Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » Como buscar a determinação nos estudos em vestibulares

Como buscar a determinação nos estudos em vestibulares

Olá, estudantes!

Vestibular é uma palavra que não sai da cabeça de muitos estudantes e que pode ser o “terror” para algumas pessoas. A concorrência é grande, as exigências de classificação são altíssimas e, por isso, é preciso estudar muito e com bastante antecedência.

Para muita gente, só pensar nos estudos já causa desânimo, seja por dificuldades de aprendizado em alguma disciplina, seja pela rotina, etc. Conheça abaixo algumas dicas que podem te ajudar a ter mais determinação para passar nos vestibulares:

Trace objetivos

Qualquer coisa que fazemos apenas por fazer ou por obrigação acaba sendo mais difícil. Com o vestibular não é diferente. Por si só, a concorrência e os critérios de seleção já fazem dos vestibulares etapas extremamente difíceis para muitos estudantes e, a depender do curso e universidade, o esforço é dobrado.

Se você trabalha e estuda, fica ainda mais complicado. Por isso, sem um objetivo definido, estudar para passar no vestibular acaba se tornando uma tarefa quase que homérica! Trace objetivos de carreira: Por que você deseja passar nesse curso? Como você se imagina exercendo a profissão depois de graduado?

Organize seus planos de estudos

Em qualquer plano traçado em nossa vida, quando organizamos, tudo fica muito mais acessível e possível de se alcançar. Se possível, escreva em um caderno ou mural uma linha de etapas de estudos; estime datas e períodos para que você consiga visualizar seus esforços em um plano maior e se localizar em meio a todos esses planos.

Vestibular é só a primeira etapa de todo um processo de formação e exercício de carreira e, por isso, para ter determinação, é preciso que você consiga visualizar todas as fases desses processos que culminará no seu sucesso profissional. Da mesma forma como os planos, organize também os seus estudos: faça um cronograma de tempo, matérias, atividades de estudos com dias e horários definidos.

Mantenha uma rotina

Um dos maiores motivadores é a certeza do compromisso pessoal. Se você tiver certeza de que deu tudo o que pôde, que se dedicou ao máximo, arrependimentos não virão e todos os esforços valerão mais ainda a pena. Por isso, além de organizar um cronograma de estudos, tenha compromisso com os próprios planos e mantenha uma rotina. Isso faz parte de colocar o vestibular como uma prioridade nesse momento de vida; uma prioridade para alcançar um objetivo maior.

Muitas vezes acabamos cedendo nossa rotina de estudos para outras atividades e, sem perceber, elas vão tomando conta de todo o tempo e todas as energias que dedicaríamos nos estudos. Não deixe que as outras coisas te distraiam do seu objetivo maior, que é passar no vestibular.

Diversifique suas fontes de estudo

homem-em-cima-de-livros-observando

Nada há nada mais cansativo do que passar todos os dias fazendo as mesmas coisas. Como uma rotina de estudos faz completamente parte de seu cotidiano, faça desses momentos algo prazeroso e mais rico em aprendizado.

Diversifique seus estudos; um dia você fica na teoria, outro você pode simular uma prova de vestibular. Separe um dia para escrever sobre temas da atualidade, que potencialmente serão temas de redação; assista videoaulas; misture matérias diferentes. São diversas as opções de estudos que você pode explorar. Aproveite-se de todas.

Peça ajuda

Todos temos dificuldades em uma área ou outra. Não deixe que as suas sejam um empecilho aos estudos. Compartilhe com outras pessoas seus estudos, peça ajuda em temas que tem maior dificuldade.

Se for possível, matricule-se em um curso preparatório ou faça aulas com um tutor. É enriquecedor dividir essas experiências com outras pessoas, além do que a companhia, o apoio e a própria experiência de outras pessoas podem servir como grandes motivadores e nos ajudar a ter mais determinação nos estudos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo