Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Como as universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho

Como as universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho

 Olá,

A crise tem atrapalhado muitos jovens, eles têm feito uma faculdade, se formam e não conseguem emprego na área de atuação. Por esse motivo começam a trabalhar em outros lugares que muitas vezes não tem relação nenhuma com sua área de formação. Mas é possível evitar isso, muitas universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho, veja como! 

Durante a época da faculdade os estudantes devem fazer estágio. Essa é a primeira dica de como as universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho, se elas exigem os alunos se veem obrigados a cumprir.

Na grade curricular no aluno ele não pode ter apenas as aulas que são oferecidas pela faculdade, é necessário ter mais. Em muitas universidades o estágio é obrigatório e se a pessoa não faz ela não consegue se formar. O estágio pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso você precisa fazer.

Além do estágio as universidades também devem cobrar outros cursos de especialização, isso vai ajudar o aluno de diversas formas. Um estudante que tem um curso de inglês, por exemplo, consegue se destacar no mercado de trabalho. Essas são dicas simples de como as universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas existem outras, confira:

1 – Organizar feiras

Uma universidade pode organizar feiras para atrair as empresas a conhecer seus alunos e possíveis funcionários. Levar as empresas até os alunos é uma forma interessante de como as universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho. As feiras podem ser organizadas por grandes empresas, elas podem divulgar o trabalho e oferecer programa de estágio.

2 – Incentivar o trabalho em equipe

Muitas escolas deixam de lado o trabalho em grupo, mas é papel da faculdade ajudar os alunos. Uma pessoa que consegue lidar bem com os colegas em um trabalho em equipe será um profissional muito mais capacitado. É importante saber que na área de trabalho você vai precisar lidar com diversas pessoas e até mesmo com o público, por isso desenvolver essa área é importante. Os trabalhos em grupo vão ajudar muito e pode ter certeza que o aluno estará bem mais preparado.

3 – Oferecer orientação profissional

O estudante já escolheu sua profissão, mas a orientação profissional não é apenas para essa área. Nessa orientação o aluno pode descobrir qual área do trabalho vai preferir, por exemplo e o estudante pode atuar em diferentes áreas como,  promotor, juiz, delegado, professor e muitos outros.

Nessa orientação profissional o estudante também pode aprender como se portar em uma entrevista e o que fazer para se destacar mais que os concorrentes da vaga. A orientação profissional é bastante ampla e pode ser trabalhada de diversas formas.

4 – Incentivar a independência

Muitas vezes o estudante fica dependente do professor, ele acha que não vai conseguir fazer algo sozinho. Outras vezes ele é dependente do colega, mas é função da universidade incentivar a independência do aluno. Eles podem fazer isso de diversas formas, tanto pedindo um trabalho individual, como oferecendo formas de trabalho mais independente como a monitoria.

As universidades podem preparar os estudantes para o mercado de trabalho e devem fazer isso. Se na sua faculdade nada do que falamos é feito, mostre esse artigo e peça que eles ajudem os alunos. As universidades devem preparar seus alunos para o mercado de trabalho, uma outra opção são os programas de fidelidade com empresas, a universidade pode mandar seus alunos e a empresa contratar apenas os estudantes daquela universidade.

Isso é muito comum em países como os Estados Unidos e é uma forma de ajudar os alunos a entrarem no mercado de trabalho. Depois que conseguir sua vaga é só mostrar comprometimento e conhecimento na área que irá longe. Se tiver alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco que podemos te ajudar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo