Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como colocar trainee no currículo e se destacar dos concorrentes

Como colocar trainee no currículo e se destacar dos concorrentes

Olá, leitor!

Conseguir uma vaga em uma seleção de emprego pode ser desafiador devido a concorrência. Muitas competências ajudam na escolha dos candidatos, sejam cursos, experiências, entre outros.

E se você já foi trainee pode se valer desta oportunidade para aprender a colocar trainee no currículo e se destacar dos concorrentes!

Os processos seletivos voltados para para essa área são competitivos. Quem não quer ter uma boa remuneração, experiência, aprender e quem sabe ainda ser promovido? Mesmo que isso não ocorra, apenas ter passado por esta etapa pode alavancar o seu currículo. Saiba o porquê e como fazer! Confira!

O que é ser trainee?

colocar trainee no currículo

Fonte: Canal do Ensino

Não é à toa que atuar dessa forma é tão vantajoso. Dependendo da empresa, a possibilidade de ascensão profissional e remuneração já são suficiente. Mas você sabe ao certo o que é ser trainee?

Em uma seleção os jovens disputam uma vaga(s) para a um cargo oferecido pela empresa. Quando aprovados nas etapas, eles fazem parte do programa de treinamento direcionado à recém- formados que tem a duração de um determinado período.

Normalmente são oferecidas oportunidades em grandes corporações. O objetivo é justamente treinar os jovens para exercer papéis importantes dentro destas empresas.

Já o salário desse formato de profissional varia de acordo com a empresa para qual foi contratado.

E a concorrência é grande! Afinal, quem não quer atuar dentro de uma grande empresa? Basta conferir as vagas acirradas em muitos processos seletivos.  Uma vaga chega a ser disputada por mais de mil candidatos.

Em vista disso, quem foi aprovado e atuou como trainee merece ser selecionado. Por isso, se caso não houve chance de ser promovido, o profissional não pode perder a oportunidade de colocar em seu currículo esse aspecto.

Isso com certeza vai chamar a atenção dos recrutadores em uma seleção.

Vantagens de atuar como trainee

Apesar de passar por uma seleção acirrada, existe uma série de vantagens para quem chega a ser aprovado, mesmo que os recrutadores deixem bem claro que não é obrigatório a contratação do profissional por parte da empresa.

Até porque, o programa de trainee é temporário e nada garante a sua admissão no quadro de funcionários da empresa. Mas quem já um deles, garante que vale a pena. Toda a experiência e bagagem de crescimento são válidas.

É importante ressaltar que quem concorre a uma vaga nem sempre precisa ter o melhor currículo. Os recrutadores exigem dos selecionados muita responsabilidade, integridade e inovação, e dependendo da empresa até uma preocupação com a sustentabilidade do negócio e do futuro.

Entre as vantagens de ser trainee, destacamos a oportunidade de atuar em diversas áreas da empresa. O profissional não é contratado apenas para atuar em um setor.

Normalmente ele acaba conhecendo o funcionamento de toda a empresa. Isso lhe permite dimensionar de seu papel dentro da organização.

E mais, quem almeja crescimento na empresa sabe que ser trainee vai lhe permitir um contato direito com a liderança da empresa. Isso porque quem realiza as contratações são os executivos mais conceituados das empresas.

Além disso, quem é trainee passa por muitos programas que oferecem formações técnicas e também comportamentais para os participantes. Somente isso é uma experiência extremamente grandiosa e enriquecedora tanto pessoal, quanto profissional.

Como colocar trainee no currículo

Agora que você já sabe quais são as vantagens de atuar como trainee, está na hora de aproveitar essa valiosa experiência e incrementá-la em seu currículo.

Você pode ter certeza que isso vai te posicionar à frente dos demais concorrentes.

Quando criar seu currículo, deixe bem claro na experiência profissional que você já passou pela experiência de atuar como trainee. Neste campo, aproveite e destaque todas as funções e experiência que deve durante o período. Deixe isso bem claro e destaque.

Quando os recrutadores entrarem em contato com essas informações, com certeza vai lhes chamar atenção. E caso você chegue a ser chamado para uma entrevista, aproveite e fale todas as competências desenvolvidas durante o processo.

Uma dica é ser bem sincero e não mentir. Alguns recrutadores já chamaram candidatos que foram trainee e se decepcionaram. Justamente porque não conseguiram se valer desta oportunidade e mostrar todas as capacidades que aprenderam. Então, essa é a hora!

Mas vale lembrar que ter atuado como trainee não garante que a vaga seja sua. É apenas uma chance de aumentar as oportunidades para que a vaga seja sua. Você precisa aproveitar o momento e mostrar o seu melhor aos recrutadores.

Habilidades desenvolvidas nesse formato

Quem atuou como trainee e após o período não teve a chance de ser chamado, não precisa pensar que este foi um período em vão, pois tudo é experiência.

Os recrutadores de qualquer seleção sabem que os profissionais com essa experiência, podem desenvolver diversas habilidades, como: espírito empreendedor, facilidade de se trabalhar em equipe e desenvoltura.

Mas claro que isso depende de cada candidato e de como cada um aproveitou essa oportunidade.

Há muitas habilidades que podem ser desenvolvidas, mas essa carreira também tem suas desvantagens, assim como todos os campos profissionais.

Por exemplo, a cobrança por resultados melhores. As empresas apostam nessa experiência como algo que pode trazer bons resultados para a mesma.

A dica para se candidatar é principalmente para os recém-formados. Não é obrigatório ter feito estágio, mas trabalhar em equipe é fundamental.

Currículo: como caprichar?

O currículo pode ser a primeira porta para quem quer se destacar. Por isso é tão importante saber colocar as suas competências no currículo. Mas é preciso “saber vender o peixe”!

Nada de colocar informações desnecessárias e que podem comprometer a sua candidatura à vaga.

Alguns recrutadores já alertam que o currículo e as competências andam juntos. Isso significa que é importante mostrar suas competências em ação quando for contar sobre as suas experiências, principalmente na hora da entrevista.

Se você deseja ser trainee e aproveitar essa oportunidade para crescer, pode estar fazendo uma boa escolha. Mesmo que não seja selecionado para uma vaga definitiva, a experiência será valiosa e pode deixar o seu currículo mais interessante para futuras oportunidades.

Porém, os recrutadores das seleções para trainee apontam que algumas competências e capacidades contam. Entre elas está o inglês! Se você ainda não fala ou escreve, aproveite para estudar.

O idioma é exigido pelo fato das grandes corporações serem estrangeiras e essas procuram profissionais que possam atender a todas as exigências.

Outras competências que precisam ser desenvolvidas são a iniciativa e flexibilidade. Mesmo que o candidato não às tenha, ele pode ter todo o potencial para desenvolver. Sem medo e com a vontade de estar aberto às críticas e sugestões.

Ser Trainee para agregar o currículo

Ser trainee pode alavancar o seu currículo sim. Principalmente se está em busca de uma vaga mais acirrada, os recrutadores podem olhar com uma atenção especial ao seu currículo.

Outra capacidade exigida é ser bem informado. Leia informações relevantes sobre a empresa e fique bem informado sobre as mais diversas notícias. Informação nunca é demais e pode ajudar muito em seu crescimento profissional.

Não esqueça de ser bem comunicativo. Desenvolva a capacidade de se expressar com outros, mas respeitando os momentos adequados. Aprenda a se comunicar com todos. Seja claro em suas falas.

Ter atuado como trainee pode realmente aprimorar seu currículo. O profissional tem uma carreira mais acelerada. Isso acontece porque quem se encontra nessa posição é visto como alguém que deve ser desafiado e treinado.

Há uma equipe por trás desse treinamento, mas a cobrança também é grande.

Muitos trainees inclusive chegam a montar a sua própria empresa. Mais algo muito interessante é que essa oportunidade permite ao profissional ter uma experiência ampliada, passando por várias funções e cargos, o que agrega muito no seu currículo.

Independente à empresa de atuação, o que o programa de trainne tem como objetivo é formar profissionais versáteis e que saibam lidar com diversos tipos de situação com resultados de sucesso.

Não é uma carreira fácil, mas quem busca ascensão e gosta de desafios deve encarar.

Toda a experiência e válida. E ser trainne, além de estabelecer uma série de relacionamentos ricos, já que terá contato direto com as lideranças da empresa e outros profissionais qualificados, pode deixar o seu currículo profissional à frente dos concorrentes.

Aproveite essa experiência e agregue mais ao seu currículo.  É bem provável que dependendo da sua atuação na empresa, você pode ter recomendações, indicações e parcerias.

Portanto, é uma oportunidade para começar sua carreira com o pé direito e aproveitar as mais diversas vagas de emprego por ai!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo