Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como colocar o objetivo profissional no currículo?

Como colocar o objetivo profissional no currículo?

Olá, leitor!

Os profissionais brasileiros, em todas as categorias, têm se deparado com inúmeras dificuldades na busca por novas oportunidades de trabalho. Isso se deve ao fato de que o país está passando por uma grave crise econômica e por um período de crescente desemprego, o que torna a competição no mercado de trabalho mais acirrada.

Para superar este momento, é fundamental elaborar um currículo que destaque suas melhores habilidades para ocupar determinado cargo. E, para que isso seja possível, é necessário formatar e escrever seu resumo profissional de modo claro e preciso, começando pelo tópico conhecido como “objetivo profissional” no cabeçalho. Veja o exemplo a seguir:

  • Objetivo Profissional: Possuo ampla experiência na área de recepção, porém tenho facilidade em adaptar-me ao setor ao qual a empresa me designar.

Será que este objetivo profissional está bem escrito? Há algo que possa melhorar? Conseguiu identificar alguma falha?

Ao ler uma frase curta como o exemplo acima, o recrutador irá interpretar e identificar qual é o objetivo profissional do candidato e assim definir se está apto a concorrer à vaga divulgada. Entre outras coisas, o responsável pelo recrutamento também saberá se ele terá muitas dificuldades de adaptação ao trabalho designado, ou caso a empresa queira deslocá-lo para outro setor.

Percebeu quantas decisões o analista de RH toma ao ler o objetivo profissional no currículo?

É por isso que o cuidado com esse item não deve ser desconsiderado; problemas de formatação, ortografia e principalmente linguagem confusa podem eliminar muitos candidatos de um processo seletivo.

Se você quer ser convocado para uma entrevista de emprego e garantir sua contratação ainda este ano, confira o guia completo que preparamos para você não cometer erros bobos na elaboração do seu resumo profissional.

O que é objetivo profissional e sua importância na conquista de uma vaga

Como colocar objetivo profissional no currículo

Fonte: Reprodução

A descrição do  objetivo profissional tem por finalidade ajudar a empresa a entender suas expectativas pessoais e profissionais, ponderando se elas estão coerentes com o que a organização necessita e pode disponibilizar.

Atualmente, não é necessário colocar os benefícios que se deseja que a empresa ofereça, salvo, é claro, quando for solicitado por ela. Isso vale, também, para a pretensão salarial. Uma boa dica é pesquisar previamente sobre a média do mercado e, se possível, sobre casos específicos dentro da empresa na qual se deseja ingressar. Estas questões, geralmente, são avaliadas na etapa das entrevistas.

Sua primeira preocupação deve ser elaborar um bom objetivo profissional para deixar claro suas intenções de emprego.

Entenda o processo de seleção por currículo

Quando uma empresa publica uma vaga em um portal, em seu site ou no LinkedIn, esta divulgação pode resultar no recebimento de aproximadamente 2.000 currículos, dependendo do tipo de anúncio, região do país e porte da empresa. Estes números aumentam consideravelmente em momentos como este pelo qual o Brasil está passando, com altas taxas de desemprego.

Além da recessão econômica e necessidade de reduzir equipes, há outro fator a ser considerado no mercado de trabalho brasileiro. Atualmente, a taxa de turnover chega a 37% ao ano, segundo dados do IBGE. Isso significa que a cada 100 empregados, 37 são substituídos todos os anos.

Antes da era digital, as empresas faziam os recrutamentos utilizando aparelhos de fax, caixas postais de correios e até recebiam currículos na portaria. Os analistas de RH liam e separavam os candidatos que se destacavam; muitos eram convocados já para serem contratados.

Para você, candidato, é importante entender minimamente como funcionam os bastidores desses processos seletivos. Mesmo na era da tecnologia, existem muitas empresas que ainda recebem currículos impressos, mas os principais canais de captação são online.

Há a tendência, cada vez maior, da utilização de sistemas de gestão de recrutamentosoftwares que aplicam filtros aos currículos recebidos por e-mail ou cadastrados nos sites nas seções “Trabalhe Conosco”.

Seja qual for a forma de recebimento (e-mail, entregue pessoalmente, pelos sistemas de gestão ou LinkedIn), o currículo será avaliado por palavras-chave. É uma questão de no máximo 10  segundos: o recrutador lerá o cabeçalho do currículo antes de decidir se vai colocá-lo na pilha do “sim” ou do “não”.

Se for utilizar o meio tradicional, o RH imprimirá uma pilha de currículos e grifará com canetas coloridas, destacando palavras-chave no item “objetivo” e separando os candidatos alinhados com a vaga. Em uma segunda etapa, a leitura é feita com cuidado, para avaliar fatores como experiência, formação, localização etc.

Caso a empresa utilize um software de recrutamento ou o LinkedIn, ela aplicará  filtros nos currículos para identificar os que se encaixam na descrição da vaga. Posteriormente, o recrutador analisará aqueles que foram pré-selecionados pelo sistema. Os processos online excluem os candidatos que não têm o perfil, gerando, na maioria das vezes, respostas automáticas para quem se inscreveu na plataforma.

Cada empresa desenha o processo seletivo que mais lhe agrada, envolvendo analistas de RH, empresas especializadas e ferramentas online para otimizar o tempo e garantir boas contratações.

O que você precisa saber é utilizar essa informação a seu favor! Escreva seu resumo ou CV com eficiência, usando uma boa formatação, e destaque habilidades e palavras-chave na descrição do objetivo profissional.

Elementos essenciais para elaborar um bom objetivo profissional

Você percebeu que é extremamente importante escolher as palavras certas e deixar claro qual é a intenção da sua candidatura, para que o recrutador te identifique rapidamente como um potencial empregado. Dessa forma, considere os elementos principais de um objetivo de carreira:

  • Foco na posição pretendida (função e área);
  • Personalizado para uma descrição de trabalho específica (de acordo com o anúncio da vaga);
  • Redação precisa, com 2 ou 3 frases;

Para fazer um currículo perfeito, você pode alinhar seu objetivo às suas qualificações, utilizando os seguintes pontos, além dos anteriores:

  • Ressalte suas conquistas na carreira;
  • Destaque de 3 a 5 pontos que mostram suas realizações mais marcantes;
  • Utilize palavras-chave relacionadas ao nicho de trabalho e ao anúncio da vaga;

Posicione-se como o melhor candidato para aquela vaga, função ou empresa. Por isso, você deve pesquisar sobre a posição antes de escrever seu currículo.

Formatação

Procure sempre facilitar a leitura do analista de recrutamento, para que ele identifique rapidamente os aspectos principais. Assim, utilize uma formatação que aumente a legibilidade.

As 3 opções mais comuns são:

  • O título “Objetivo Profissional”  seguido por um parágrafo ou uma lista de itens.
  • Parágrafo único, misturando objetivo de carreira e resumo de qualificações. Exemplo: “Contador certificado com mais de 10 anos de experiência em processos contábeis e reconciliações de contas”.
  • Os títulos “Objetivo” e “Resumo de Qualificações” separados, na forma de parágrafos ou listas.

Como escrever um objetivo profissional para cada fase da carreira

 Estudantes do Ensino Médio

Estudantes do Ensino Médio normalmente irão disputar uma vaga de estagiário ou aprendiz e precisam dizer aos recrutadores em que tipo de cargo pretendem atuar.

É indicado utilizar a formatação com o tópico “Objetivo Profissional”, e reformular a descrição toda vez que enviar o currículo, para que seu objetivo corresponda ao título da vaga anunciada, já que os candidatos ainda não têm muito repertório para elaborar um resumo de suas qualificações. Como estudantes à procura um estágio geralmente têm pouca ou nenhuma experiência profissional, atuar como voluntário em projetos de sua comunidade pode ser uma opção interessante.

Este tipo de trabalho pode mostrar ao recrutador ou até mesmo ao coordenador de estágios que você é uma pessoa proativa e consciente de sua responsabilidade social. Você ficaria surpreso com a quantidade de empregadores, em todas as áreas, que valorizam muito a experiência de voluntariado, especialmente porque muitas funções de voluntários se conectam com as funções dos profissionais.

Estudantes universitários

Os universitários podem inserir um tópico com o título “Objetivo Profissional” e formatar conforme o anúncio da vaga, ou até fazer um parágrafo destacando sua formação e alguns pontos fortes.

Se o estudante participou de atividades como empresa júnior, grêmio estudantil, bolsa cientifica ou intercâmbio de idiomas, essas experiências podem ser um ótimo complemento, especialmente se você trabalhou em posições de liderança como presidente, tesoureiro ou secretário.

O mesmo conselho dado aos estudantes de Ensino Médio vale para os universitários e recém-formados que, não possuindo experiência, devem considerar a inclusão de trabalhos voluntários no currículo, para ajudar a destacar habilidades e conquistas.

Incluir uma lista de 2 a 3 cursos relevantes também é uma boa ideia, uma vez que os empregadores gostam de contratar pessoas com conhecimentos atualizados, particularmente nos setores da tecnologia.

Profissionais

Quem já está no mercado de trabalho como funcionário efetivado ou procurando uma recolocação pode utilizar a formatação que une o objetivo profissional com o resumo das qualificações.

Descreva seu perfil de carreira e resuma sua experiência, destacando as principais coisas que deseja que o recrutador saiba sobre você. É possível utilizar uma lista com marcadores para facilitar a leitura ou escrever um parágrafo com no máximo 3 linhas.

Algumas dicas que farão diferença:

  • Se o anúncio de emprego requer um candidato que tenha capacidade comprovada, traga evidências que corroborem suas qualificações.
  • Se o anuncio é de uma vaga de gestão ou que exige habilidades de supervisão, treinamento e coaching de equipes, use frases com palavras-chave como liderança comprovada”, “negociações efetivas e outras relacionadas ao seu nicho.
  • Se este é um currículo para uma fase de transição e mudança de carreira, inclua detalhes que mostrem como sua experiência passada é relevante para o novo emprego.

Procure sempre pesquisar quais são as habilidades dos profissionais de sucesso e que são requisitadas pelas empresas. Liste e ressalte aquelas que você possui, com frases como “habilidades de comunicação” e “conclusão bem sucedida de projetos dentro do orçamento e no prazo”.

Busque  anúncios de vagas e currículos de profissionais que atuam no mesmo setor no qual você pretende ingressar. Depois, destaque as experiências, requisitos e cursos relevantes e use essas informações ao elaborar seu resumo.

Exemplos do que NÃO colocar no objetivo:

Confira exemplos de textos longos e genéricos, que não são indicados para incluir no seu currículo:

  • Contribuir para que meus conhecimentos possam trazer benefícios e crescimento para a empresa, aprimorando também minhas habilidades profissionais.
  • Busco colaborar em um ambiente de trabalho onde eu possa colocar em prática meus conhecimentos, em favor da instituição a qual viso integrar, focando sempre no crescimento da organização e no crescimento profissional.
  • Estou em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos. Também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento meu e da empresa.
  • Estou em busca de novos desafios profissionais, procurando uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento e gerando resultados, além de concretizar formas de possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para a empresa.
  • Contribuir com minhas habilidades em benefício desta renomada instituição, fazendo parte efetiva da equipe de colaboradores, tendo compromisso, respeito e fidelidade como funções principais.
  • O crescimento profissional é um dos meus objetivos primordiais dentro da empresa, exercendo a função a mim destinada, aplicando as normas de biossegurança e zelando pela saúde e integridade de todos os trabalhadores, bem como pelo crescimento em equipe.
  • Gostaria de fazer parte do quadro de funcionários dessa empresa, onde eu terei a possibilidade de obter um crescimento profissional de forma produtiva para o desenvolvimento dessa organização.
  • Busco sempre colaborar em um ambiente de trabalho onde possa colocar em prática meus conhecimentos, objetivando o benefício e o crescimento da organização e o crescimento profissional.

Exemplos para te inspirar a escrever um bom objetivo profissional

Confira alguns exemplos de descrição que destacam objetivos e habilidades. Observe que todos os textos indicam a função e área pretendida:

  • Tenho intenção de atuar como [descrever conforme anúncio da vaga], pois ampliarei ainda mais os conhecimentos obtidos durante minha formação em [descrever a que for relevante para a vaga].
  • Desejo atuar na área de [colocar área desejada] como [coloque aqui o cargo que deseja exercer, alinhado com o anúncio da vaga]. Minhas qualificações:responsabilidade, ótimo relacionamento e trabalho em equipe, perseverança, planejamento, disciplina, habilidade em rotinas administrativas e técnicas de segurança, saber ouvir.
  • Viso trabalhar na empresa como [função desejada], onde serei capaz de exercê-la através de minhas qualificações, obtidas em minha graduação em [descrever] e pela experiência profissional anterior.

Veja este exemplo que mistura objetivo profissional e resumo de qualificações e ainda menciona o nome da empresa contratante:

  • Um profissional dedicado com mais de [inserir numero] anos de experiência em [área que possui experiência de destaque]. Especialista em maximizar[descrever os resultados, por exemplo, “lucros”] através da [descrever habilidades e ferramentas que domina]. Agora, estou procurando contribuir com minha experiência, habilidades e conhecimentos para a equipe de  [setor] da [nome da empresa].

Se você é um estudante do Ensino Médio ou universitário, confira este modelo de objetivo profissional para vagas de estágio e/ou trainee:

  • Objetivo obter experiência [descrever carreira] por [habilidade conforme anúncio da vaga] e [responsabilidade conforme anúncio da vaga]. Enquanto estudo [meses ou prazo para formatura] para receber a graduação em [titulo que receberá] na [nome da faculdade/universidade], eu tenho interesse por [um objetivo ou propósito]. Minha [habilidade], [habilidade] e [habilidade] me tornam um candidato qualificado para esta posição.

Exemplo de objetivo profissional para recém-formados:

  • Graduado em [nome do curso] pela [nome faculdade/universidade]. Minha [habilidade 1 relevante para função], [habilidade 2] e [habilidade 3] foram fortalecidas em posições anteriores nos projetos [ descrever trabalhos voluntários ou acadêmicos]. Em minha última posição como [descrever], eu me destaquei no [realização 1] e fui reconhecido por minha contribuição de [realização 2].

Como utilizar o mesmo currículo para vários processos seletivos

Após ler todas estas dicas, ficou claro a importância de escolher cuidadosamente a formatação e as palavras-chave ideais na elaboração do seu CV?  São elas que irão se destacar quando o recrutador visualizar o cabeçalho do seu currículo, que deve ser revisado a cada candidatura.

Essa tarefa pode ser bastante cansativa, mas é uma etapa crucial para melhorar seu desempenho nos processos de seleção e aumentar as chances de você ser convocado para uma entrevista de emprego.

Porém, algumas vezes você não encontra anúncios de vagas para a sua posição, está fazendo uma transição de carreira ou apenas quer cadastrar seu currículo na empresa em que sonha trabalhar um dia.

Nestas situações, você não está interessado em focar em uma função particular. Logo, seu objetivo deve estar  descrito de forma mais ampla, especificando a área de atuação.

Por exemplo, na área de Publicidade e Propaganda, um jornalista pode atuar em uma posição específica de redator, revisor ou assessor. Para deixar claro ao departamento de recursos humanos que tem o perfil para todas estas funções, é preciso escrever que pretende atuar na área de comunicação e marketing da empresa.

Procure unir objetivo profissional e resumo de qualificações em um parágrafo que inclua os seguintes elementos:

  • Formação e educação;
  • Experiência com duas a três habilidades específicas do seu nicho de atuação, que podem ser uma especialização ou qualificação muito requerida no setor;
  • Seu desejo de contribuir em uma área descrita de forma mais ampla.

Exemplo de objetivo para vários processos seletivos

Confira como o modelo a seguir utiliza as dicas anteriores:

  • Possuo mais de [anos de experiência] em [área de atuação com maior experiência]. Especialista [nome do curso de pós-graduação] com graduação em [nome do curso]. Pretendo contribuir com minha experiência, habilidades e conhecimentos no [setor/área pretendida relacionada com seu perfil] da empresa.

Faça uma revisão antes de se inscrever em uma vaga de emprego

  • O currículo é o mais perfeito possível, sem erros de ortografia e gramática? Você revisou também o texto do e-mail e da carta de apresentação?
  • O design e formatação são atraentes, a leitura não é cansativa, e a aparência do currículo é adequada, considerando seu nível de carreira e resumo de experiências?
  • Seu histórico de trabalho está listado em ordem cronológica inversa (trabalho mais recente primeiro)? Todas as seções do currículo estão claramente identificadas com títulos destacados?
  • As informações são relevantes para as necessidades atuais do mercado de trabalho e estão alinhadas com o anúncio da vaga?

Aumente suas chances com estas dicas:

  • Pesquise sobre as empresas que estão contratando e outras do seu interesse. Leia colunas de jornais online sobre “negócios” e “empreendedores”, visite sites e entenda um pouco sobre os produtos e/ou serviços.
  • Invista na sua rede de contatos, com certeza há muito mais chances de ser notado e até de ser indicado para uma posição. Entre em contato com as pessoas que estudaram com você, ex-colegas ou profissionais da área nos fóruns do LinkedIn.
  • Utilize seu tempo vago em projetos voluntários. Isso pode parecer contraditório, já que procura uma forma remunerada de trabalho. Porém, voluntariado é um jeito de construir uma rede de contatos, desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe e fazer algo de bom para a sociedade.
  • Treine utilizando uma lista de perguntas típicas de entrevista de emprego. Tente formular perguntas e pratique as respostas em voz alta, melhor ainda se for com outra pessoa.
  • Organize suas candidaturas. Crie uma planilha com os detalhes de cada processo seletivo, incluindo a data de envio, o currículo usado e uma cópia do anúncio da vaga. Isso ajudará você a acompanhar seu progresso e a recuperar informações rapidamente se receber uma ligação telefônica.

Agora é o momento de colocar todas as sugestões em prática e investir em sua carreira. Assim, você mostrará aos recrutadores que é exatamente o tipo de pessoa que eles devem chamar para uma entrevista!

Sucesso! 🙂

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo