todo momento, apresentando técnicas e ferramentas que fazem grande diferença no trabalho, no aprendizado e até mesmo na vida pessoal. O metaverso é uma delas e vem se popularizando cada vez mais entre os(as) internautas.

O termo foi usado pela primeira vez há 30 anos, na obra Nevasca (1992), de Neal Stephenson, mas foi Mark Zuckerberg quem popularizou o conceito, após mudar o nome do Facebook para Meta, no final de 2021. Desde então, muitas pessoas começaram a perceber o potencial do metaverso.

Isso porque, segundo especialistas, o mundo digital promete oferecer incríveis oportunidades profissionais. Pensando nisso, elaboramos um guia completo para quem deseja trabalhar no metaverso, reunindo inúmeras dicas e materiais gratuitos.

Metaverso e suas tendências

O metaverso é um universo de realidade aumentada, com diversos ambientes virtuais, em que as pessoas podem realizar atividades cotidianas, como conversar com amigos, jogar e trabalhar. Segundo estudo da multinacional PwC, por exemplo, o metaverso gerará mais de 23 milhões de empregos nas próximas 2 décadas. Ainda, traz inúmeras tendências que mudam a forma como vemos a tecnologia hoje. Vejamos algumas delas:

Criptomoedas 

Mesmo quem não possui tanta experiência com o mundo digital já deve ter ouvido falar das criptomoedas ou do Bitcoin, o tipo mais famoso delas. As criptomoedas são uma espécie de moeda totalmente digital, ou seja, não são emitidas por nenhum governo.

No metaverso, essa é a moeda utilizada pelos(as) usuários(as) para adquirir terrenos digitais, acessórios, roupas e muito mais para seus avatares.

Inteligências Artificiais (IA)

As inteligências artificiais constituem cerca de 80% do metaverso, pois são elas que constroem as interações, os negócios e as máquinas dentro desse universo digital. Mark Zuckerberg, inclusive, afirmou que a Meta, sua empresa, está desenvolvendo uma espécie de IA que é capaz de criar mundos virtuais apenas com a descrição de uma pessoa.

Assistentes virtuais

Você já acessou uma loja on-line? Se sim, mesmo sem compreender, você já teve uma experiência com os famosos assistentes virtuais. Dentro do metaverso, por exemplo, a ideia é fazer com que os ambientes sejam o mais realista possível.

A NVIDIA, empresa multinacional de tecnologia, afirma que a tendência é que os assistentes virtuais sejam cada vez mais adaptáveis para diferentes empresas, de diferentes segmentos, além de serem mais personalizáveis e mais inteligentes.

Sustentabilidade

O metaverso pode contribuir para a sustentabilidade no planeta por meio da diminuição do desperdício. Isso porque, com essa nova tecnologia, o descarte de lixo, por exemplo, será significativamente minimizado, bem como a emissão de carbono na atmosfera. Além disso, as empresas poderão testar seus produtos no metaverso antes do lançamento, avaliando, assim, os possíveis impactos. 

Futuras e atuais profissões no metaverso

Quem é que pode trabalhar no metaverso? Quais são as profissões emergentes nesse meio digital e quais já estão bem estabelecidas? Se essas são as perguntas que você está se fazendo, não se preocupe, separamos 7 profissões promissoras do metaverso para você conhecer — algumas já existentes, outras que prometem fazer muito sucesso. Confira:

Como começar a trabalhar no metaverso? Veja o guia completo

Fonte: Reprodução

1. Desenvolvedores(as) de avatares

Nesse cargo, os(as) profissionais serão responsáveis pelo processo de personalização dos avatares utilizados dentro do metaverso, tanto para indivíduos como para empresas. Essa é uma oportunidade incrível para quem possui conhecimentos em design gráfico e programação.

2. Influenciador(a) avatar 

Por meio das redes sociais, conhecemos o dia a dia de vários(as) influenciadores(as). Agora, eles(as) também existem no metaverso a partir de avatares, baseados ou não em pessoas reais.

A Magalu, da rede Magazine Luiza, por exemplo, é um deles. Com isso, os(as) profissionais dessa área podem trabalhar em conjunto com marcas e possuem a vantagem de estarem disponíveis em diferentes lugares ao mesmo tempo.

3. Estilista de moda digital 

É apaixonado(a) por moda e curte design? Então o seu cargo no metaverso pode ser de estilista de moda digital. Diversas grifes mundialmente reconhecidas, como a Nike e Ralph Lauren, já estão dentro do metaverso criando peças de roupas e acessórios incríveis para os seus avatares.

4. Storyteller 

Se você é da área de Marketing e gosta de contar histórias, saiba que o metaverso também tem um lugar para você. Com um cargo de storyteller, é possível auxiliar em uma experiência ainda mais imersiva para a exploração do(a) usuário(a) nesse universo digital.  

5. Gestor de investimentos 

Para profissionais do setor financeiro, existe uma grande variedade de oportunidades no metaverso. Uma delas, por exemplo, envolve a gestão de investimento. Assim, pessoas que trabalham na área poderão auxiliar usuários(as) a investir seus cripto-ativos da melhor forma possível, para que haja um bom rendimento do capital.

6. Especialista em segurança cibernética 

A prevenção contra ataques de hackers e vírus sempre foi de extrema importância na internet; no metaverso isso não poderia ser diferente. Portanto, um(a) profissional dessa área é responsável por monitorar o universo digital, garantindo a segurança de todos(as) os(as) usuários(as) e seus dados.

7. Gestor de patrimônio digital 

Assim como na vida real, as pessoas também podem adquirir suas próprias propriedades no metaverso. Com isso, vem a necessidade de um(a) profissional que possa gerenciar esses terrenos e examinar os melhores investimentos para seus(suas) clientes.

Materiais gratuitos para conhecer mais sobre o metaverso

Ficou interessado(a) no metaverso e quer se aprofundar no assunto? Selecionamos alguns materiais gratuitos que vão ajudá-lo(a) a entender mais sobre o tema e imergir nesse universo hiper-realista. Vejamos:

Metaverse Fashion Week: The hits and misses

Muitas marcas de luxo, como Dolce & Gabbana, Etro, Dundas e Estée Lauder estão inseridas na realidade aumentada. Se você curte moda, sugerimos este artigo da Vogue Business sobre o Metaverse Fashion Week. 

Nele, acompanhamos um pouco sobre a primeira semana de moda virtual realizada pela Decentraland, uma plataforma de mundo virtual 3D. O texto está em inglês e para acessar basta clicar aqui.

E-book 4 tendências que estão dissolvendo o mundo real para os negócios

Esse livro digital gratuito foi elaborado pela revista Época NEGÓCIOS. Nele, é possível conferir os principais dados sobre o mundo virtual e as suas tendências, além de uma explicação detalhada sobre o metaverso. Para acessar, clique aqui.

E-book Propriedade Intelectual no Metaverso

Esse é mais um e-book distribuído gratuitamente para o público, desta vez, elaborado pela FGV em parceria com a Demarest Advogados. Nele, encontram-se várias explicações sobre o conceito de metaverso e por que é importante se atentar à propriedade intelectual quando se trata do novo mundo digital. Para acessar o e-book, clique aqui.

Curso Carreira no Metaverso

O canal do jornal Exame, no YouTube, disponibiliza um minicurso gratuito apresentado por especialistas, que visa informar ao público tudo que é preciso saber sobre as principais profissões do metaverso, além de ensinar como iniciar carreira no mundo digital. Para conferir o material, clique aqui. 

Vimos diversas oportunidades incríveis neste artigo, não é mesmo? Não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre o metaverso e as suas infinitas possibilidades! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo