Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Como Causar uma Boa Impressão em um Novo Emprego

Como Causar uma Boa Impressão em um Novo Emprego

Olá leitores, tudo bem?

Quando você termina a faculdade, ou em alguns casos até mesmo o ensino médio, chega uma hora importante, arrumar um emprego e entrar no mercado de trabalho. Infelizmente, existe uma grande taxa de pessoas que falham no primeiro emprego.

Caso você tenha começado o seu novo emprego e quer causar uma excelente impressão, existe algumas dicas importantes que você pode seguir.

Seja mais profissional do que os outros

Quando você entra em um novo emprego, é muito comum ver outros funcionários mais velhos que chegam um pouquinho mais tarde, dão uma esticadinha no horário do almoço, não se adequa ao código de vestuário da empresa e conversa com o chefe de uma forma mais informal.

Essas atitudes podem te dar a impressão de que a empresa é mais relaxada do que ela realmente é.

Não siga esses exemplos. Isso não quer dizer que eles são maus funcionários, mas são mais antigos, já tem mais amizade com o chefe, ou então possuem qualidades que são muito valorizadas pelo chefe e não podem ser substituídas.

Até que você também seja reconhecido dessa maneira, sempre mantenha a atitude a mais profissional possível:

  • Vista-se adequadamente. Caso a empresa tenha um código de vestuário, siga-o a risca.
  • Chegue mais cedo. Tente chegar sempre mais cedo do que o seu horário, 10 minutos antes do horário é o ideal. Tente usar esses minutos extras para organizar o seu local de trabalho.
  • Tente manter interações sociais no mínimo possível. Tente não ficar fazendo piadas e conversando muito com os colegas de trabalho, nada de errado com um pouco de interação, mas não abuse.
  • Não exagere nas pausas. Sempre volte dos intervalos na hora correta.

Se você manter essas atitudes profissionais é mais provável que o seu chefe queira te manter por perto, além de talvez te promover.

Trate o seu primeiro mês como uma entrevista de emprego

Empregadores querem se livrar de maus empregados o mais rápido possível, portanto muitas demissões são realizadas durante o primeiro mês de um funcionário.

Se você não estiver valendo o seu peso em ouro é possível que o empregador não espere mais de um mês para ver um “aumento de desempenho”.

Por isso é importante entender que não é moleza depois de ser contratado. É preciso tratar o seu primeiro mês de emprego como uma entrevista, onde tudo o que você faz é para agradar o entrevistador.

Siga esse conselho e logo você será reconhecido e quem sabe garantir uma longevidade maior dentro da empresa.

Tome iniciativa sobre as suas fraquezas

Todo novo funcionário irá enfrentar uma curva de aprendizado. Essa curva é ainda mais difícil para quem acabou de se formar e nunca teve uma carreira profissional antes.

Bons chefes entendem que leva um tempo para um funcionário pegar o jeito das coisas. Eles sabem que você não vai saber tudo e fazer tudo corretamente em apenas algumas semanas. Porém, você precisa ser proativo em relação a suas fraquezas.

Muitos empregados novos aparentam ser muito mais experientes do que eles realmente são. Isso acontece porque eles tentam mascarar falta de experiência com confiança demais.

Entenda, não é proibido dizer “Eu não sei” ou “Eu preciso de ajuda”, fingir que sabe de tudo e tentar resolver sozinhos pode não funcionar e não vai enganar ninguém.

Seja ativo sobre as suas dificuldades, se você não sabe fazer algo, peça ajuda, pergunte ao seu supervisor/chefe como uma tarefa deve ser feita.

Um bom chefe não irá te olhar com inferioridade em relação a isso, na verdade ele irá apreciar que você sabe reconhecer suas dificuldades e que está motivado a melhorar o seu desempenho.

O que vocês acharam dessas importantes dicas, leitores?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo