Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como colocar o objetivo profissional no currículo?

Como colocar o objetivo profissional no currículo?

Uma das maiores dificuldades das pessoas na hora de montar um currículo, é estabelecer o seu objetivo profissional. Pensando nisso, preparamos esse texto com algumas dicas de como colocar de maneira clara, o seu objetivo profissional no currículo. Confira!

Olá, leitor!

A pessoa, quando completa a maioridade, ou almeja trabalhar em uma empresa, como menor aprendiz, a partir de 14 anos. Sendo assim, ela necessita apresentar o seu histórico de vida profissional, bem como alguns dados pessoais; conhecido como Curriculum Vitae ou CV, apenas.

Esta é uma ferramenta de enorme importância para que a empresa que você deseja entrar como funcionário. Isso para que a empresa possa te conhecer um pouco antes de te contratar ou não.

O currículo é uma espécie de carta de apresentação para a empresa

objetivo-profissional-no-curriculo

Os profissionais brasileiros, em todas as categorias, têm se deparado com inúmeras dificuldades na busca de novas oportunidades de trabalho. Isso se deve ao fato de que o Brasil está passando por uma grave crise econômica, o que acaba fazendo com que a competição no mercado de trabalho se torne ainda mais acirrada.

Para superar este momento, é fundamental elaborar um currículo cuidadoso, e que apresente suas melhores habilidades para ocupar determinado cargo. E, para que isso seja possível, é necessário colocar qual setor ou cargo você gostaria de estar na empresa, de uma forma clara e objetiva, sendo esse tópico conhecido como objetivo profissional dentro de um CV. Vejamos alguns exemplos:

  • Objetivo Profissional: Recepcionista.
  • Possuo ampla experiência na área de recepção, porém tenho facilidade em adaptar-me ao setor que a empresa me dispor.

Nessas pequenas frases, nos exemplos acima, a empresa consegue compreender o objetivo profissional do candidato e, também, saber se ele não terá muitas dificuldades de adaptação ao trabalho designado ou então caso a empresa queira deslocá-lo para outro setor.

O que seria então o objetivo profissional exatamente?

A definição de seu objetivo profissional, tem por finalidade ajudar a empresa a entender suas expectativas pessoais e profissionais, ponderando se elas estão coerentes com o que a organização necessita e tem a ofertar.

Hoje, na maioria dos casos, não se faz necessário, colocar os benefícios que se deseja que a empresa ofereça, salvo, é claro, quando solicitado por ela. Isso vale, também, para a pretensão salarial. Uma boa dica é pesquisar, previamente, sobre a média do mercado e, se possível, sobre casos específicos dentro da empresa na qual se deseja ingressar.

Outro tópico importante é fazer um bom objetivo profissional para deixar claro as suas intenções de emprego.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Como destacar o objetivo do seu CV?

Isso é bem simples. Um Currículo Profissional deve conter, no máximo, duas páginas, para não cansar o selecionador, que analisará seu CV.

Coloque apenas os locais que já trabalhou, a área, o período e, se houver cursos, coloque também. Suas habilidades e aptidões serão de vital importância para determinar se o que você espera da empresa, é compatível com o que você tem a oferecer para a mesma. Lembre-se: seja claro e objetivo.

Caso essas informações possam ser usadas de forma favorável a você, também é de grande importância colocar suas realizações profissionais em ocupações anteriores. Que problemas a empresa ou o cliente estavam enfrentando, qual soluções você propôs ou implementou e como isso impactou, positivamente, a parte interessada.

Vale lembrar também que não se deve utilizar frases prontas. Recrutadores estão cansados de ver esse tipo de coisa. Isso será um demérito para seu currículo, pelo simples fato de que você passará a mensagem de que não se esforçou nem o mínimo necessário, para escrever um objetivo profissional com suas próprias palavras.

O Objetivo profissional é muito importante, sendo o terceiro ponto mais observado pelas empresas, atrás apenas da formação e das experiências.

Portanto, mesmo que você siga alguns exemplos de modelos de objetivo profissional, sempre o reescreva com as suas próprias palavras.

Exemplos de modelos de Objetivo Profissional para CVs

É muito importante ter vários modelos de objetivo profissional, para se te uma base de como elaborar o seu. Por isso, os exemplos abaixo de modelos de objetivo profissional devem servir, tão somente, como linhas guias, não copiados tais quais aqui apresentados:

1 – Busco colaborar em um ambiente de trabalho onde possa colocar em prática meus conhecimentos, em favor da instituição na qual viso integrar. Focando sempre o benefício e o crescimento da organização, bem como o crescimento profissional

2 РTenho inten̤̣o de atuar neste setor (setor escolhido), pois ampliarei ainda mais, os meus conhecimentos, desenvolvimento profissional e de vida. Sempre em harmonia com a qualidade do meu trabalho e a prepara̤̣o dos meus dias, para obter o sucesso esperado no ato da minha contrata̤̣o

3 – Estou em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos. Também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre eu e a empresa.

4 – Estou à procura de novos desafios profissionais, buscando uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um todo para com o trabalho e claro gerando resultados. Conseguir concretizar a forma de possibilitar este crescimento qualitativo e quantitativo para a empresa.

5 – Contribuir, com minhas habilidades em benefício desta renomada instituição, fazendo parte efetiva da equipe de colaboradores, tendo compromisso, respeito e fidelidade como funções principais.

6 – Estou enviando este currículo a fim de concorrer a uma vaga disponível em sua empresa, na área de (colocar área desejada), atuando como (coloque aqui o cargo que deseja exercer). Minhas qualificações: auto exigência, responsabilidade, ótimo relacionamento, trabalho em equipe, perseverança, planejamento, disciplina, habilidade em rotinas administrativas e técnicas de segurança, saber ouvir.

7 – O crescimento profissional é um dos meus objetivos primordiais dentro da empresa, exercendo a função a mim destinada, aplicando as normas de biossegurança e zelando pela saúde, integridade e segurança de todos os trabalhadores, bem como o crescimento em equipe.

8 – Gostaria de fazer parte do quadro de funcionários dessa empresa, onde eu terei a possibilidade de obter um crescimento profissional, de forma produtiva para o grande desenvolvimento dessa organização.

9 – Busco sempre colaborar, em um ambiente de trabalho, onde possa colocar em prática os meus conhecimentos, em favor da instituição na qual viso integrar, objetivando sempre o benefício e o crescimento da organização, como um todo, e o crescimento profissional.

10 РViso trabalhar na empresa como a fun̤̣o (fun̤̣o desejada), onde serei capaz de exerc̻-la, atrav̩s de minhas qualifica̵̤es, obtidas em minha gradua̤̣o e em determinado tempo de experi̻ncia profissional anterior.

Longos textos não devem ser usados como objetivo profissional, pois eles cansam e tiram a atenção do selecionador, fazendo com que ele desinteresse se pelo seu CV.

Adicionais para seu currículo profissional

Um currículo escrito de forma clara e correta, com o objetivo profissional bem definido e contendo apenas as informações necessárias para a sua admissão, garantirá que você saia na frente dos outros candidatos.

As técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional de coaching, também podem ser grandes aliadas, lhe fornecendo um suporte nesse momento decisivo da sua carreira.

Também, sempre que puder, faça cursos para aprimorar o conhecimento da área em que trabalha ou trabalhou. Pois isso aumenta a visibilidade de seu Currículo Profissional para a empresa, fazendo com que você seja um profissional requisitado para o mercado de trabalho.

Somado tudo isso a um objetivo profissional bem elaborada, claro e objetivo, com certeza suas chances de contratação aumentarão exponencialmente.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo