Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Como buscar e conseguir uma bolsa de estudo para graduação

Como buscar e conseguir uma bolsa de estudo para graduação

Olá, leitor!

Hoje preparamos um guia para você economizar tempo nas suas buscas para conseguir uma bolsa de estudo para graduação.

Muitos estudantes passam horas na internet pesquisando por bolsas de estudos e até se perdem em ofertas falsas.

Para evitar que você perca seu tempo e dinheiro, selecionamos as melhores dicas para encontrar bolsas de estudo para graduação e fazer o curso dos seus sonhos. Confira!

O que é uma bolsa de estudo para graduação?

bolsa_de_estudo_para_graduacao_bolsa_de_estudo_para_faculdade_mais_bolsa_quero_bolsa_bolsa_faculdade_gratuita_ganhar_bolsa_estudos_governo_bolsas_de_estudo_100_bolsa_de_estudos_bolsa_de_estudo_prouni_P

É importante que você entenda o que é uma bolsa de estudo para graduação. Há muitos estudantes que confundem os diferentes tipos de bolsas de estudo e também os programas de financiamento estudantil.

Uma bolsa de estudo para graduação é um recurso financeiro para pagar mensalidades do seu curso de ensino superior patrocinado por uma instituição pública (como governo federal) ou uma instituição particular. Há pelo menos dois tipos de bolsas de estudo para graduação:

  • Bolsa de estudo 100%: são as bolsas de estudo para graduação que pagam 100% das mensalidades;
  • Bolsa de estudo parcial: a instituição oferece um desconto parcial do valor da mensalidade, que pode variar, por exemplo, de 30%, 50%, 80%. Neste caso o estudante precisa pagar o valor restante;
  • Bolsas de auxilio estudantil: estas bolsas não pagam a mensalidade do curso de graduação, mas a instituição oferece uma ajuda de custo, com uma quantia para pagar materiais, transporte, moradia estudantil etc.

Como conseguir uma bolsa de estudo para graduação

1 – Pesquise por uma bolsa de estudo de graduação na sua cidade ou estado

Muitas instituições privadas oferecem bolsas de estudo, alguns clubes, organizações não governamentais, pequenas e grandes empresas.

Estas bolsas geralmente são pouco divulgadas, então é necessário que você tenha iniciativa e procure as oportunidades de conseguir uma bolsa de estudos para faculdade em uma destas instituições.

Há programas de incentivos promovidos por empresas privadas para seus funcionários, com bolsa de estudos que podem ser de até 100% do valor da mensalidade da faculdade. Por isso pesquise antes e confira quais são as regras para participar desses programas.

Já compartilhamos várias dicas de instituições que oferecem bolsas de estudo para faculdade aqui no Canal do Ensino, você pode conferir pelo menos 7 instituições de ensino do Brasil com bolsas de estudo integral.

2 – Pesquise por bolsas de graduação em faculdades privadas

Pesquise nos sites das faculdades da sua cidade os benefícios concedidos para estudantes e quais são os requisitos para participar dos programas de concessão de bolsas.

Muitas faculdades particulares oferecem bolsas de estudo por mérito, isto é, por meio da seleção de candidatos avaliando o desempenho em provas ou currículo acadêmico.

Há também faculdades que mantêm programas com objetivos sociais e oferecem bolsas de estudos para alunos que são carentes financeiramente.

Você pode encontrar uma bolsa de estudo para graduação no portal da faculdade que pretende estudar e também pessoalmente visitando o campus dessa faculdade para se informar sobre regras, prazos de inscrição, documentos exigidos, necessidade de fazer exames e testes etc.

3 – Pesquise por bolsas de estudo em sites especializados

Atualmente há vários sites que são especializados em negociar bolsas de graduação no país com faculdades privadas. Confira alguns:

  • Quero bolsa: é um site de bolsas de estudo que tem parceria com mais de mil faculdades e oferece bolsas em cursos que geralmente tem vagas sobrando. Para participar é preciso se inscrever no site Quero Bolsas e se informar também sobre as regras. É importante ter o cuidado de conferir as regras das faculdades parceiras, pois além de se inscrever no site para conseguir uma bolsa, a faculdade pode exigir comprovação de pontuação no ENEM e inscrição no vestibular da instituição.
  • Portal Bolsas de Estudo: o site oferece até 80% de desconto na mensalidade de várias faculdades parceiras. É uma ótima oportunidade para você conseguir uma bolsa de estudo, mesmo que seja parcial vale muito a pena. Para isso é necessário realizar o cadastro no site Portal Bolsas de Estudos, pagar o boleto de pré-matricula e depois efetivar a matrícula pessoalmente na faculdade escolhida com o cupom de desconto que conseguiu.
  • Educa mais Brasil: no site Educa mais Brasil você pode pesquisar por vagas em cursos de graduação e conseguir uma bolsa de até 70% do valor da mensalidade numa faculdade parceira do site. Depois que encontrar a vaga é necessário fazer a pré-matrícula, realizar o pagamento, fazer a prova da faculdade escolhida e em seguida a matrícula definitiva.

4 – Candidate-se para conseguir uma bolsa de estudo numa faculdade filantrópica

As faculdades filantrópicas são universidades comunitárias que atendem a comunidade e seguem alguma ideologia específica, algumas, por exemplo, são ligadas à instituições religiosas cristãs (protestantes e/católicas).

Como essas faculdades não possuem objetivos lucrativos o governo as beneficiam com isenções fiscais, essa economia é voltada para ações sociais, e muitas delas optam por oferecer bolsas de estudos de graduação para atender estudantes com financiamento da mensalidade e também com assistência de bolsa auxílio moradia entre outros benefícios.

Confira aqui no Canal do Ensino um artigo completo para saber como conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade filantrópica.

5 – Candidate-se à bolsas de estudo de graduação fornecidas pelo governo federal

Uma opção para conseguir uma bolsa estudos para graduação é se candidatar no site do ProUni. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um programa do Governo Federal que beneficia estudantes de todo país que não possuem renda suficiente para financiar seus estudos.

Para participar é necessário ter feito o ENEM e ter conseguido um bom desempenho na prova, e também atender alguns critérios sócio-econômicos.  Você pode se candidatar duas vezes ao ano, explicamos todos os passos e como se conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni aqui.

6 – Pesquise por bolsas de estudo de graduação no exterior

Se você pretende estudar fora do país há muitas oportunidades de bolsas de estudos que podem ser de até 100%. O governo federal financia vários programas para estudantes universitários de instituições publicas e privadas.

Já compartilhamos muitas dicas de como você pode conseguir uma bolsa de estudos de graduação para estudar em outro país ou até fazer um programa tipo sanduíche.

Descubra os melhores meios para conseguir bolsa de estudo no exterior e o infográfico que compartilhamos aqui no Canal do Ensino.

8 – Prepara-se e aprenda sobre educação financeira

Esse é um tema que muitos estudantes na fase pré-vestibular nem pensam em aprender, afinal não está na lista para a prova do ENEM e nem na listagem dos grandes vestibulares do país.

Porém saber como lidar com as suas finanças e como lidar com dinheiro é uma habilidade útil para toda a vida e é importantíssimo que você a desenvolva o quanto antes.

Ao aprender sobre como fazer um orçamento pessoal ou como conseguir economizar para fazer uma faculdade você irá desenvolver muitas outras qualidades, como inteligência emocional e autocontrole. Habilidades essenciais para lidar com pessoas e também para participar de processos seletivos concorridos como exames para bolsas de estudos de faculdades.

Então invista em sua educação financeira, pois isso te ajudará a pagar suas contas e despesas de viagem, refeições, livros, seguro de saúde, telefonemas e diversão durante sua vida na universidade.

Mesmo que consiga uma bolsa de estudo para graduação que seja de 100% estas despesas não serão cobertas, e será muito útil você saber como lidar com seu dinheiro para controlar esses gastos.

Confira esse artigo aqui do Canal do Ensino com 15 sites para aprender educação financeira.

8 – Faça um plano de estudos para o ENEM e vestibular

Pode parecer obvio, mas é importante que você invista seu tempo para organizar um plano de estudos para o ENEM e aos principais conteúdos dos vestibulares do país, já que a maioria das faculdades exige a nota do ENEM como critério para participar de processos de concessão de bolsa de estudos.

Há ainda faculdades que concedem bolsas de estudos por mérito e você precisa estar bem preparado para o vestibular!

Mantenha sua motivação e siga em frente para conseguir sua bolsa de estudos para faculdade.

Confira também tudo sobre: Bolsa de estudo em curso técnico

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo